Apps

[profissões] Como um Jornalista pode utilizar melhor seu iPad? Dicas e Aplicativos!

jornalistas
Escrito por André Darugna

Os jornalistas são um dos profissionais que mais podem tirar proveito do iPad como ferramenta de trabalho, digo isto com propriedade, não sou jornalista porém redação é o meu trabalho. Estou certo de que você jornalista tem um prato cheio no iPad, o tablet é prático, pode ser facilmente transportado, possui capacidade para armazenar centenas de textos, realizar pesquisas na internet, contactar com colegas e editores, fotografar, filmar em HD, enfim as possibilidades são imensas.

Os jornalistas possuem certos aplicativos que podem lhes ajudar a melhorar a produtividade, organização e também o cumprimento de entrega de textos à redação.

Separei uma lista de aplicativos interessantes para vocês jornalistas e no final deixo minha sugestão de como você pode aproveitar melhor seu iPad, palavra de quem entende de redação no tablet.

Aplicativos para Jornalistas:

Evernote
Evernote (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
O Evernote é um aplicativo de anotações, praticamente um Moleskine digital, com ele é possível inserir texto, foto e gravações de voz. Vale a pena pois sincroniza via internet e pode ser acessado de qualquer computador.

Pages
Pages (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
O Pages é o aplicativo que substitui o Microsoft Word no iPad, falei sobre ele anteriormente aqui no blog quando indiquei os melhores aplicativos para abrir arquivos do Word. Em minha opinião não perca seu tempo, baixe o Pages e ficará super satisfeito. Com ele poderá redigir seus textos sem problema algum.

Artikel wurde nicht gefunden Um bom jornalista sempre está antenado em sites e blogues de notícias internacionais, este aplicativo é excelente para ler seus feeds RSS, na minha opinião o melhor do segmento.

Flipboard: Sua Revista Social
Flipboard: Sua Revista Social (AppStore Link) Desenvolvedor: Flipboard, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Notícias › Redes sociais
Preço: Grátis
Uma alternativa gratuita e também muito boa para acompanhar blogues e sites internacionais, também é possível adicionar seu perfil do Twitter e Facebook para formar assim uma revista personalizada.

Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico)
Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico) (AppStore Link) Desenvolvedor: Porto Editora
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Referência › Educação
Preço: Grátis
Depois do acordo ortográfico que foi assinado recentemente ficou complicado de acertar na hora de escrever um texto jornalístico. Devemos ficar atentos pois agora em 2013 o uso dele passa a ser obrigatório e será muito feio que um jornalista peque nessa questão.

Dicionário Português-inglês da Accio
Dicionário Português-inglês da Accio (AppStore Link) Desenvolvedor: Accio
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Referência › Viagens
Preço: USD 3.99
Ideal para os jornalistas que tem algumas dúvidas no idioma inglês, um dicionário completo com sinônimos e tradução.

iBooks
iBooks (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Livros › Referência
Preço: Grátis
Ideal para abrir documentos em PDF sem investir dinheiro.

GoodReader for iPad
GoodReader for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Yuri Selukoff
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 4.99
O iBooks é bastante bom, mas peca num sentido, ele não permite realizar anotações nos documentos PDF, já o Good Reader supre totalmente essa necessidade, você pode destacar, pintar, contornar, ou até mesmo escrever textos em sticky notes sobre os PDFs que armazena nele.

UPAD
UPAD (AppStore Link) Desenvolvedor: kim genie
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade ›
Preço: USD 4.99
Simplesmente sensacional, uma excelente pedida para: Tomar notas, Realizar anotações sobre PDFs e Editar fotos. Na minha escolha é o mais completo e o que mais vale a pena investir seu dinheiro no que se refere à escrita no iPad.

Penultimate
Penultimate (AppStore Link) Desenvolvedor: Cocoa Box Design LLC
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Um dos melhores aplicativos para escrita a mão no iPad, econômico e com uma qualidade de traço insuperável. Recomendo!

Audio Memos Free - Gravador
Audio Memos Free - Gravador (AppStore Link) Desenvolvedor: Imesart S.a.r.l.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Negócios › Produtividade
Preço: Grátis
Não há melhor forma de documentar uma entrevista do que com um gravador, mas, foi-se o tempo em que os jornalistas andavam pra lá e pra cá com um gravador e fitas cassete. Na era digital você pode gravar horas e horas sem carregar nada extra, somente seu iPad. Com ele será muito mais prático gravar e escutar suas reuniões utilizando o tablet.

Skitch: Tirar foto, Marcação, Enviar
Skitch: Tirar foto, Marcação, Enviar (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Foto e vídeo
Preço: Grátis
Quando o jornalista está escrevendo uma matérias ele levanta muita informação, o Skitch pode ser uma excelente opção para rabiscar, fazer anotações em evidências, fotografias, materiais capturados com a câmera do iPad, mapas, páginas da internet, etc. Baixe-o hoje mesmo, é gratuito e uma excelente forma de rabiscar a mão livre no iPad. Ele será ainda melhor se você puder contar com uma caneta Stylus!

Things for iPad
Things for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Cultured Code GmbH & Co. KG
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 19.99
A vida do jornalista não é fácil, é tanto compromisso, tantos afazeres que fica até difícil se manter organizado. É nestes casos que precisamos deixar que a tecnologia nos ajude. O Things por exemplo, pode até parecer caro, mas é um aplicativo excelente que vai resolver de vez seu problema de desorganização, perda de dead-line ou até mesmo esquecimento dos afazeres. Vale muito a pena, não pense em “gasto”, considere um investimento para seu sucesso profissional.

Snapseed
Snapseed (AppStore Link) Desenvolvedor: Google, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Estilo de vida
Preço: Grátis
Muitas vezes os próprios jornalistas documentam seus textos com fotografias, antes de enviá-las para a editoração será melhor tratar e cuidar dos detalhes com um excelente aplicativo.

iMovie
iMovie (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Estilo de vida
Preço: USD 4.99
Nem só de texto vive um jornalista, caso você esteja no momento certo no local indicado e desejar produzir um pequeno vídeo utilizando a câmera de seu iPad, será possível inclusive editá-lo da forma desejada utilizando o iMovie. O iMovie foi criado pela Apple para facilitar a tarefa de editar e compartilhar vídeos no iPad. Qualquer jornalista sem conhecimentos avançados em informática conseguirá lidar com ele.

Como um jornalista pode aproveitar ao máximo seu iPad?

Os jornalistas que possuem um iPad estão com uma ferramenta e tanto que vai lhes permitir produzir conteúdo, redigir textos e utilizá-lo como sua principal arma durante o exercício de suas atividades, tudo sem a necessidade de um computador, é questão de prática, com criatividade e os acessórios corretos você estará pronto para trabalhar como jornalista somente com seu iPad.

Minha sugestão para um jornalista é que além de se organizar com o Things (ou o Lembretes), para não se esquecer de nenhum compromisso ou texto pendente, possa usar o tablet para enviar e-mails aos colegas ou redação (Mail), e também claro, utilizar o iPad como ferramenta de produção de textos.

O Pages é um aplicativo fabuloso que possui recursos bastante avançados, é o substituto do Word no iPad e por mais que você se esforce não há outro mais prático que ele. Este aplicativo possui muitos templates para que você possa adaptar sua redação e montar uma nota, como também permite iniciar um texto do zero.

Além de todos os recursos comentados anteriormente os jornalistas certamente utilizarão os aplicativos gratuitos e nativos, como o App Contatos para gerenciar os e-mails e telefones de seus colegas e contatos, o Agenda para não perder nenhum evento ou reunião importante, agendar seus horários para não perder o foco e também terão o Mail para estar em contato com colegas e redação o tempo todo, o Safari é a porta de entrada para a internet no iPad portanto use-o para consultar a web e buscar todos os conteúdos necessários para a elaboração de um artigo ou matéria, etc.

Outros aplicativos conformam a lista de aplicativos para jornalistas como o Reeder onde você poderá adicionar todos os portais e jornais digitais (via RSS) que lhe interessem para não perder nenhum furo de reportagem desse mundo afora.

Não esqueça que caso você produza um vídeo no iPad pode editá-lo com o iMovie e depois subi-lo ao YouTube diretamente do visualizador (tocando na caixa de compartilhar). Também separei um editor de fotos para que você não faça feio com a câmera do iPad que é um pouco simples para determinados momentos, o importante é registrar o acontecido e fazer o melhor possível.

Dica: Juntamente do Pages é muito interessante que um jornalista compre o teclado externo para lhe dar maior liberdade na hora de redigir seus textos, sem ele dificilmente você aproveitará seu iPad em 100%, ao invés de lhe ajudar lhe fará ser menos produtivo, ninguém consegue escrever por muito tempo em um teclado virtual.

Estas foram minhas dicas para vocês jornalistas, mas, caso algum companheiro tenha outra dica ou queira recomendar algum aplicativo que não faz parte desta lista por favor, utilize o espaço dos comentários. Eu e seus companheiros de profissão agradecemos imensamente.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

23 comentários

  • caro André, primeiramente, parabéns pelo site sou um seguidor de seu blog. Quaria te fazer uma pergunta, gostaria de comprar um iphone5, todavia, não encontro ele fora das lojas das operadoras de telefonia movel. Por que a apple store ainda não esta vendendo o iphone5 em sua loja????

  • André, testei vários editores de foto/imagem mas até agora não encontrei um que cole uma sobre a outra, gire, retire fundo, evanescer. E quanto ao penultimate e notability, prefiro o último, até citei ele em um post no blog. Você está fazendo um ótimo trabalho no iPadDicas, parabéns. Abraço.

    • Bacana, recomendo mesmo. Quero lhe comentar que sem investir dinheiro no iPad você não o aproveitará 100%.
      Recebo diariamente relatos de pessoas que não estão a aproveitar seus aparelhos, porém, elas não investiram nos aplicativos adequados.

      Gastar dinheiro é quando não se recebe retorno, neste caso é um investimento e vale a pena.
      Um abraço.

    • Sim André tem toda razão, é como comprar um iPad e não dispor de internet. Pelo contrário, já comprei vários apps, pages, busca mãe natureza pro filho, notability, penultimate, e outros. Falei de não gastar porque este mês já tinha comprado umas 5 ou 6, inclusive tem alguns comprados que não gostei e exclui. Antigamente, ou nem tanto, compra “programas” instalação complicada, difícil, preço alto, e hoje compramos app, se duvidar fazem muito mais e na maior parte das vezes por menor preço. Abraço, boa semana.

  • Oi André,parabéns pelo site! Gostei do Reeder! Gostaria de dicas para suporte/situando/apoio para ipad…um bom bom pra usar em qualquer lugar…! Abraço!

  • Olá André,

    Você poderia fazer uma matéria sobre “Como um músico pode utilizar melhor seu ipad?

    Grande abraço.
    Vicente Souza.

  • Eu uso bastante arquivos EPUB e preciso edita-los. O iBooks faz isso, mas nao abre arquivos do Dropbox. Possuo o PDF Expert, que faz a ultima ação, mas nao abre EPUB. Tem algum que me permita abrir arquivos EPUB armazenados no Dropbox?

    • Olá HeyDude, tudo bem?
      Eu particularmente o baixei para testá-lo.
      Acho que ele é bom, inclusive usei ele para escrever alguns textos para o blog, mas, acho que um jornalista precisa de algo mais profissional como o Pages. Não podemos negar que é muito mais completo e de acordo com a profissão.

      O iA Writer tem um diferencial sim, a linha extra no teclado, com botões realmente úteis. Mas fica por aí na minha opinião.

      Um abraço, até já.

    • Uso bastante o iA Writer por causa da sincronização com a versão para Mac, e por causa do FocusMode, me ajuda bastante a Não me distrair enquanto redijo propostas e textos.

  • Grande André!
    Agora fiquei muito feliz, você não sabe o quanto esperei as dicas para jornalista. Esta de parabéns!.
    Outra coisa, eu jurava que você era jornalista kkk sei lá tem cara e leva o maior jeito. kkkk
    Com certeza suas dicas foram de extrema importância para todos nós jornalistas adorei!

    • Olá Dalton, obrigado pelo comentário.
      Bom, eu sou formado em Comunicação, mas com ênfase em publicidade.
      Não é o mesmo mas são profissões “irmãs”, muito parecidas.

      Um abraço

  • Só preciso discordar que o Penultimate tem ” uma qualidade de traço insuperável”. Na verdade existem aplicativo que superam sim a qualidade do traço dele, especialmente quando o importante é o que melhor lhe atende. Particularmente eu prefiro o Notability mas já vi outros também melhores.
    Mas vale sim a dica. Parabéns pelo texto. Ajuda muito quem é novato na área.

    • Olá Junior, obrigado por comentar.
      Talvez seja questão de percepção, eu gosto muito do traço do Penultimate.

      Opções não faltam nesse segmento, mas não podemos esquecer que o Penultimate é um App campeão, um dos pioneiros em desenho a mão livre no iPad, tem seu mérito.

      Um abraço, até já.