Apps

[profissões] Como um Fotógrafo pode utilizar melhor seu iPad? Dicas e Aplicativos!

fotografos
Escrito por André Darugna

Será muito difícil que um fotógrafo abandone de vez o computador para realizar sua profissão, na realização de seu trabalho existe a necessidade de utilizar softwares profissionais de edição fotográfica que não encontramos no iPad, porém, muitas vezes o fotógrafo não se encarrega deste tipo de trabalho, delegando a função à um terceiro, já seja um profissional contratado ou até mesmo freelancer que é especialista em edição fotográfica.

Partindo deste conceito nada impede que com um pouco de criatividade você fotógrafo faça um bom uso do iPad como ferramenta em seu ambiente de trabalho.

Veja bem, os fotógrafos estão constantemente em contato com seus clientes, geralmente são profissionais independentes e se relacionam via e-mail, agendam reuniões e também precisam estar antenados com tudo o que é trend no ramo.

Separei uma lista de aplicativos especiais para os fotógrafos, como também ao final faço uma sugestão de uso para que você possa utilizar o iPad para lidar com sua agenda, seus contatos e fazer apresentação de portifólio para clientes em potencial.

Apps para fotógrafos:

Time-Lapse HD Free
Time-Lapse HD Free (AppStore Link) Desenvolvedor: TippTech LLC
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Entretenimento
Preço: Grátis
Se há um fotógrafo que não gosta de brincar com fotografia que atire a primeira pedra. Com este aplicativo você poderá criar os chamados “time-lapse”, onde se juntam várias fotografias tiradas com o passar do tempo, e no final formam um filme muito interessante. Podem ser tomadas até 60 fotos por segundo, para produzir o efeito de câmara lenta, ou também com a periodicidade que você escolher para lograr o efeito da passagem acelerada do tempo. Muito bacana.

Adobe Photoshop Touch
Adobe Photoshop Touch (AppStore Link) Desenvolvedor: Adobe Systems, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Entretenimento
Preço: USD 9.99
O sonho de todo fotógrafo que possui um iPad já foi realizado, chama-se Photoshop Touch, ele traz as funções básicas do Photoshop do computador diretamente para o tablet com uma interface fácil de utilizar. Ele não é tão poderoso como o irmão maior, porém, com ele você vai poder editar todas aquelas fotos que desejar sem dores de cabeça.

Adobe Photoshop Express
Adobe Photoshop Express (AppStore Link) Desenvolvedor: Adobe Systems, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Entretenimento
Preço: Grátis
Com o Photoshop Express, ficou fácil aprimorar a aparência de suas fotos. Escolha vários efeitos com um único toque ou simplesmente passe seu dedo pela da tela para cortar, girar ou ajustar a cor. Adicione filtros artísticos como Foco suave ou Esboço. Não fique com receio: você terá salva uma cópia do seu arquivo original e poderá desfazer e refazer as alterações até que consiga a aparência desejada.

* Descrição da App Store.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

É, o pessoal da Apple caprichou nesta versão para o tablet. Este App foi a resposta da maçã ao Photoshop Touch da Adobe, não fica muito atrás não, apesar do PS ter anos no mercado a Apple também possui o iPhoto do Mac como know-how. Você deve escolher entre um dos dois pois realmente são muito parecidos. Edição de fotos, máscaras, efeitos, tudo o que você precisa para retocar suas fotos.

Snapseed
Snapseed (AppStore Link) Desenvolvedor: Google, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Estilo de vida
Preço: Grátis
Uma outra grande pedida no que se refere ao retoque e efeitos em fotos no iPad, ele é bastante completo embora tenha perdido o brilho após o lançamento do iPhoto, de todas formas ainda conta com uma legião de fãs que comprovam que ele realmente vale a pena.

FX Photo Studio HD
FX Photo Studio HD (AppStore Link) Desenvolvedor: macphun.com, LLC
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Utilidades
Preço: USD 4.99
Para deixar este post com bastante variedade que tal mais de 200 efeitos? Isso mesmo, este aplicativo lhe permitirá aplicar mais de 200 tipos de efeitos diferentes em suas fotografias, desta forma não haverá clique que não possa ser melhorado.

Photo Wall HD - Collage App for iPad
Photo Wall HD - Collage App for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: App Street Software Private Limited
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Entretenimento
Preço: USD 2.99
Um excelente aplicativo que permite que você faça correções em suas fotografias, aplique bordas, efeitos e ainda possa administrar seus clientes em diferentes projetos. Ideal para organizar seus trabalhos também no iPad!

TouchRetouch HD
TouchRetouch HD (AppStore Link) Desenvolvedor: Maksym Davydov
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Utilidades
Preço: USD 0.99
Os mais céticos não irão acreditar mas ele é ideal para tirar aquele objeto, ou até mesmo aquela pessoa que decidiu estragar um clique perfeito!

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Genial por ser grátis ele vai permitir que você trabalhe com máscaras para poder isolar uma cor em sua fotografia, dessa forma conseguirá aplicar o efeito de preto e branco + colorido (uma parte com cor e o resto P&B). Perfeito!

Photo Transfer App - Easily copy, share and backup pictures and videos over wifi between devices and computer
Photo Transfer App - Easily copy, share and backup pictures and videos over wifi between devices and computer (AppStore Link) Desenvolvedor: ERCLab, LLC
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Utilidades
Preço: USD 2.99
Este aplicativo vai facilitar muito sua vida, ele é ideal para ajudar a transferir fotos do computador para o iPad, do iPad para o computador, de iPad para iPhone e vice-versa. Tudo via Wi-Fi sem cabos e sem complicação, vale muito a pena para poder editar as fotos da câmera no iPad caso você não conte com o adaptador, ou, caso prefira manter as fotos no computador mas queira editá-las no iPad!

Keynote
Keynote (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
O Keynote é em minha opinião o melhor aplicativo para criar apresentações no iPad, com ele você poderá criar documentos no estilo Power Point, mas claro, com um toque de Apple e animações muito superiores. Ideal para criar as apresentações das sessões fotográficas, festas ou eventos, faça com que seus clientes desejem seu trabalho utilizando o Keynote! Surpreenda-os, mostre profissionalismo na hora de apresentar seu portifólio e as fotos capturadas.

Como um fotógrafo pode utilizar melhor seu iPad:

Você possui sempre agenda lotada, precisa estar em contato constante com seus clientes, levá-los para fazer foto externa, recebê-los em seu estúdio, enviar e-mails, redigir contratos e apresentar seu portifólio… todas estas tarefas são facilmente executáveis no iPad.

Com o Mail do iPad você poderá configurar sua conta de e-mail podendo desta forma estar em contato constante com seus clientes, abrir arquivos anexos e ser avisado da chegada de novos correios instantaneamente.

Já o Contatos do iPad é uma excelente forma de manter seus clientes catalogados e de fácil acesso, com a ajuda do iCloud se você possui também um iPhone fica tudo integrado, você nunca mais perderá uma lista de contatos de celular, tudo fica guardado online e você em contato direto com quem lhe gera dinheiro!

Outro aplicativo que é uma mais-valia do iPad é o Calendário, você poderá adicionar as sessões de foto de seus clientes, deixar lembretes, etc, você nunca mais vai perder a hora nem se esquecer onde foi marcada a sessão.

O Safari é a porta de entrada para a internet no iPad, o melhor navegador sem dúvidas e que vai lhe permitir buscar inspiração e encontrar tudo o que precisar para realizar seu trabalho como fotógrafo, já seja um telefone de um fornecedor, um endereço, uma empresa prestadora de serviços, enfim, este App é fundamental, existem milhares de galerias de trabalhos de fotógrafos na internet, você pode dar uma voltinha por elas quando quiser utilizando o Safari.

No mais, sua criatividade lhe permitirá aproveitar todo o potencial que seu iPad lhe oferece, estes aplicativos que escolhi a dedo para vocês fotógrafos lhes serão de muita utilidade no dia-a-dia.

Não deixe de adquirir o Keynote, ele vai lhe ajudar a criar apresentações que realmente impactam no iPad, com ele você poderá criar e manter sempre atualizado seu portifólio, que será apresentado aos seus clientes em potencial a cada visita. Uma boa imagem vale mais do que mil palavras, faça eles desejarem você!

Um excelente acessório para os fotógrafos é o Camera Connection Kit, que permite baixar diretamente no iPad as fotos tiradas com sua SLR Digital. Fica a dica, junto do Photoshop Touch você pode fazer grandes maravilhas!

Também é muito importante a aquisição de um adaptador VGA ou Apple TV para que você fotógrafo possa projetar suas fotografias aos clientes em uma reunião. Você precisará de somente um deles, caso contrário seu trabalho ficará preso em seu iPad, sem a possibilidade de apresentá-lo na tela grande. Claro que a tela do iPad já é impactante, mas mostrar para toda a sala numa tela maior será ainda mais atrativo.

* Você somente precisa de um dos três itens mencionados, ou a Apple TV, ou VGA, ou HDMI, qualquer um dos três vai atender suas expectativas. A Apple TV exige conexão Wi-Fi para funcionar, já o cabo VGA é somente para imagem e o HDMI som e imagem.

Boas fotos!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

13 comentários