Apps

[profissões] Como um Executivo de Contas, “Atendimento” ou “Marketeiro” pode utilizar melhor seu iPad? Dicas e Aplicativos!

atendimento
Escrito por André Darugna

Os profissionais do atendimento, que trabalham na linha de frente de uma equipe criativa e possuem um iPad como ferramenta de trabalho estão muito bem servidos, o tablet é leve, ultra portátil e multi-funcional tal como os executivos de contas.

Vocês do atendimento estão em constantes visitas aos clientes, de reunião em reunião, briefing em briefing e claro, apresentação de campanha como sendo seu “arroz com feijão”. Se você vive esse martírio do vai-e-volta saiba que o iPad pode lhe ajudar e muito nessa rotina.

Veja bem, primeiramente como ferramenta de organização pessoal e contato com os clientes, acesso à internet e envio de e-mails. Não se esqueça da documentação de reuniões e levantamento de briefing que mais tarde será passado à equipe de criação. O que dizer do iPad como ferramenta da apresentação de suas campanhas e peças, com um pouco de criatividade e o aplicativo correto seus clientes serão comprados pela vista, aumentando as possibilidades de aprovação das peças e também do cumprimento das expectativas do cliente.

O iPad bem utilizado pode se tornar um portifólio impactante e um grande facilitador para fazer anotações nas amostras das peças gráficas, abaixo citarei aplicativos que possibilitam essa tarefa.

Conheça abaixo a lista de aplicativos que separei para vocês profissionais do atendimento poderem documentar reuniões, apresentarem as campanhas e peças, fazerem anotações, e muito mais.

Aplicativos para Executivos de Contas:

Evernote
Evernote (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
O Evernote é um aplicativo ideal para fazer anotações no iPad, ele é um Moleskine digital, com a possibilidade de escrever, gravar voz e tirar fotografias. Muito prático para anotar em reuniões.

Keynote
Keynote (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
Não há melhor aplicativo para criar suas apresentações de campanhas do que o Keynote, ele é excelente, muito superior ao Power Point e muito mais fácil de usar, com poucos toques você fará sua apresentação brilhar e surpreenderá seu cliente. Faça ele desejar sua campanha, uma boa imagem vale mais do que mil palavras!

GoodReader for iPad
GoodReader for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Yuri Selukoff
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 4.99
Você que faz o contato com o cliente precisa documentar bem as solicitações de modificações nas peças gráficas, este é um trabalho importantíssimo para evitar o “ping-pong” entre os criativos e os clientes. Com este aplicativo você conseguirá fazer anotações nas peças em PDF, ideal para todas as suas reuniões de aprovação de peças.

Penultimate
Penultimate (AppStore Link) Desenvolvedor: Cocoa Box Design LLC
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
É certo que o profissional de atendimento não é um criativo como a equipe de dentro da agência, mas tem vezes que possuir uma ferramenta para esboçar é mais do que necessário, o cliente pede, vocês conversam, conversam e só chegam num acordo quando ele “vê” o trabalho que receberá. O Penultimate é um dos melhores aplicativos para desenho a mão livre, juntamente de uma caneta Stylus o esforço será ainda melhor!

Skitch: Tirar foto, Marcação, Enviar
Skitch: Tirar foto, Marcação, Enviar (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Foto e vídeo
Preço: Grátis
Não tão poderoso na qualidade dos traços como o Penultimate, mas ele permite criar anotações, rabiscar sobre imagens (peças gráficas por exemplo) e lidar com os pedidos de modificação dos clientes. Com este aplicativo documentar as reuniões será bastante prático e efetivo.

Audio Memos Free - Gravador
Audio Memos Free - Gravador (AppStore Link) Desenvolvedor: Imesart S.a.r.l.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Negócios › Produtividade
Preço: Grátis
Uma excelente opção para documentar a reunião com o cliente é a utilização de um gravador, mas, foi-se o tempo em que você teria que investir dinheiro num gravador de fitas cassetes. Na era digital o iPad facilita e muito permitindo que você grave tudo o que está rolando na reunião com o cliente e possa ouvir mais tarde para poder processar todos os pedidos!

Things for iPad
Things for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Cultured Code GmbH & Co. KG
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 19.99
Torne-se a pessoa mais organizada da agência, o Things é uma poderosa ferramenta de produção que permite que você não perca nenhuma atividade, compromisso, dead-line ou tarefa. Com ele você surpreenderá o diretor, a equipe de criação e seus clientes, por sua pontualidade e fidelidade aos jobs ativos.

Dropbox
Dropbox (AppStore Link) Desenvolvedor: Dropbox, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
A equipe de criação pisou na bola não é mesmo? A campanha foi pedida de última hora e não deu tempo de terminar as peças… ok! Dropbox neles. Com ele você poderá acessar à distância os arquivos que sua equipe está terminando enquanto você enfrenta o trânsito da cidade. É fácil, eles enviam as amostras para a pasta indicada no computador e você acessa pelo tablet, sem estresse! Este foi somente um exemplo, mas o Dropbox é na verdade um armazenador de arquivos na nuvem, você pode armazenar sempre que desejar as peças da campanha a ser apresentada, o portifólio da agência e muito mais!

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

O OmniGraffle possívelmente seja um dos destaques desta lista, ele é realmente um pouco caro, porém, vale a pena lembrar que quando falamos de trabalho, o custo se transforma em “investimento”, ele possibilitará criar em seu iPad fluxogramas e mapas mentais, com várias funcionalidades que somente ele oferece, como a escrita à mão que facilita muito em uma reunião por exemplo. Vale a pena conferir todas as funções na App Store, este é um dos melhores aplicativos já lançados para iPad.

iBrainstorm
iBrainstorm (AppStore Link) Desenvolvedor: Universal Mind
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Se tratando de brainstorm não há ferramenta gratuita melhor que o iBrainstorm, um aplicativo criado especialmente para que você possa intercambiar idéias com sua equipe de criação. Exponha seus pensamentos e conheça as idéias dos outros. Numa agência, forma-se um ambiente colaborativo onde cada membro do grupo poderá contribuir em conjunto, cada um com seu iPad / iPhone. Este App reinventou o conceito de criação em grupo, o melhor de tudo é que ele é gratuito, empregue-o hoje mesmo em sua agência.

Como um Executivo de Contas pode utilizar melhor seu iPad no dia-a-dia:

Os profissionais do atendimento possuem uma ferramenta de mão cheia para exercer suas atividades diárias, principalmente no que se refere ao contato com clientes, apresentação de portifólio e relacionamento via e-mail.

Todo executivo de contas vive uma rotina agitada e estressante, tendo que dar atenção personalizada a cada um de seus clientes, sem se esquecer de nenhum job nem misturar as campanhas. Vocês possuem um dia-a-dia repleto de atividades e é por isso que recomendo o uso do Things (ou o Lembretes), para não deixar nenhum deadline vencer ou que nenhuma peça seja esquecida.

Também acredito fundamental utilizar o Evernote para anotar todas as suas idéias, instruções e levantamento de informação (briefing), ele permite juntar tudo o que você precisa para passar pra frente uma instrução, já seja com texto, imagem ou voz. Outro aplicativo que facilita a vida desse tipo de profissional é o Skitch, que trabalha parecido com o Evernote, mas permite também a escrita à mão livre sobre imagens.

Não deixe de utilizar o Good Reader em suas reuniões de apresentação de layout, você pode importar nele suas amostras em PDF e com ele realizar anotações sobre as peças, facilitando muito na hora de solicitar à equipe de criação as devidas alterações.

O Keynote é um aplicativo fantástico que possibilita que você faça apresentações realmente matadoras (sem nem precisar de ajuda do pessoal da criação), seus clientes ficarão fascinados com o material que você preparou, faça eles serem comprados pelos olhos! Se tratando de criatividade nada melhor do que levar ao cliente uma apresetação de primeira. Você certamente contará com um projetor próprio ou seu cliente terá um na sala de reuniões, não vá de visita sem um cabo HDMI ou VGA para poder conectar seu iPad na tela grande.

Além de todos os recursos comentados anteriormente os profissionais do atendimento certamente utilizarão os aplicativos gratuitos e nativos, como o App Contatos para gerenciar os e-mails e telefones de seus clientes e fornecedores, o Calendário para não perder nenhum evento ou reunião importante e agendar seus horários para não os deadlines. O Safari é a porta de entrada para a internet no iPad portanto use-o para encontrar fornecedores, buscar informações sobre produtos e tudo mais.

É muito importante a aquisição de um adaptador VGA ou Apple TV para que você possa projetar sua apresentações de campanha (montados no Keynote) para seu cliente. Você precisará de um deles, caso contrário as peças ficarão presas em seu iPad, sem a possibilidade de apresentar seu trabalho no telão durante a reunião.

* Você somente precisa de um dos três itens mencionados, ou a Apple TV, ou VGA, ou HDMI, qualquer um dos três vai atender suas expectativas. A Apple TV exige conexão Wi-Fi para funcionar, já o cabo VGA é somente para imagem e o HDMI som e imagem.

Estas são minhas dicas para vocês profissionais do atendimento, mas, se algum dos companheiros tiver uma sugestão de aplicativo ou dicas de como utilizar o iPad nesta profissão, o espaço dos comentários está aberto ao debate. Participe! Conte sua experiência.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

16 comentários