Apps

[profissões] Como um Arquiteto pode utilizar melhor seu iPad? Dicas e Aplicativos!

arquitetura
Escrito por André Darugna

Um arquiteto dificilmente poderá abandonar de vez o computador para realizar sua profissão, na realização de seu trabalho existe a necessidade de utilizar softwares exclusivos para desenho de projetos e inclusive 3D, porém, nada impede que com um pouco de criatividade você arquiteto faça um bom uso do iPad como ferramenta em seu ambiente de trabalho.

Veja bem, arquitetos possuem clientes, muitas vezes são profissionais independentes e se relacionam via e-mail, agendam reuniões e também precisam estar antenados com tudo o que é trend no ramo.

Separei uma lista de aplicativos especiais para os arquitetos, como também ao final faço uma sugestão de uso para que o arquiteto possa utilizar o iPad para lidar com os clientes e fazer apresentação de portifólio para clientes em potencial.

Não deixe de ler o artigo especial para arquitetos e engenheiros que publicamos anteriormente!

Apps para Arquitetos:

Keynote
Keynote (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
O Keynote é o aplicativo de apresentações mais poderosos já projetado para um dispositivo móvel. Ele torna a criação de excelentes apresentações, com elementos gráficos e transições animadas. Permite a criação de um excelente portfólio para apresentar seus trabalhos aos clientes. Também poderá utilizar o Keynote para apresentar projetos. Ele é o aplicativo que substitui o Microsoft Power Point no iPad.

AutoCAD 360
AutoCAD 360 (AppStore Link) Desenvolvedor: Autodesk
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: Grátis
Exiba, edite e compartilhe seus arquivos DWG™ com qualquer pessoa, em qualquer lugar. Este App permite que você trabalhe com desenhos do AutoCAD® diretamente no iPad. Anote e revise desenhos de maneira precisa enquanto estiver no local no campo, em reuniões ou fora do escritório. Trabalhe com versões locais de seus projetos quando você não tiver uma conexão com a Internet e abra facilmente arquivos DWG, DWF, e DXF ™. Experimente a liberdade de levar seus projetos onde quer que você vá.

* Descrição da App Store.

CadControl
CadControl (AppStore Link) Desenvolvedor: Maide, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Um aplicativo que aproveita a interface multi-touch do iPad, ele permite que você interaja com seus modelos 3D da for mais natural possível, suas mãos. Você poderá substituir completamente ou em partes o mouse e teclado, funciona em conjunto com seu computador. É um acessório para trabalhar melhor com seus projetos. Compatível com 3ds Max, Maya, Rhino, SketchUp e SolidWorks.

Home Design 3D
Home Design 3D (AppStore Link) Desenvolvedor: Anuman
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Estilo de vida
Preço: USD 6.99
Pretende mudar a decoração da sua casa, modificar as cores e remodelar o espaço interior? A aplicação Home Design 3D é perfeita para conceber e desenhar a casa dos seus sonhos, com a máxima simplicidade! Com a sua revolucionária tecnologia 3D em tempo real e uma interface pensada para todos, o Home Design 3D está à altura das suas expectativas mais exigentes.

* Descrição da App Store.

WinTOTAL for iPad
WinTOTAL for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: a la mode, inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Negócios › Produtividade
Preço: Grátis
Este aplicativo permitirá que você crie suas plantas de forma precisa utilizando a ponta de seus dedos, inclusive construções complexas. Graças ao multi-touch do iPad você poderá desenhar paredes, definir áreas, incluir etiquetas e desenhos pré-moldados.

* Descrição da App Store.

Sun Seeker: 3D Augmented Reality Viewer
Sun Seeker: 3D Augmented Reality Viewer (AppStore Link) Desenvolvedor: Ajnaware Pty Ltd
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Navegação › Foto e vídeo
Preço: USD 6.99
Este aplicativo é excelente para que você possa iniciar uma construção ou obra, ele permite graças à realidade aumentada que você saiba exatamente o percurso do Sol em qualquer hora do dia. Dessa forma você pode planejar seu projeto para melhor aproveitar a luz do dia e evitar fontes de calor em locais inapropriados.

CARTOMAP CAD
CARTOMAP CAD (AppStore Link) Desenvolvedor: ANEBA Geoinformatica, S.L.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 19.99
O Cartomap Cad permite você criar, abrir, editar, enviar e receber arquivos com as extensões DWG / DXF e CTM, arquivos de projetos que você pode abrir diretamente via e-mail ou enviá-los por iTunes, iDisk, Dropbox ou WebDAV. Ele ainda fornece mais de 150 ferramentas Cad para editar seus arquivos (linhas, arcos, polígonos, mão livre, textos, símbolos, etc).

Revoluz
Revoluz (AppStore Link) Desenvolvedor: Weliton Flor
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Catálogos › Produtividade
Preço: Grátis
Excelente e gratuito, o Revoluz é um aplicativo para cálculos luminotécnicos, com ele você poderá calcular a quantidade exata de luz que necessita cada ambiente, utilizando a câmera do iPad.
Com o Revoluz você conseguirá alcançar uma iluminação eficiente e com a quantidade de peças necessárias para dar brilho ao seu projeto.

Architactile Inception
Architactile Inception (AppStore Link) Desenvolvedor: Architactile LLC
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Negócios › Produtividade
Preço: USD 499.99
Este aplicativo é extremamente profissional e permite que os arquitetos desenvolvam rapidamente um escopo preliminar, orçamentos conceituais, diagramas de bolha (forma quadrada com cantos arredondados) e análises de custo total do projeto. Realmente ele é muito poderoso, apesar do alto investimento ele é daqueles aplicativos que valem a pena investir.

Como um arquiteto pode aproveitar melhor seu iPad?

Acredito que o profissional arquiteto que trabalha com o iPad possui uma ferramenta poderosíssima para se relacionar e também exibir seu portifólio em reuniões. Sugiro para um arquiteto o uso do iPad como cartão de visitas ambulante, você leva ele consigo aonde for, com ele mostra seus trabalhos aos clientes potenciais e está sempre de olho em seu e-mail e agenda de compromissos.

Felizes os arquitetos que poderão utilizar em grande parte aplicativos gratuitos e nativos, como o App Contatos, o Agenda, Mail, Safari, etc. Utilizando o Contatos para gerir seus clientes, fornecedores e parceiros você mantém sua lista de telefones, e-mails e endereços sempre à vista.
Já o App Agenda pode ser muito bem empregado para que você arquiteto se mantenha organizado, os profissionais independentes geralmente sofrem com a organização, portanto, nada melhor do que agendar suas tarefas e não perder a hora para nenhuma reunião importante.

O App Mail é uma ferramenta fantástica pois os avisos e notificações que o iOS nos traz permitem que você saiba ao instante dos e-mails que recebeu, nunca deixando para trás ou até mesmo perdendo de vista um e-mail importante.

O Safari é a porta de entrada para a internet no iPad, o melhor navegador sem dúvidas e que vai lhe permitir buscar tudo o que precisar para realizar seu trabalho como arquiteto, já seja um telefone de um fornecedor, um endereço, uma empresa prestadora de serviços, enfim, este App é fundamental até mesmo para a inspiração, existem milhares de galerias de trabalhos de arquitetos na internet, você pode dar uma voltinha por elas quando quiser utilizando o Safari.

Não deixe de adquirir o Keynote, ele vai lhe ajudar a criar apresentações que realmente impactam no iPad, com ele você poderá criar e manter sempre atualizado seu portifólio, que será apresentado aos seus clientes em potencial a cada visita. Uma boa imagem vale mais do que mil palavras, faça eles desejarem você! Com uma caneta Stylus você poderá realizar esboços diretamente na tela de seu iPad durante uma reunião.

Estas são minhas dicas e indicações para vocês arquitetos!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

14 comentários

  • Ola
    Gostaria de ver matérias sobre dicas, ferramentas e apps para administradores de empresa de construcao civil.
    Agradeço desde já

  • Muito interessante as suas dicas, um ipad de 16gb atenderia bem as minhas necessidades ? Sou estudante de arquitetura e Urbanismo e estou querendo comprar meu primeiro ipad, mas a duvida é qual a capacidade ideal? Se puder ajudar agradeço e parabéns pelo blog

  • André, parabéns pelo post. Há um ano uso o IPad profissionalmente e tem sido fantástico. Uma dica bacana é usar a sincroniza com iTunes e abastecer o IPad de imagens organizadas por assunto, extremamente úteis em consultorias, visto que uma imagem ajuda muito a ilustrar as ideias. Apresento todas as volumetrias através do dropbox, impressionando muito os clientes…entre as outras dicas de aplicativos que você citou…Realmente é difícil ficar sem o IPad agora…Grande abraço, Heloisa

  • Boa noite André,

    fugindo um pouco da temática do post (mas ainda relacionado), estou fazendo um trabalho como freelancer e queria saber se você conhece algum App que automatize uma função que eu tenho feito no Excel: Calcular o valor final do trabalho com base na seguinte fórmula:

    (Custo da hora x Tempo decorrido) + (Custo página x Quantidade página)

    A idéia seria um aplicativo que eu jogasse os valores iniciais, e apertasse um botão que cronometrasse o tempo decorrido, e no final eu acrescentava quantas páginas eu escrevi, chegando assim ao valor.

    Existe algum aplicativo para o ipad que possibilite essa forma de uso?

    Obrigado

    • Não sei se você já tem o app Numbers, mas nele é possível utilizar quase todas as fórmulas do Excel.

      Att. Gregorio

  • Uma sugestão:
    Geralmente, logo abaixo do título da matéria, vc coloca uma foto do aplicativo ou relacionada a matéria. Por exemplo, na matéria de profissões aparece uma foto de um desenho de uma casa com 2 carros. Que programa é esse?? Serve também para todas as outras matérias de onde a foto do relacionado programa é.

    Muito obrigado pelas dicas.

  • Parabéns pela idéia André!!
    “Profissões” vai tirar a idéia que muitos tem de que o iPad só serve para diversão!
    Minha irmã é arquiteta e já estou encaminhando essa matéria do seu blog pra ela dar uma olhada!
    Valeu!!

  • Sugestão para profissão – Programador ou Desenvolvedores de Software , como queiram. Acho que seria interessante

  • Excelente post!! Minha prima que é arquiteta, está relutando em comprar um iPad para usar com os softwares CAD e aposentar o notebook gigantesco dela. Vou mostrar esses apps para iPad, e tenho certeza que ela vai acabar cedendo.
    Parabéns André, pelo post, e continue com essa “série” profissões , que tenho certeza que muitos que acompanha o iPaddicas, que ainda não utilizam seus iPads no trabalho, começarão a utiliza-los.