Apps

Review: NeroKwik, o aplicativo que reúne todas as suas fotos digitais num só lugar.

nerokwik ipad ios iphone
Escrito por André Darugna

Nos dias atuais temos tantos dispositivos e tantas redes sociais onde guardamos nossas fotos digitais, que no final das contas nos perdemos e quando mais queremos mostrar uma foto a alguém, não sabemos onde raios temos ela armazenada.

Se você se identificou, hoje vai conhecer uma bela solução para o problema, trata-se do NeroKwik para iPad, um aplicativo multi-plataformas que integrará suas fotos de smartphones, tablets, computadores e redes sociais em um só espaço.

Com o NeroKwik você terá uma biblioteca sincronizada com todas as suas fotos.

NeroKwik - Connected Photo Gallery
NeroKwik - Connected Photo Gallery (AppStore Link) Desenvolvedor: Nero AG
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Redes sociais
Preço: Grátis

A ideia do NeroKwik é genial, você conseguirá agrupar num espaço único todas as suas fotos espalhadas entre dispositivos e redes sociais da internet, as imagens são exibidas em uma linha de tempo, ficando as mais recentes no topo, com possibilidade de personalizar a exibição.

Entre as funcionalidades, quero destacar:

  • Sincronização via internet de fotos de vários dispositivos e redes sociais (Facebook, Google+ e SugarSync);
  • Multi-plataformas: iPhone, iPad, Android, Windows 8, Nook, Kindle e em breve Windows Phone 8, Windows 7 e OS X;
  • Possibilidade de marcar fotos;
  • Compartilhar grupos de fotos com amigos que não possuem o aplicativo via navegador web;
  • Criar galerias com fotos selecionadas;

A sincronização dos conteúdos é feita de forma automática cada vez que você inicia o aplicativo, baixando ou enviando as fotografias novas para todos os dispositivos.

Interface e funcionalidade:
Em geral o aplicativo funciona bastante bem, se o usuário conta com acesso rápido à internet a experiência é bastante agradável, o que não me agradou muito foi a interface que poderia ser potencializada, em momentos é muito simples, em outras difícil de entender o funcionamento.

nero kwik para ipad fotos sincronizadas

Interface com fotos locais e sincronizadas do Facebook no NeroKwik para iPad.

Privacidade:
No quesito privacidade o NeroKwik para iPad e outros dispositivos promete privacidade absoluta das fotos, o usuário é quem controla a exposição das fotografias, permitindo o compartilhamento ou não com outros usuários. De forma alguma o aplicativo publicará sem o consentimento do usuário nas redes sociais interligadas, nem mesmo irá expor suas fotos em algum lugar público e aberto da internet.

Limitações:
O NeroKwik em sua versão gratuita permite conectar até dois dispositivos de uma só vez, como por exemplo, iPad e iPhone, mais as redes sociais Facebook, Google+ e o disco virtual SugarSync. O desenvolvedor adicionará futuramente uma versão premium que liberará a sincronização de dispositivos ilimitados, para que você possa conectar todos os seus gadgets de uma só vez.

Cadastro do usuário:
O cadastro é gratuito e o usuário deverá ingressar seu e-mail, nome completo, senha, país de residência, língua principal e aceitar dois termos. Embora o cadastro não seja intrusivo, o fato do aplicativo já ser compatível com o Facebook, poderia liberar a autenticação pelo Facebook Connect, evitando a necessidade de preenchimento do cadastro.

Considerações Finais

O NeroKwik é uma excelente pedida para você que captura momentos especiais em diversos aparelhos, mas nem sempre consegue localizar as fotografias no tempo certo, é normal que tiremos fotos digitais com o smartphone, tablet, câmera digital e também armazenemos fotografias em nossos computadores, poder ter acesso a todas elas num só espaço sem custo algum é fenomenal, ainda mais quando não se paga nada por isto.

Debate:

  • Como você organiza suas fotos digitais entre dispositivos?
  • Nota do Editor

  • Regular
$0.00FREE

  • NeroKwik para iPad
  • Reviewed by:
  • Publicado: 18 de julho de 2013
  • Atualizado: 17 de julho de 2013
  • Interface
  • Utilidade
  • Preço

  • Resumo da Resenha:

  • O NeroKwik é um aplicativo multi-plataformas que tem como objetivo juntar num só espaço todas as suas fotos digitais espalhadas em diversos dispositivos, computadores e redes sociais.

Prós

Serviço disponível em várias plataformas que pode ser extremamente útil para os usuários que vivem "entre mundos", trocando entre iOS, Android, computadores e redes sociais o tempo todo, desta forma, todas as fotos do usuário ficam exibidas num só lugar, sem custo algum.

Contras

A interface deixa a desejar e deveria ser melhorada, a funcionalidade não se vê afetada mas os usuários estão cada vez mais exigentes. Embora exista uma promessa de um serviço premium, de momento o uso está restrito a somente dois dispositivos, mais duas redes sociais.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

6 comentários

  • Meu filho nasceu dia 29/06/2013 e agora a quantidade de fotos (e vídeos) se multiplicaram.
    Os dispositivos que temos em casa são: 2 iPads (iOS), 2 Samsungs Galaxy S2 (Android), uma câmera CyberShot e uma Nikon D3100 e registramos as fotos e vídeos com todos eles. Estou com dificuldade de sincronizar tudo e gostaria de uma sugestão da galera.
    O que eu estou fazendo no momento é copiando todas as fotos para o computador (apagando dos dispositivos) e compartilhando via dropbox(inclusive para enviar as fotos para os parentes do interior).
    Recomendo muito o dropbox para armazenamento e compartilhamento tanto de foto e vídeo quanto de outros arquivos.

    Abraço Fabio Melo

    • Eu também uso o Dropbox para guardar fotos (mesmo as que não pretendo compartilhar) e apago dos dispositivos, que no meu caso são bem menos, apenas um iPad, um smartphone Android e, bem ocasionalmente, uma câmera tradicional. Assim libero a memória deles e tenho todas as fotos disponíveis prontamente pelo computador, ou pela internet quando estou no iPad ou Android. Tem também o Flickr, que promete espaço generoso de 1TB, mas depois de ter feito um teste não me agradou muito, apesar da bela interface achei um pouco confuso e menos prático. Uploads em álbuns de redes sociais é algo que descarto, por questões de privacidade, propriedade dos dados e por nunca saber o dia que irei sair delas, então Facebook e Google+ não me servem. No Mac tem o compartilhamento via iPhoto. Ainda acho que o Dropbox é a solução que melhor funciona para mim, pela combinação de simplicidade, praticidade, e ter acesso aos arquivos em si (e não apenas uma interface para visualizá-los), o que facilita na hora de renomear, copiar ou apagar algo. Eu crio uma pasta para cada tema ou evento, ou se for algum tema recorrente, crio uma pasta com o tema e vou criando subpastas por ocasião (ex.: Gabriel 2011, ou Sofia 2012-07, etc).

  • André, tentei instalar e não consegui. Preenchi todo o cadastro como solicitado (e-mail, senha, nome, sobrenome, país, etc, etc, e quando cliquei Next apareceu a informação de que havia ocorrido um erro de conexão desconhecido quando tentava se conectar com o Nerokwik server. Tentei várias vezes, tanto no Ipad como no Iphone, e não deu certo… Em compensação, li a dica do José Augusto e instalei de primeira o Cooliris,que à princípio me pareceu muito bom. Não sei se esse aplicativo sincroniza com o Windows 7, que é o que eu preciso…porque instalei nele umas fotos com pendrive e o Icloud não sincronizou nem no Ipad 2 e nem no meu Iphone. Por favor me dê uma dica de como resolver esse problema com o Icloud (aliás, tenho penado com esse Icloud… tenho fotos repetidas que se apagar em um álbum ele avisa que todas se apagarão, fico na dúvida e não faço nada). Será que o novo IOS 7 virá com novidades à esse repeito? Fiquei sabendo que no Android a gente pode levar uma foto de um álbum para outro simplesmente arrastando, não é o máximo? Apaga-se fotos só pressionando-a. Seria um sonho se a Apple usasse esse sistema, bem mais fácil e prático. Desde já agradeço a sua ajuda.