Apps

[profissões] Como um Produtor de Vídeos pode utilizar melhor seu iPad? Dicas e Aplicativos!

produtores
Escrito por André Darugna

Ok, o iPad não vai substituir suas câmeras profissionais, suas ilhas de edição nem nada parecido. Mas se você é um produtor independente que possui uma boa idéia e um sonho, pode começar pois seu iPad vai lhe ajudar em tudo o que você precisa, com sua câmera HD e belíssimos aplicativos para edição, você como produtor independente poderá conquistar milhões de espectadores no YouTube graças aos vídeos que poderá criar.

Mas se você é um profissional e chegou até aqui, não pense que deixei você de lado, incluí nesta lista aplicativos para realizar storyboards, fazer anotações, scripts, encontrar a direção do sol (importantíssimo para programar cenas), e muito mais, acompanhe a lista que preparei para vocês produtores de vídeo (independentes ou profissionais).

Aplicativos para Produtores de Vídeo:

iMovie
iMovie (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Estilo de vida
Preço: USD 4.99
Crie lindos filmes de Alta Definição (HD) em qualquer lugar com o iMovie, o aplicativo de criação de filmes rápido e divertido que coloca na ponta de seus dedos tudo que você precisa para contar a sua história. Busque e reproduza projetos na visualização Marquise. Crie trailers ao estilo de Hollywood ou sofisticados vídeos caseiros em questão de minutos. Após finalizar seus projetos, compartilhe-os com todo mundo diretamente do iMovie.

* Descrição da App Store

Movie Looks HD
Movie Looks HD (AppStore Link) Desenvolvedor: Red Giant Software
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Entretenimento
Preço: USD 1.99
Com este aplicativo você poderá aplicar diversos (mais de 40) efeitos de cores em suas capturas. Ele permitirá que os vídeos tenham um aspecto muito mais profissional, inspirado nos grandes sucessos de Hollywood. Acrescente calor e carácter os seus filmes, cores vivas, glamourosas, evocativas e até mesmo detalhes bacanas como as barras pretas de Widescreen. Pode-se resumir o aplicativo como sendo o Instagram dos vídeos, sempre terá um efeito para deixar a captura mais interessante.

ScriptWrite
ScriptWrite (AppStore Link) Desenvolvedor: ANSWER APPS LLC
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: USD 4.99
O ScriptWrite é o aplicativo de texto especial para roteiros, com um App pensado para roteiristas sua tarefa se tornará ainda mais simplificada. Escrever um roteiro inteiro ou uma cena rápida em movimento, será muito mais fácil graças à interface do aplicativo. A Barra de Ferramentas ScriptWrite lhe dá tudo que você precisa, bem onde você precisa, sem ocupar o seu espaço criativo. É perfeito para os roteiristas experientes, ou aqueles novos para o ofício!

* Descrição da App Store

Index Card
Index Card (AppStore Link) Desenvolvedor: DenVog, LLC
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: USD 4.99
Index Card é um app de painel de cortiça que facilita capturar, organizar e compilar suas ideias. Seja você um autor, roteirista ou pesquisador acadêmico, Index Card pode ajudá-lo a ser um escritor mais eficiente e organizado. Baixe Index Card e descubra por que milhares de usuários iPad já estão usando.

* Descrição da App Store

Storyboards Premium
Storyboards Premium (AppStore Link) Desenvolvedor: Tamajii Inc
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Entretenimento
Preço: USD 14.99
Sua criatividade não pode esperar, os storyboards permitem que você possa visualizar aquela cena antes mesmo da filmagem, agora, com o iPad tudo ficou ainda mais fácil pois você não precisa mais ter habilidade para o desenho! Este aplicativo possui centenas de personagens e adereços para que você consiga rapidamente compor as cenas de seu próximo filme, tudo numa interface intuitiva e rica em recursos.

* Descrição da App Store

MovieSlate® (Clapperboard & Shot Log)
MovieSlate® (Clapperboard & Shot Log) (AppStore Link) Desenvolvedor: PureBlend Software
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Produtividade
Preço: USD 29.99
Uma conveniente claquete digital repleta de recursos, o investimento é irrisório se comparado a uma claquete convencional, não deixe de experimentar.

Time Lapse HD
Time Lapse HD (AppStore Link) Desenvolvedor: CATEATER, LLC
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Utilidades
Preço: USD 0.99
Crie vídeos de lapso temporal HD 16:9 de aspecto impressionante instantaneamente no seu aparelho. Não precisa de computador e nem de tempo de espera. Reprodução instantânea. Crie filmes fantásticos para os seus amigos assistirem ou compartilhe-os com o mundo no Youtube,Facebook e Co. Use iMovie para adicionar temas, títulos e transições direto do seu aparelho.

* Descrição da App Store

TiltShift Video - Miniature effect for movies and photos
TiltShift Video - Miniature effect for movies and photos (AppStore Link) Desenvolvedor: Fidel Lainez
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Entretenimento
Preço: USD 4.99
Até hoje produzir um vídeo com estilo “tilt-shift” exigir um investimento muito alto em lentes para sua DSLR, ou até mesmo um software de edição de vídeo profissional e simular o efeito. Mas agora, tudo ficou mais fácil, você somente precisa deste fabuloso aplicativo para iPad.

Sun Seeker: 3D Augmented Reality Viewer
Sun Seeker: 3D Augmented Reality Viewer (AppStore Link) Desenvolvedor: Ajnaware Pty Ltd
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Navegação › Foto e vídeo
Preço: USD 6.99
Saber por onde o sol passará durante o curso do dia é muito importante para um produtor de vídeo aproveitar melhor a luz solar e poder capturar as cenas na hora correta, com este aplicativo você conseguirá descobrir exatamente o caminho do sol, graças à um mapa solar e também a função de realidade aumentada, que lhe mostra usando a câmera do iPad onde o sol passará no local da filmagem.

Things for iPad
Things for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Cultured Code GmbH & Co. KG
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 19.99
Não perca nenhuma tarefa de vista, investir em organização não é um mal negócio. O Things é excelente para lhe dar a pauta de tudo o que deve fazer no dia-a-dia. Seja local equipamentos, verificar detalhes de cena, etc. Esteja certo de que nenhum outro aplicativo de organização supera o Things, se você é profissional certamente exigirá um recurso à altura.

Scripted
Scripted (AppStore Link) Desenvolvedor: The Appstillery Ltd.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Referência › Produtividade
Preço: Grátis
O melhor repositório de inspiração para roteiristas e produtores, sempre quis ver como seu filme favorito começou a vida? Sempre quis ver como um filme muda a partir do script para a tela? Se você é um veterano da indústria, um roteirista novato, ou simplesmente um interessado ??em aprender sobre filmes, este é o aplicativo para você e seu iPad!

* Descrição da App Store

Como um Produtor de Vídeo pode aproveitar melhor seu iPad?

Os produtores de vídeo, principalmente os independentes que estão em busca de lançar seu primeiro curta ou que desejam se aventurar a produzir um filme totalmente produzido com um dispositivo móvel, possuem uma bela ferramenta para planejar suas cenas, escrever seus scripts, produzir um storyboard e também claro, filmar com qualidade HD.

Sugiro que para a pré-produção você se organize com o Things (ou o Lembretes), faça sua lista de afazeres, de tudo o que tem que encontrar, comprar, ou até mesmo locar antes de sair para realizar alguma filmagem.

É evidente que um Produtor de Vídeo Profissional não poderá utilizar seu iPad para suas filmagens, mas é até charmoso para um iniciante divulgar um trabalho interamente produzido no iPad. O iMovie não deve ser subestimado, ele possibilita edições bastante bem terminadas, tudo o que um iniciante precisa sem investir pesado em Softwares como Final Cut ou similares em um Mac.

Outros aplicativos bastante úteis a se destacar são o Sun Seeker, que permite via realidade aumentada descobrir o percurso do sol naquela locação, ou seja, você pode planejar a cena aproveitando exatamente a luz solar que deseja.

Não deixe de utilizar o Storyboards Premium, um belíssimo aplicativo para pré-produção e referência durante as gravações.

Inclui na lista do aplicativo Scriped, que nada mais é do que a porta de entrada para quem está pensando em escrever roteiros, através dele você tem acesso aos roteiros de diversos filmes famosos, nada melhor do que aprender com os grandes de Hollywood.

No mais, aproveite todo o potencial que seu iPad lhe oferece para estar em contato com o mundo via internet, use o Mail para falar com seus contatos e fornecedores, utilize o Safari para buscar serviços, e também use muito muito o YouTube para inspiração, existem milhares de vídeos que podem lhe ser de utilidade.

Estas são minhas dicas para vocês produtores de vídeo, mas se você é profissional e utiliza seu iPad, tem experiência e deseja compartilhar conosco, por favor, use o espaço dos comentários. Eu e todos os seus companheiros de profissão ficaremos muito agradecidos.

Um abraço, até já!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

30 comentários

  • No sei se você conhece André… Mas o Pinnacle Studio é um ótimo app.. Disputa de igual pra igual com o iMovie, é a minha colaboração… Sempre acompanho seu blog.. E essa serie foi perfeita! Sou estudante. Arquitetura e editor de vídeo… E me ajudou bastante… Obrigado.

  • Valeu André,

    Material muito bom. E aproveitei bem no meu trabalho com videos…

    Prabéns, e não dê ouvidos a esses frustrados q falam bobagem no seu portal… Abç

  • Gostaria muito de ajuda com iMovie. Queria passar vídeos que já não estão no iPad para editar no iMovie. Já tentei de tudo. Colocar os vídeos dentro do App iMovie e nada abro ele e ele não enxerga os vídeos. Coloco dentro do App vídeos e nada também. Os vídeos foram filmados através de um iPhone portanto não acredito ser incompatibilidade. Obrigado desde já pela ajuda.

  • Gostaria de sincronizar o Bluetooth com outros aparelhos para envio de música e recebimento de música e outros serviços para o meu iPad 3

  • Olá andre, não é por nada, mas vocês podiam variar os posts né? Sei lá, passar algum app que não seja especifico pra uma área só. Adoro o seu trabalho, mas sinceramente, não tem uma dica de app, grátis ou interessante para comprar.
    Desculpa, mas acho que é isso. Obrigada.

    • Olá Mariana, tudo bem?
      Variar em qual sentido? Se você acompanhar o blog saberá que estou de férias. Propus um mês especial para profissionais. Blog meu, escolha minha.
      Sei do que estou fazendo, sei que há uma carência em relação à informações de como utilizar o iPad no âmbito profissional.

      Estou de férias, todos estes posts foram programados em dezembro.
      Você não tira férias? Se não tira eu sinto muito…

      Dia 1º de fevereiro acabam minhas férias, o blog volta a ter os conteúdos variados como sempre.
      Se você tivesse acompanhado a série desde o início saberia da proposta.

      Até já.

  • Adorei as dicas, aliás sao sempre muito bem vindas, ja adquiri varios APPs e todos muito úteis, nao arrempedi de ter comprado nenhum deles. Qto ao artigo, tenho algumas dúvidas. Antes do IPAD brincava de produzir vídeos no MovieMaker. O iMovie é parecido? Tenho o IPAD1, posso utilizar algum desses aplicativos mesmo sem a câmera? Desde já agradeço sua costumeira atenção.

  • Comprei o iMovie mas estou com dificuldades, pois os vídeos que gravei já tirei do iPad e ao retorna-los eles vão para o App vídeos e o iMovie não encontra os vídeos lá. Ou seja só consigo editar os vídeos do rolo da câmera!

  • Fala André, belo post.
    Seguinte, conhece algum app de vídeo que faça o DOWNLOAD do filme e (atenção agora hehehe) PERMITA QUE SEJA SALVO NA MEMÓRIA DO IPAD?

    Conheço vários app que fazem o download, porem, todos eles deixam salvo no proprio app.

    No aguardo, abraços!

    • Olá Luiz, tudo bem? Obrigado.
      Isto é técnicamente impossível, são restrições do sistema mesmo. Não tem como “enviar para o vídeos”, ou como você disse “salvar na memória”.

      Ele fica sempre onde você baixou.
      Um abraço.

  • Boa tarde André,

    parabéns pelos posts sobre uso do iPad em diferentes profissões. Verifico todos pois sempre há um app ou outro que possa me interessar.

    Continue com o seu trabalho, é excelente.

    Um abraço.

    Att.
    Filipe César

  • Gosto muito da sua serie sobre profissões, acompanho o blog desde o começo de 2012 e gostaria que você continuasse a postar coisas sobre jogos, fiz excelentes compras e downloads com suas dicas, espero que continue postando além das profissões algumas matérias sobre jogos. Obrigado.

    • Olá João, tudo bem?
      A série de profissões acaba dia 31 de janeiro, quando terminam minhas férias. Ela foi programada já em dezembro, eu como todo trabalhador mereço um descanso, sem embargo preocupado com o público e atendendo à ‘zilhões’ de pedidos de como utilizar o iPad no trabalho decidi escrever uma série dedicada à isso.

      Dia 1º de fevereiro o blog retorna com os conteúdos variados de sempre.

      Até já.

  • Da até vontade de ser cineasta!!!!!
    Vou vaixar alguns apps pra fazer uns testes e postar depois!!
    Valeu André!

    • Cada pessoa idiota nesse mundo. Nem para se identificar…
      O cara toma o tempo dele para escrever uma série TOTALMENTE ÚTIL para profissionais e vem um retardado aqui dizer que “quer coisas úteis”.

      Seja homem (ou mulher) dê as caras e deixe de encher o saco.

      Força Andre, o mundo precisa de muito mais pessoas como você e muito menos babacas como este.

    • Estou com o Pablo tem gente que precisa de um “simancol” de vez em quando. Isso não poderia ser um tipo de TROLL? Dá bola não meu caro, seu trabalho é excelente.

  • Quero saber a sua opinião, o Iphone 5 já não é exageradamente superior ao GALAXY III, com o lançamento do Sansung IV para Março, com 4 G compatível com o Brasil, carregamento sem fio, detre outras novidades que deve apresentar, além de uma melhor parceria com o Google e melhor compreensão do Português, adquirir, agora, o recém chegado IPHONE V, não pode ser um tiro no pé como quem adquiriu o NEW IPAD, vindo pouco depois o IPAD IV? Será que a Sansung, confirmada a expectativa, já liderando o mercado de Smartphones, mais de cem milhões, não tende a disparar em relação ao Iphone, e ainda assim ter melhores preços. Será que a Apple, sem a cabeça de Jobs não se perdeu por completo? Queria sua opinião. Meu sonho era o Iphone 5, seria um investimento grande para mim, mas parece mais coerente aguardar o novo Smartphone da Sansung. O que você acha. Ficaria muito grata com sua resposta. Acesso a pouco tempo o IPAD DICAS, adoro. Possuo IPAD, mas também já penso em substituí-lo pelo Tablet’s da Sansung, caso eu opte pelo novo Smartphone da Empresa. Você bem quem poderia postar também sobre outras plataforma e integração entre plataformas diferentes. Quase todo mundo que conheço possui nem que seja no PC um Windows.

    • Olá, tudo bem? Eu particularmente não entendo nada de Samsung. Galaxy 4 é até o momento rumor e ninguém tem como saber nada. Se você acha que não é tempo, espere até o lançamento. Eu não usaria nenhum celular com Android, não vai comigo, não gosto. Sou usuário Apple há anos e não troco. Mas, cada um tem a liberdade de escolher o que considerar melhor, somente acredito que não sou a melhor pessoa para lhe dar uma opinião, eu não sou imparcial. Adoro a Apple e acredito que ela está seguindo o caminho certo com seus aparelhos.

      Sobre o “tiro no pé” de quem comprou o iPad 3 antes do lançamento do iPad 4, isso é normal, todo ano se lança um modelo novo e todo ano alguém compra dias antes do lançamento. Você só precisa ficar antenada e saber a época certa de comprar (sempre logo após o lançamento).

      Digo comprar logo após o lançamento pois estes aparelhos não baixam de preço, você comprando tarde acaba aproveitando pouco tempo com a geração “atual”.

      No mais acho que é isso, eu não publicarei sobre outras plataformas, o foco do blog são os iPads. Já considero fugir do tópico quando falamos sobre o iPhone, apesar de ser um dispositivo irmão.

      Um abraço, até já.

    • É impressionante a RAIVA que algumas pessoas possuem da Apple. Parece que elas tem um DESEJO que a Apple se afunde, principalmente quando fica batendo no clichê “mas Steve morreu…”

      A pessoa vem num site ESPECIALIZADO em IPAD, pra solicitar que o blogueiro fale de SAMSUNG. É querer demais não? Mas já sei o porque ela fez isso: Não encontrou NENHUM site especializado em samsung não foi? hahaah no máximo, uma página no facebook.

      Pois é filha, ISSO é Apple. AQUI É APPLE! Se não sabe trabalhar com essa plataforma, e deixou seu cérebro grudado no esquema MICROSOFT e simplesmente não deseja trabalhar com Apple, compra um Samsung e vá ser feliz!
      Só não venha querer fazer terrorismo sobre a empresa MAIS INOVADORA do mundo!

    • E outra coisa: DUVIDO se você tem um Ipad e deseja substituir por outro Tablet.
      Se isso for verdade, é porque você não sabe fazer NADA com o Ipad. No máximo, você sabe ligar e desligar.