Apps

[profissões] Como um Engenheiro Civil pode utilizar melhor seu iPad? Dicas e Aplicativos!

engenheiros
Escrito por André Darugna

Um engenheiro civil dificilmente poderá abandonar de vez o computador para realizar sua profissão, na realização de seu trabalho existe a necessidade de utilizar softwares exclusivos para desenho de projetos e inclusive 3D, porém, nada impede que com um pouco de criatividade você engenheiro faça um bom uso do iPad como ferramenta em seu ambiente de trabalho.

Veja bem, o engenheiro civil possui clientes, muitas vezes trabalha como profissional independente e se relaciona via e-mail, agenda reuniões, etc.

Separei uma lista de aplicativos especiais para os engenheiros civis, como também ao final faço uma sugestão de uso para que possam utilizar o iPad para lidar com os clientes e fazer apresentação de portifólio.

Apps para Engenheiros:

AutoCAD 360
AutoCAD 360 (AppStore Link) Desenvolvedor: Autodesk
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: Grátis
Exiba, edite e compartilhe seus arquivos DWG™ com qualquer pessoa, em qualquer lugar. O aplicativo móvel do AutoCAD WS permite que você trabalhe com desenhos do AutoCAD® diretamente no iPad, iPhone ou iPod touch. Anote e revise desenhos de maneira precisa enquanto estiver no local no campo, em reuniões ou fora do escritório. Trabalhe com versões locais de seus projetos quando você não tiver uma conexão com a Internet e abra facilmente arquivos DWG, DWF, e DXF ™ recebidos como anexos de e-mail diretamente em seu dispositivo. Experimente a liberdade de levar seus projetos onde quer que você vá.

* Descrição da App Store

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Quando realizando seus projetos no computador poderá aproveitar o iPad como um teclado táctil especial para o 3ds Max, Rhino, Maya, Sketch Up, etc. É muito útil e aumenta consideravelmente sua produtividade na hora de projetar. Os comandos personalizados do aplicativo permitirão você interagir com os modelos 3D de forma eficiente, podendo inclusive substituir definitivamente o teclado e o mouse.

Home Design 3D
Home Design 3D (AppStore Link) Desenvolvedor: Anuman
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Estilo de vida
Preço: USD 6.99
Este aplicativo lhe ajudará a criar projetos simplificados para exemplificar o trabalho que pode ser realizado com seus clientes. Possui uma revolucionária tecnologia que lhe permite criar modelos em 3D em tempo real no iPad. A interface descomplicada pode ser utilizada por todos, independente do nível de conhecimento em informática.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Este aplicativo (anteriormente chamado de DaVinci) permitirá você sincronizar os arquivos iniciados no WinTotal ou Total 2011 diretamente em seu iPad, também poderá claro iniciar um novo relatório diretamente no tablet. Para quem não conhece o Total, ele fornece todas as ferramentas para que você possa desenhar uma completa planta, somente com alguns toques na tela, não pense que ele é um App simples, com ele conseguirá criar inclusive plantas de propriedades complexas. Poderá adicionar paredes, definir áreas, etiquetas e tudo mais. Exporta em formato Total e PDF.

Sun Seeker: 3D Augmented Reality Viewer
Sun Seeker: 3D Augmented Reality Viewer (AppStore Link) Desenvolvedor: Ajnaware Pty Ltd
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Navegação › Foto e vídeo
Preço: USD 6.99
Este App é fabuloso pois permite que você saiba onde “bate o sol” em todas as horas do dia, dessa forma poderá planejar sua obra de acordo com a luz solar, de forma a aproveitar melhor a luz natural no terreno. Fornece uma vista plana e inclusive uma vista com realidade aumentada, perfeito para você que está iniciando o projeto.

CARTOMAP CAD
CARTOMAP CAD (AppStore Link) Desenvolvedor: ANEBA Geoinformatica, S.L.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 19.99
Este aplicativo permite que você crie, abra, edite, envie e receba arquivos DWG / DXF / CTM em seu iPad. Conseguirá abrir arquivos recebidos por e-mail, ou também enviados pelo iTunes, Dropbox ou qualquer tipo de armazenamento WebDAV de sua preferência. São mais de 150 ferramentas CAD a sua disposição, para poder editar e criar os arquivos desejados. Você não precisa de conexão de internet para editar os arquivos, basta instalá-lo e estará pronto para trabalhar.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Esta calculadora é muito interessante pois permite que você realize cálculos mais complexos em seu iPad, cálculos com fórmulas e cálculos especiais para engenharia civil, além do mais, o layout com botões grandes fazem dela uma das mais fáceis de se usar. Muito melhor do que grande parte das calculadoras físicas que ao longo do tempo se tornam cansativas.

iScaleRuler
iScaleRuler (AppStore Link) Desenvolvedor: ELCHEMI EDUCATION PTE LTD
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades ›
Preço: Grátis
Esta régua grátis lhe ajudará a calcular medidas nos desenhos de projetos de engenharia.

Keynote
Keynote (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
O Keynote é o melhor aplicativo de projeção de slides já criado para o iPad, você pode com ele criar uma apresentação (portifólio) com os trabalhos já realizados, ou até mesmo fazer uma apresentação de projeto para seu cliente. Com a interação dos slides será mais fácil de aprovar o projeto criado!

Como um Engenheiro Civil pode aproveitar melhor seu iPad?

Acredito que o profissional de engenheria civil que trabalha com o iPad possui uma ferramenta poderosíssima para se relacionar e também exibir seu portifólio em reuniões.

Sugiro para um engenheiro o uso do iPad como cartão de visitas ambulante, você leva ele consigo aonde for, com ele mostra seus trabalhos aos clientes potenciais e está sempre de olho em seu e-mail e agenda de compromissos.

Felizes os engenheiros que poderão utilizar em grande parte aplicativos gratuitos e nativos, como o App Contatos, o Agenda, Mail, Safari, etc.

Utilizando o Contatos para gerir seus clientes, fornecedores e parceiros você mantém sua lista de telefones, e-mails e endereços sempre à vista.

Já o App Agenda pode ser muito bem empregado para que você engenheiro se mantenha organizado, os profissionais independentes geralmente sofrem com a organização, portanto, nada melhor do que agendar suas tarefas e não perder a hora para nenhuma reunião importante.

O App Mail é uma ferramenta fantástica pois os avisos e notificações que o iOS nos traz permitem que você saiba ao instante dos e-mails que recebeu, nunca deixando para trás ou até mesmo perdendo de vista um e-mail importante.

O Safari é a porta de entrada para a internet no iPad, o melhor navegador sem dúvidas e que vai lhe permitir buscar tudo o que precisar para realizar seu trabalho como engenheiro, já seja um telefone de um fornecedor, um endereço, uma empresa prestadora de serviços, enfim, este App é fundamental.

Não deixe de adquirir o Keynote, ele vai lhe ajudar a criar apresentações que realmente impactam no iPad, com ele você poderá criar e manter sempre atualizado seu portifólio, que será apresentado aos seus clientes em potencial a cada visita. Uma boa imagem vale mais do que mil palavras, faça eles desejarem você!

Não deixe de ler o artigo especial para engenheiros que publicamos anteriormente:

Estas são minhas dicas para vocês engenheiros, se você possui experiência utilizando seu iPad e gostaria de recomendar para seus colegas de profissão algum aplicativo ou dar alguma dica fique à vontade, o espaço de comentários está livre para o debate.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

10 comentários

  • Olá André, esses dias comecei a acompanhar seu site e gostei bastante, me empolgou muito mais em relação ao iPad e eu comecei a ver a ferramenta poderosa que ele é.
    Gostaria de fazer uma sugestão de profissão, não uma sugestão porque eu quero saber o que fazer, mas sim porque eu acho que nessa profissão existem muitas pessoas usando o iPad e além disso ainda não achei um artigo tão bom relacionando ela ao iPad na internet. É a profissão de pastor, que talvez você não tenha pensado porque talvez não seja do seu dia-a-dia porém eu sou evangélico e eu vejo bastante os pregadores usando o iPad, eu diria que uma boa parte deles usam e às vezes nem sabem de coisas que a ferramenta proporciona a eles (Por exemplo, talvez muitos ainda usem o Notas do iPad porque não conhecem outro programa pra fazer suas anotações e esboços de sermões).
    E se você achar que não tem público para essa profissão, eu pelo menos iria divulgar a matéria (Não quero usar isso como forma de te convencer a fazê-la, até porque é uma sugestão e você que decide o que é melhor pro site).
    Enfim, obrigado pela atenção e sucesso aí no site ;D kkkkkkk Gostei bastante dele.

    • Olá Julio, se é que te tranquiliza as publicações não estão propriamente em ordem alfabética.
      Virão uma por dia durante o mês de janeiro, possivelmente até o mês de fevereiro. Não se preocupe pois as letras a b c d e podem ainda voltar mais tarde com outras profissões.

      Até já.

  • Vamos lá! Um bom Engenheiro, precisa de uma boa calculadora ( App: M48), Se trabalha com Estrutura – Steel Table, Conversão de Unidades – Convert, Visualizador de DWG – TurboViewer (Grátis), Um excelente app para Levantamentos é o My Measures & Dimensions, além do Bosh Tool Box, o Calculator – calculadora muito legal, o MSCALC – para a galera de estruturas. Ufa! Uso todos esses diariamente, e me auxiliam bastante no meu dia a dia como Engenheiro Civil de Estruturas.

  • André, olha, sou engenheiro civil, e já tentei usar o iPad para uso comercial, e seu único uso é como substituto de uma agenda, o resto apenas atrapalha, e apenas isso, o iPad pode ajudar muito a graduados para uso in-class para trabalho ele é bem incomodo. Mas serve muito bem como agenda. Vi sua matéria sobre uso para arquitetos, deve servir bem para universitários mas no dia-a-dia só tem sua utilidade como agenda.

    • Obrigado pelo comentário FrangoFrito. Tenho experiência com o iPad e engenharia somente a nível teórico, aplicativos que “servem” e foram desenvolvidos para facilitar o trabalho, mas, verdadeiramente não sou engenheiro e não os utilizei.

      Aqui eu publico o que há no mercado, é impossível que eu conte minha experiência pois sou blogueiro e formado em Comunicação, não em engenharia, nem arquitetura, muito menos nas outras profissões que aqui descrevo.

      Tudo é parte de um trabalho de investigação. Você como profissional pode ter sua opinião, respeito enormemente, mas talvez seja o caso de não ter se habituado pois recebi relatos de engenheiros que sim estão gostando de utilizar seus iPads para algo mais que “uma simples agenda”.

      Espero que com o tempo você possa aproveitar melhor o iPad, tudo como disse é questão de costume.
      Um abraço

    • Existem pessoas que se adaptam e outras não. Veja o exemplo do Ivan Cruz, acima. Eu não sou engenheiro civil, sou da área de telecomunicacões e o iPad me serve muito bem mesmo em trabalhos de campo, onde antes precisava usar um hoje incômodo notebook. Notebook agora só se for um trabalho específico que o exija.