Apps

[profissoes] Como um Blogueiro pode utilizar melhor seu iPad? Dicas e Aplicativos!

blogs
Escrito por André Darugna

Os blogueiros possuem liberdade de trabalhar onde quer que estejam, quer estejam no Brasil ou no outro lado do mundo seus sites e blogs estarão online sendo acessíveis por qualquer pessoa do mundo inteiro. O iPad como ferramenta de trabalho para um blogueiro é fantástico, digo isto com experiência própria, sou blogueiro profissional e redação é o meu trabalho.

Esteja certo de que você blogueiro tem um prato cheio no iPad, o tablet é prático, pode ser facilmente transportado, possui capacidade para armazenar centenas de textos, realizar pesquisas na internet, contactar com colegas e responder seus e-mails, fotografar, filmar em HD, enfim as possibilidades são imensas.

Os blogueiros possuem certos aplicativos que podem lhes ajudar a melhorar a produtividade, organização e também o cumprimento de suas publicações e tarefas administrativas. Separei uma lista de aplicativos interessantes para vocês blogueiros e no final deixo minha sugestão de como você pode aproveitar melhor seu iPad, palavra de quem entende de blogar utilizando o tablet.

Apps para blogueiros:

BlogPress
BlogPress (AppStore Link) Desenvolvedor: InfoThinker Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Redes sociais › Estilo de vida
Preço: USD 2.99
Este é o aplicativo que facilitará a publicação de seus posts nas mais diferentes plataformas de blogagem, seja ela Blogger, WordPress, Joomla, Tumblr, etc. Além do mais ele facilita o compartilhamento de seus textos, fotos e vídeos nas redes sociais como o Facebook e Twitter. Gerencie os comentários e responda seus visitantes diretamente pelo iPad sem complicações.

Evernote
Evernote (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
O Evernote é um aplicativo fácil de usar e gratuito que o ajuda a lembrar-se de tudo em seus dispositivos. Mantenha-se organizado, salve as suas ideias e melhore a produtividade. O Evernote permite que você tome notas, capture fotos, crie listas de pendências, grave lembretes de voz e torne essas notas completamente pesquisáveis, esteja você em casa, no trabalho ou em trânsito.

* Descrição da App Store.

Pages
Pages (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
O Pages é um dos melhores processadores de textos já vistos em um dispositivo móvel. Crie, edite e visualize documentos de texto onde quer que esteja. No Pages os blogueiros redigirão seus posts / artigos sem maior dificuldade. Além de ter compatibilidade com arquivos Microsoft Word, fazendo com que você possa abrir e editar seus arquivos anteriores ao tablet. Você também pode escolher exportar os documentos em .doc ou até mesmo .pdf.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Este é um excelente cliente do Google Reader, um blogueiro precisa ficar antenado com tudo o que anda acontecendo em seu nicho. Acompanhar blogs internacionais, monitorar a concorrência, você não pode deixar escapar nenhuma publicação e isso é possível graças ao RSS. O Reeder vai juntar todos os blogs que você acompanha em um só lugar.

Tumblita for Tumblr
Tumblita for Tumblr (AppStore Link) Desenvolvedor: kyle zaragoza
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Redes sociais › Estilo de vida
Preço: USD 2.99
Aplicativos podem ser úteis e belos, o Tumblita é justamente isto, o melhor cliente para atualizar seu blog do Tumblr. Tudo o que o Tumblr oferece da melhor forma possível no iPad, crie, edite, delete, agende, etc.

WordPress
WordPress (AppStore Link) Desenvolvedor: Automattic, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Redes sociais › Produtividade
Preço: Grátis
Blogueiros nem sempre possuem dinheiro para investir no negócio, muitas vezes o blog é somente por hobby, ou quem sabe somente não começou a render frutos ainda. Quem tem um blog no WordPress, seja ele hospedado no WordPress.com ou em seu próprio servidor, pode contar com o aplicativo oficial gratuito. Redija, corrija, programe, responda comentários, tudo numa interface fácil de usar.

Blogsy
Blogsy (AppStore Link) Desenvolvedor: Fomola
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Redes sociais › Utilidades
Preço: USD 4.99
Uma ferramenta desenhada para tirar o máximo das funções únicas de toque do iPad. Adicionar fotos e vídeos ao seu blog é tão fácil quanto arrastá-los da barra lateral de mídia e soltá-los no seu post. Escrever posts num blog fica tão fácil quanto deveria ser. Nós achamos que o Blogsy torna tão fácil escrever posts, que você irá usá-lo no lugar de seu computador.

* Descrição da App Store.

Adobe Photoshop Touch
Adobe Photoshop Touch (AppStore Link) Desenvolvedor: Adobe Systems, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Entretenimento
Preço: USD 9.99
O sonho de toda pessoa que trabalha com imagens já foi realizado, se chama Photoshop Touch, ele traz as funções básicas do Photoshop do computador diretamente para o iPad com uma interface fácil de utilizar. Ele não é tão poderoso como o irmão maior, porém, com ele você vai poder editar todas aquelas fotos que você quer colocar em seus posts sem dores de cabeça.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Este App é a resposta da Apple ao Photoshop da Adobe, não fica muito atrás não, apesar do PS ter anos no mercado a Apple também possui o iPhoto do Mac como know-how. Você deve escolher entre um dos dois pois realmente são muito parecidos. Edição de fotos, máscaras, efeitos, tudo o que você precisa para deixar as fotos de seus posts melhor apresentadas.

Analytics for iPad - Google Analytics made easy
Analytics for iPad - Google Analytics made easy (AppStore Link) Desenvolvedor: Mario Micklisch
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: Grátis
Não tem nada melhor do que estar ao tanto de suas estatísticas não é mesmo? Não devemos enlouquecer com dados de visitação, sobretudo no início quando nossos blogs são desconhecidos, mas para planejar seu crescimento você precisa estar informado sobre quais estratégias, que tipo de texto vem dando mais certo. Saber de onde vêm seus visitantes e outras informações também é de suma importância. O Analytics é em minha opinião o melhor App para visualizar os dados do Google.

Things for iPad
Things for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Cultured Code GmbH & Co. KG
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 19.99
O Things apesar de ser um pouco caro é um aplicativo que lhe ajudará a manter a organização diária no trabalho como blogueiro, eu com a experiência que o iPadDicas me deu posso lhe afirmar que uma vez que você rastreie suas tarefas e organize sua agenda o exercício da profissão será ainda mais agradável.

Como um blogueiro pode aproveitar ao máximo seu iPad?

Os blogueiros que possuem um iPad estão com uma ferramenta e tanto que vai lhes permitir produzir conteúdo, redigir textos e utilizá-lo como sua principal arma durante o exercício de suas atividades, tudo sem a necessidade de um computador, é questão de prática, com criatividade e os acessórios corretos você estará pronto para trabalhar somente com seu iPad.

Minha sugestão para um blogueiro é que além de se organizar com o Things (ou o Lembretes), para não se esquecer de nenhum compromisso ou texto pendente, possa usar o tablet para enviar e-mails aos contatos (Mail), navegar na internet (Safari), e também claro, utilizar o iPad como ferramenta de produção de textos.

O Pages é um aplicativo fabuloso que possui recursos bastante avançados, é o substituto do Word no iPad e por mais que você se esforce não há outro mais prático que ele.

Além de todos os recursos comentados anteriormente os blogueiros certamente utilizarão os aplicativos gratuitos e nativos, como o App Contatos para gerenciar os e-mails e telefones de seus patrocinadores e contatos, o Agenda para não perder nenhum evento ou reunião importante, agendar seus horários para não perder o foco e também terão o Mail para estar em contato com todo o mundo o tempo todo, o Safari é a porta de entrada para a internet no iPad portanto use-o para consultar a web e buscar todos os conteúdos necessários para a elaboração de um artigo ou matéria, etc.

Outros aplicativos conformam a lista de aplicativos para blogueiros como o Reeder onde você poderá adicionar todos os portais e sites de notícias (via RSS) que lhe interessem para não perder nenhum furo de reportagem desse mundo afora.

Não esqueça que caso você produza um vídeo no iPad pode editá-lo com o iMovie e depois subi-lo ao YouTube diretamente do visualizador (tocando na caixa de compartilhar), para depois incorporar em seu blog. Também separei um editor de fotos para que você não faça feio com a câmera do iPad que é um pouco simples para determinados momentos, o importante é registrar o acontecido e fazer o melhor possível.

Não deixe de adquirir o Pages, ele vai lhe permitir redigir seus posts / artigos no iPad, com ele você pode enviar um documento por e-mail e ainda escolher o formato de saída PDF, para que ninguém possa alterar o conteúdo. Com um teclado externo da Apple a tarefa de redigir notas se torna ainda mais fácil.
Teclado externo: Para otimizar ainda mais a escrita de seus textos, post e interação nas redes sociais pode optar por utilizar um teclado externo. Existem várias opções disponíveis no mercado, se você já conta com uma Smart Cover, que deixa seu iPad apoiado de pé ou na horizontal pode optar por um teclado externo da Apple. O mesmo custa R$229,00 e pode ser pago em até 12 x sem juros de R$ 19,09. [Comprar teclado externo]

Estas são minhas dicas e indicações para vocês blogueiros!

E você? Como utiliza seu iPad para blogar?

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

27 comentários

  • André parabens mais uma vez pela iniciativa do Blog, acompanho diariamente, e sempre volto pra procurar alguma informação. Bom sou fã de series de tv, filmes, livros, hq’s e rpg vc poderia publicar algumas dicas de apps para os fãs de tudo isso.
    Poderia tambem publicar dicas para os profissionais em “Filosofia” estou me graduando, e praticamente vivo com o iPad dentro da sala, já fiz alguns professores aderirem ao uso desse brinquedinho e acabo as vezes auxiliando alguns deles em certos assuntos relacionados ao ipad.

    Obrigado.

  • Eu sei que não tem nada a ver com o post mas vocês sabem onde eu posso achar capas transparentes para a quarta geração do iPad? Não encontro em lugar nenhum

  • Ola,
    Vc sempre indica o pages, mas eu estava vendo o pessoal reclamar da sua ultima atualizacao. vc tb esta tendo problemas ou nao?

    Eu sou psicologa e trabalho na clinica e tb com equipe de competicao, entao vivo em transito e comecei a usar o ipad agora, entao estou preocupada em comprar e dar problema.

    Eu ja vi voce dizendo sobre a importancia de pagar pelo trab dos desenvolvedores e concordo plenamente, mas estou receosa de pagar e nao me ajudar.

    Excelente 2013 p vc e equipe!

  • Sei que tá mais p ocupação, mas vc poderia fazer um tambem “como um estudante pode usar melhor seu ipad

    No mais, ótimo post e fica a dica.

  • Olá André,
    Estou fazendo um curso e uso material em PDF no meu Ipad nas aulas, contudo, queria fazer anotações e marcações no documento.
    Algum app que eu poderia fazer isso?
    Abraços

  • André, bom dia! Parabéns pelos serviços prestados neste espaço. Uma pergunta: Como faço para cancelar uma assinatura de um App que cobra semanalmente pela disponibilização do aplicativo? Desde já agradeço a atenção. Abraços.

  • Andre… Parabéns pela seqüência de textos. Estou acompanhando todos. Minha sugestão é repetição de alguém nos outros mas estou esperando o post para arquitetos, engenheiros e desenvolvedores de softwares.

  • André, não esquente com alguns comentários. Também sou jornalista e passo por isso. Faça o curso “Respostas Cretinas para Perguntas Idiotas” que eles vão pensar duas vezes antes de teclar asneiras.
    Abs,
    ZMC

  • To só esperando o post para: Representante Comercial, Administrador, Vendedor etc…
    Parabéns pelo EXCELENTE trabalho desenvolvido aqui no Blog.

  • Boas! O melhor site sobre IPAD!
    Já vi aqui uma matéria semelhante para arquitetos. Quero ver quando chegar a hora dos engenheiros! (sobretudo eletricistas).

    Obrigado!

    • É por estas e outras que o ditado diz:
      “Quem ri por último ri melhor”

      Eu vivo disto, sou blogueiro… algo contra?
      Pegue suas trouxinhas e vá embora.

      Cada louco nesse mundo.

    • A partir do momento que ele se dedica a isso e é remunerado, é uma profissão.

      E “twitteiro”, caso você não saiba, hoje em dia é profissão. Sabia que eles contratam pessoas pra administrar o Twitter das empresas? Procura Twitter do hipermercado extra, ou da livraria Saraiva. E muitas outras.

      Agora fala ai a sua profissão. Cm certeza ela é superior e mais digna que outras.

    • Tem gente que é jurássica e preconceituosa mesmo. Todas as atividades relacionadas a internet podem e devem ser remuneradas, a questão é qual a fonte de recursos. Por exemplo, se for a própria Apple quem patrocinasse o blog, a gente poderia ter alguma ressalva quanto a isenção do blogueiro.

      Pra exemplo de outros blogueiros profissionais, acompanho dois de esportes: um é do jornalista Vitor Birner, que conheci no tempo da rádio CBN, e que decidiu que sairia da rádio para dedicar-se que exclusivamente ao blog. O outro é o blog do Paulinho, especialista em esportes, particularmente do Corinthians, este vive praticamente só das doações das pessoas que visitam o blog.

      Tive um blog tempos atrás, de finanças, tentei viver de anúncios, mas não deu muito certo. Porque algumas pessoas na internet considera que tudo na net é grátis, que não precisam pagar por nada. Pra este tipo de mentalidade, então blogueiro, tuitero, facebook, e-mail, nada disso teria viabilidade.

      Eu, na verdade, invejo quem consegue viver de blog, não é nada fácil. Mas deve ser bom, pode-se escolher onde se quer morar, dá para trabalhar até na beira da praia, se conseguir fazer tudo usando a net.

    • Olá amigo!
      Estive analisando a sua questão e compreendo a sua estranheza em relação à profissão blogueiro, pois muitos estão criando blogs amadores e sem qualquer toque profissional. Mas tem gente que é profissional sim nesta área,.
      Sei de gente que ganha mensalmente quase 20.000 US Dóllars com os seus blogs! (Como gostaria de ganhar um terço do que ganham um dia!)

      Obrigado André pois você enalteceu esse nosso trabalho.
      Estamos juntos

    • Olá Saidy, obrigado por ajudar a esclarecer o assunto amigo.
      Eu ainda não cheguei nesse nível de ganhos, mas vivo uma vida com privilégios graças ao meu trabalho profissional, que o outro companheiro não aprecia.

      Um abraço.