Apps

Conheça o Paper, desenhos e rabiscos no iPad levados a outro nível!

Paper App para iPad - Desenhe como profissional
Escrito por André Darugna

Olá amigos do iPadDicas.com, hoje vou falar sobre um aplicativo interessante que permite desenhar no iPad, mas não pense em desenhos infantis ou pouco estruturados, estou falando de um App que permite fazer desenhos de nível profissional utilizando a ponta dos dedos ou uma caneta Stylus.

Se há algo que me encanta nessa revolução digital são os aplicativos que oferecem a possibilidade de realizar trabalhos minunciosamente bem feitos. Em especial estes que oferecem suporte à arte e a criatividade. Acompanhe as texturas, pincéis e toda a qualidade do aplicativo que se chama Paper e é uma excelente opção para quem quer esboçar e ilustrar suas idéias com a ajuda do iPad.

Paper by FiftyThree
Paper by FiftyThree (AppStore Link) Desenvolvedor: FiftyThree, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Entretenimento
Preço: Grátis

Prós:
O Paper é um aplicativo muito bem elaborado, com uma qualidade gráfica tremenda e que coloca ao seu dispor vários pincéis e cores para realizar melhores desenhos, ademais identifica a pressão, podendo desenhar traços mais duros e mais suaves tornando seus trabalhos verdadeiras obras de arte.

Acredito que um dos diferenciais dele seja a forma que ele armazena os trabalhos, em livros com páginas, podendo separar seus desenhos em categorias, relacionando ou não uma arte da outra.

Outro ponto que para mim termina sendo um ponto positivo é a possibilidade de testar todos os pincéis antes de comprá-los.

O Paper embora seja gratuito possui somente 1 tipo de pincel desbloqueado, portanto se você quer realmente alcançar tudo o que ele pode lhe oferecer terá que comprar os pincéis extras que custam $1,99 cada ou um pacote com todos por $7,99.

Ele permite que você exporte suas criações e compartilhe na web, poderá publicar diretamente no Tumblr, Twitter, Facebook ou ainda enviar por e-mail, seus amigos vão adorar receber uma cópia de seus trabalhos.

Contras:
É difícil identificar um ponto negativo neste aplicativo, o fato de ter que comprar pacotes de expansão não chega a se tornar algo ruim, é um fato que o aplicativo é muito superior ao Penultimate e similares, portanto, é fato também que ele possui um valor e se você deseja usufruir de tudo o que ele oferece deverá desembolsar por isso.

Vídeo do App

* Assista. Realmente vale a pena pois mostra exatamente tudo o que ele pode lhe oferecer.

Considerações Finais

Paper aplicativo para iPad, iPad 2 e uma caneca do Starbucks

Bom gente, trouxe hoje um aplicativo muito interessante que é uma mais-valia para todo artista ou aspirante a cartunista. Acredito que se você quer tirar proveito de seu iPad deveria pensar em utilizar as ferramentas corretas, este aplicativo juntamente de um bom Stylus poderá lhe oferecer liberdade para criar onde quer que esteja com qualidade, sem se preocupar com papéis amassados, peso e seus materiais espalhados por aí.

Como vimos no vídeo, mesmo em uma praça você terá todas as ferramentas em mãos para trabalhar, o único que terá de fazer é tirar o iPad e a Stylus da mochila e deixar a criatividade fluir, lembrando que a caneta é totalmente opcional.

Debate:
[style_list style=”bullet_list”]

  • Qual é seu aplicativo para desenhar favorito?
  • Conhece algum que seja tão profissional quanto o Paper?
  • Possui uma Stylus? Conte-nos a marca, onde comprou e se recomenda.
  • [/style_list]

    Um abraço, até já.

    * Dica do Alyson Darugna

    Sobre o autor

    André Darugna

    Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

    63 comentários

    • Oi André! Td bem? Vc poderia me ajudar? Tem como recuperar uma pagina do paper q foi excluída?
      Desde já, fico grata!
      Não poderia deixar de dizer que mesmo depois de alguns meses usando meu ipad, o ipaddicas continua me auxiliando muuuuuito. Parabéns pelo excelente trabalho, pela super organização e catalogação de assuntos. E principalmente, obrigada pelas orientações preciosas q vc repassa no nosso iPad dicas de todo dia… Rsrsrsrs
      Abraço!

    • Simplesmente não consigo comprar os pincéis extras, nem o pacote. Tanto faz na App Store americana ou Brasileira, sempre vem este aviso: Compras Integradas nao sao permitidas.

    • Olá, comprei um iPad 3 recentemente (meu primeiro iPad) e baixei o Paper logo em seguida, pois vi a dica por aqui. Sou designer de calçados e já estou usando. Comprei outros pincéis e para um desenho mais “esboço”, para não perder a idéia na hora que ela surge, quando se está esperando em aeroporto, sala de espera, etc., estou achando ótimo. Me mando o desenho por e-mail e depois salvo a imagem. Ainda estou usando os dedos, agora quero comprar uma stylus. Também adorei o blog, parabéns.

    • Baixei o PaperDesk André! Ele realmente é excelente. Achei muito bom mesmo. O melhor dos que já experimentei. Vou comprar uma canete Stylus e a versão completa. Super versátil. Ainda não vi como salvar em PDF e imprimir. Estou ainda na versão Free.

      Obrigado pela dica André!!!

    • André um contra que vi neste App, que não sei se é uma filosofia da Apple, é que não consigo salvar o arquivo em PDF, nem imprimir. Só se consegue usá-lo no iPad. É assim mesmo?

      Outra coisa, alguém saberia informar uma App deste tipo que funcione como um caderno para se levar a Faculdade? Que se possa escrever e fazer desenhos e salvar como um livro. Este Paper tem isto de bom. Salva como um livro.

    • Muito bom o programa, mas nao querendo pedir demais (ja pedindo) eu queria um programa que “misturasse” a digitação com o desenho, como o Paint do PC entende? Pois eu uso meu iPad na escola, então na hora de fazer os gráficos e tudo mais é dificil de escrever com esse app, ele é bom mesmo pra desenhos. Quanto a stylus, ela funciona no iPad ? Tem que ser uma específica certo ?
      Abraço

    • Oi André

      Não dá pra acreditar que tem gente falando mal do teu blog e citando o BlogiPad. É dose…
      Não preciso dizer que respeito muito o teu trabalho né cara?

      E tu ainda consegue responder com elegância e ser respeitoso. Não é à toa que teu blog faz esse sucesso. Um dia ainda vmaos trabalhar juntos velho!!

      Grande abraço.

    • Olá André. Gostei muito da dica, vou baixar esse aplicativo já, rs. Tenho meu ipad há pouco tempo, e confesso que estou na dúvida em qual caneta comprar, porque não entendo muito disso. Então qual marca você me recomendaria? Onde posso encontrá-la? Talvez o assunto esteja um pouco fora do que foi dito no post, mas procurei aqui sobre isso e não encontrei nenhum post relacionado a tal tema (mas se houver, me desculpe). Estou desesperada, haha. Se puder responder ficarei muito grata. E a propósito, o site está de parabéns!

    • O BlogiPad já publicou essa dica há dias…essa e muitas outras que aparecem por aqui.
      Na boa, o iPad Dicas é ótimo, mas as matérias não citam a fonte. E eu duvido que tudo aqui seja 100% original.
      Desculpem a sinceridade, mas acho que isso iria ajudar o site a crescer.

      • Esse app é um dos destaques na App Store. Eu já havia visto esse app na página principal da App Store antes de ser escrito o post. Acho que o André só quis esclarecer para que serve o app e como funciona, mostrando assim o motivo de sua popularidade e por isso, testou e fez um post com suas experiências.

        Abraços!

      • Olá Carlos, o BlogiPad que não citou que o aplicativo estava na CAPA da App Store…
        Você não conhece o iPadDicas, de verdade não.

        Eu sim conheço e respeito o Tavares, do BlogiPad, não costumo entrar lá para ler o blog dele justamente para não me contaminar, prefiro tomar minhas próprias decisões e seguir meu caminho.

        Eu escrevo absolutamente tudo o que está aqui baseado em minha experiência, principalmente os tutoriais. As indicações muitas vezes são feitas no que há de novidade (capa da App Store), no que está popular (capa da App Store) e aqui Carlos nós temos Calendário de posts:
        http://ipaddicas.com/calendario/

        Ou seja, eu não me esforço para chegar antes, me esforço para ser organizado e que o público saiba o que vai encontrar em cada dia da semana:

        – Segunda: Dica ou Tutorial
        – Terça: Resenha de Jogos
        – Quarta: Lista de Top
        – Quinta: Resenha de App
        – Sexta: Resenha de Jogos

        Eu não ganhei 2 prêmios Top Blog por copiar o BlogiPad, do fundo do meu coração você está 101% errado.

        Até mais.

    • Eu comprei o Bamboo Paper da Wacom e o Sketchbook Pro da Autodesk, ambos são muito bons mas o da Autodesk é mais profissional e tem mais opções de pinceis, lapis, etc… sem contar outras ferramentas que são excelentes.
      Uso também o AnimationDesk que é pra fazer animação do tipo tradicional, muito divertido :)
      De qualquer forma achei esse app interessante e vou experimentar.

      Agora cá entre nós, queria eu poder sair com meu iPad pelas ruas fazendo esboços a vontade e sem medo de ser roubado… hehehe

      abração

      • Valeu pela dica, amigo. Eu baixei a versão free do Sketchbook Pro e achei excelente! muito bom, achei melhor que o paper, aliás, muito melhor, sem comparação!

        Abraço

    • Realmente muito bom app, valeu pela dica!
      Ainda não vi necessidade de comprar os adicionais dele, a versão free por enquanto tá de bom tamnanho.

      P.S.: finalmente jogos disponíveis na Appstore brasileira!!!

    • Parabéns pelo blog, realmente excelente. Tenho um iPad 1 e preciso de um aplicativo de desenho/anotações compatível com AirPlay para poder exibir a tela do iPad 1 na TV através da minha AppleTV. Vc conhece algum ? Obrigado!

    • Eu achei muito legal, mas ainda não five coragem ce comprar os extras…Eu uso o penultimate no dia a dia.
      Minha stylus é uma Griffin. Boa Páscoa!

    • Acho essa app um pouco limitada na sua versão gratuita (a versão completa custa 6€) .
      Talvez a app Sketchbook Express esteja mais interessante (completa custa 2,37€) .
      Em relação às Stylus uso, tanto no meu Asus Transformer como no “New” iPad (3), a Dagi P504 e a P005.

    • OFF TOPIC:

      Já temos a categoria JOGOS na App Store Brasileira!!!! Acho que agora é o fim das contas Americana e uruguaia… e o fim dos Gift Cards!!!! EBA!!!

    • Eu baixei este app recentemente. O melhor que baixei até agora. Já comprei todos os pincéis e arrisquei alguns desenhos. O que falta pra mim é uma caneta style que funcione (a minha é daquelas baratinhas e meio ruinzinha, não sabia qual comprar), se alguém souber de uma bem boa fala aí. Mesmo assim o Paper é ótimo, até já fiz uns desenhos pra uma aula.

      • Para compras de acessórios sugiro dealextreme.com
        Até US$ 50 não paga imposto. Comprei meu Stylus por lá.
        Leva uns 45 dias para chegar mas chega.
        O preço da mercadoria já inclui o frete .
        Se pedir algo de US$ 2 chega, e em casa.
        Tem itens ruins mas tem vários que valem a pena.
        Tem tantos itens que leva horas para decidir quais itens pedir.
        Cuidado para não viciar!

      • Não paga imposto se for de pessoa fisica para pessoa fisica. Se a Deal envia como empresa, a receita pode taxar se pegar numa malha fina.

    • Oiiii já havia baixado este App no meu IPad,muito bombom!!!
      Só que agora quero falar sobre a grande novidade de hoje,nosso pressentindo de Páscoa rsrs!
      Alegrem-se brasileiros já podemos baixar jogos pela App Store Brasileira….
      Nossa que bomm,agora o pessoal do iPad dicas cai ter muita coisa pra falar…
      Desculpe ter usado este espaço e que não sabia onde comentar rs
      O/

    • O bacana do Paper é o pincel Color. Na minha opinião, o Penultimate é bem superior (pena que não tem o pincel color). Mas tb não é específico para desenho.
      Em todos esses programas de escrever é fundamental uma caneta pois dá maior precisão principalmente nos pequenos detalhes. Comprei a minha numa loja de informática – R$ 50. Acho que que só serve para iPad mesmo.
      Obrigado pela dica.

    • Muito divertido e com uma aparencia muito boa. Super recomendado. To ate com vontade de comprar uma caneta rs. Alguém sabe alguma para indicar? Qualquer tipo de caneta serve, ou tem q ser para tablets? Gostaria de sugestões.
      Parabéns mais uma vez pelo post, ipaddicas sempre na frente.

    • Estou usando ele a duas semanas pelo menos e a cada dia que passa me surpreendo com a qualidade deste aplicativo.
      Realmente muito bom e por causa dele estou pensando seriamente em comprar uma caneta stylus.
      Abraço

    • Pessoal, utilizo este App e é maravilhoso!!

      Vocês sabem se ele tem uma opção de voltar atrás? tipo CTRL+Z? Quando faço um risco no lugar errado tenho que usar a borracha e ficar aquele buracão? eheh

      Como faço pra exportar as imagens? Na minha tela só consigo ver os pincéis…

      Obrigada! bjss

    • Utilizo o Upad. Também é fantástico e na versão gratuita funciona quase tudo.
      Um dos recursos do Upad é poder apoiar a mão na tela enquanto escreve. Ele tem uma área de apoio configurável.
      Vários pincéis cores , recursos e gerenciamento.

    • Olá, Andre. Eu uso uma DIY Stylus, conforme é mostrado no video abaixo. Funciona muito bem, é precisa mas é um pouco fragil. Pode ser feito com um pacote vazio de Doritos (ou outro salgadinho). Não é um modelo para carregar no bolso. A ponta amassa com facilidade. Tenho uma em casa e uma no serviço.
      http://www.youtube.com/watch?v=opm0B1jd19A

      Um modelo mais durável pode ser visto no video abaixo, mas esse eu ainda não testei.
      http://www.youtube.com/watch?v=4YE8rGuLCtU

    • Jejeje.. Já to baixando… Esse é um app dos q eu gosto…. Grátis…. Valeu pela dica….

      Pra vc André e pra todos do blog uma boa páscoa…

    • Baixei e achei ótimo, vou comprar alguns pincéis mas acontece que sumiu esta opção aqui, aliás, sumiu todos os pincéis e só aparece os cadernos com as páginas em brancos. Eu posso desenhar com o pincel que veio free, mas não consigo fazer mais nada.

    • Olá, André, bom dia! Nessa categoria o PAPERS se sobressai sobre os demais… Não me refiro ao Penultimate mas alguns mais complexos, com maiores possibilidades… Em fim, para um visual bacana em textos, ele pode ser aproveitado? Adoro os TEMPLATES da APPLE, os coleciono… O PAPER serve para, de alguma forma contribuir nesse aspecto? De já, obrigado e parabéns pelo IPAD DICAS…. Sem dúvida um Blog de leitura indispensável para quem possui IPAD…

    • Nossa, pelo vídeo o app parece realmente muito útil para quem lida com este tipo de função. Acho que vale o investimento.

      Abraço

    • Olá André muito legal o post de hoje, não estou com o meu ipad agui mas assim que chegar em casa vou baixar!
      Tenho uma pergunta você saberia informar onde comprar uma stylus?
      Valeu pela dica! Abraços

    • Vou baixar agora mesmo. Pois se tem um tipo de aplicativo que gosto muito,são esses de desenho e notas! Bela dica André,gostei mesmo!!!

    • Eu já experimentei este, mas em modo gratuito, apenas 1 pincel de facto, é pena. Mas tem bastante potencial, para quem quiser comprar as restantes ferramentas.
      Eu uso o DrawCast, que é o melhor gratuito que já encontrei. Tem várias cores, permite misturá-las para criar novas, permite fazer blend nas transições de cor e tem traços muito variados. Para mim, é do melhor.
      Ah, e tenho uma pen stylus dos “chineses”, custou pouco mais de 1€ (veio do eBay).

    • ola pessoal, bom sou suspeito pra falar, :) sou arquiteto e Cartunista, na verdade a maioria dos meus aplicativos são cadernos de desenho, tenho e uso vários à muito tempo como o sketch pro, e por coincidência estou usando o paper a uns dois dias… realmente não é profissional como o sketch e sim para como disse o amigo ae em cima rabiscar, curtir o traço, excelente, o traço é suave e flui muito bem como aquarela… quanto a caneta uso dois tipos uma bem baratinha quando vc pega o jeito é supe gostosa de deesenhar tem no ML a 17,00 – http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226200108-caneta-capacitativa-htc-desire-g7-hd2-touch-hd-ipad-iphone-_JM e importei uma profissional da adonit (http://adonit.net/)a 60 U$ tem uma no ML a 185,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231598131-jot-pro-by-adonit-caneta-profissional-p-ipadipad2iphone-_JM … particularmente acho as stilus tradicionais muito grossas a ponta o que dificulta o desenho… mas ajuda na pintura enfim apesar de o app ter varios tipos de canetas e pinceis, vc ter tres tipos de canetas capacitivas também ajuda se seu lance for mais profissional! abraço a todos!

      • Nossa, eu amei esta caneta, sou ilustradora e apesar de gostar muito da Stylus Bamboo para tudo, em algumas situações, se ela fosse um pouco mais fina, ajudaria.
        Muito obrigada pela dica.

    • Instalei a pouco tempo o programa SketchBook Pro. Maravilhoso programa pra desenho, trabalha com até 12 camadas (fica mais fácil trabalhar os detalhes dos desenhos), muitos pincéis, todos personalisáveis.

      Não estou desmerecendo o post, mas o SketchBook Pro é barato e melhor.

      • Isso é verdade Fabiano tambem prefiro , porém o intuito do aplicativo é a casualidade, não desenho profissional. Para usar no dia-a-dia o Paper é incrível , melhor que o Penultimate como foi citado no blog.

      • O aplicativo é bom, mas poderia melhorar…

        Concordo, deveria ter o sistema de camadas (layer),
        mesmo para desenhos casuais.
        Falta poder salvar no álbum (imagem) (não achei)
        E falta espessura nos pincéis. (não achei)

        Para desenho vetor até agora o melhor que encontrei é o “adobe ideas”
        que teve atualização recente, ficou muito bom.

        E desenho geral o “sketchbook pro”, que tem a versão express.