Apps

Conheça os 8 melhores Navegadores de Internet para iPad, iPhone e iPod Touch.

navegadores
Escrito por André Darugna

Olá amigos, nem só de Safari e Chrome sobrevivem os usuários do iPad, existem muitas outras opções no mercado e você vai conhecer hoje o diferencial de cada um deles.

Existem navegadores para todos os gostos e necessidades é por isto que trazer uma lista atualizada se faz justo hoje em dia, depois de tanto barulho que o Chrome fez na semana passada depois de sua chegada ao iOS certamente muitos estarão se perguntando se existem melhores opções na App Store.

Será o Chrome o melhor navegador? Será o Safari imbatível? Acompanhe o post e tire suas conclusões.

Safari

Nativo do iOS o Safari é certamente uma das melhores opções que o usuário vai encontrar, um dos motivos é que neste sistema ele é o único padrão e cedo ou tarde você será obrigado a utilizá-lo, seja para abrir um link ou interagir com o iOS.

Chrome: o navegador da Web do Google
Chrome: o navegador da Web do Google (AppStore Link) Desenvolvedor: Google, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades ›
Preço: Grátis

O navegador do Google chegou com tudo no mundo iOS e já conseguiu uma legião de fãs, seu grande diferencial é a interação entre dispositivos (você pode continuar a navegação iniciada no computador ou celular em seu iPad graças ao histórico de outros dispositivos). Além disso a busca por voz o faz especial, sem esquecer também de sua tela inicial com ícones bem interessante para quem gosta de ter seus favoritos e sites mais visitados em mãos.

Puffin Web Browser
Puffin Web Browser (AppStore Link) Desenvolvedor: CloudMosa, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades › Produtividade
Preço: USD 3.99

O Puffin é um dos navegadores mais conhecidos para iOS, o motivo? Ele simula uma abertura de Flash, fazendo assim com que muitos usuários sejam beneficiados com acesso a esse tipo de conteúdo bloqueado em nossos dispositivos. Se ele funciona 100%? Não! Mas quebra o galho, muitos usuários aderiram à ele e estão satisfeitos, principalmente pois além de abrir Flash ele nos dá acesso a versão completa de todos os sites que acessamos.

Puffin Web Browser Free
Puffin Web Browser Free (AppStore Link) Desenvolvedor: CloudMosa, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades › Produtividade
Preço: Grátis

Versão de testes do Puffin citado acima, vale a pena baixar para testar, caso goste realmente poderá adotar o Puffin completo, livre de publicidades e com muitos mais recursos (como por exemplo Flash).

Navegador da Web Opera Mini
Navegador da Web Opera Mini (AppStore Link) Desenvolvedor: Opera Software ASA
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades › Produtividade
Preço: Grátis

O Opera Mini é certamente um dos navegadores mais populares no iOS, isso se deve ao grande uso dele como navegador alternativo em outros sistemas, como o Symbian ou Android. Usuários destas outras plataformas tendem a baixar essa versão para iPads quando compram seu tablet. Ele é um bom navegador e seu grande diferencial é a renderização acelerada das páginas, possui um sistema de compressão em seus servidores ajudando os usuários dessa forma economizarem dados e tempo de carga das páginas.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Quem tem dificuldade com outros idiomas precisa deste navegador que se destaca por nada menos que tradução integrada. Assim como o Google Chrome possui na versão desktop o Knowtilus oferece no iPad. Além desse importantíssimo recurso ele ainda suporta vários sites abertos lado a lado e muitas outras opções.

AllInOneBrowser web browser
AllInOneBrowser web browser (AppStore Link) Desenvolvedor: Abingerdale, Ltd.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades › Produtividade
Preço: Grátis

Se você gosta de fazer downloads com certeza este é o navegador mais indicado, totalmente desenhado para facilitar os usuários a realizarem downloads no iPad o All-in-One ainda traz extras interessantes como: navegação em tela cheia, leitor de PDF e também reprodutor multimedia.

MultiWeb 1.0
MultiWeb 1.0 (AppStore Link) Desenvolvedor: Stichting Christelijk Voortgezet Onderwijs Zeeland
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Utilidades › Produtividade
Preço: USD 0.99

Este é uma das melhores opções para as pessoas que precisam abrir dois ou mais sites ao mesmo tempo e terem eles lado a lado, seja para comparar informações (preço em duas lojas por exemplo) ou qualquer outra tarefa que exija ter duas janelas abertas juntamente, cada uma das janelas é totalmente independente da outra.

Dolphin Browser for iPad
Dolphin Browser for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: MOBOTAP INC.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Atendendo o pedido do público lhes presento o Dolphin, uma excelente opção gratuita. Segundo dizem os adeptos ele é bastante mais rápido que o Safari e ainda funciona com gestos, para evitar digitação e acessar seus sites favoritos.

Considerações Finais

Pessoal, estas são as melhores opções que eu encontrei na App Store, temos opções grátis e pagas cada uma com seu diferencial. Não há ciência quando se trata de aplicativos, os dias passam e novas versões ou até mesmo novos aplicativos são lançados, é por esta razão que eu gostaria de lhes perguntar:

Qual é seu navegador favorito? Por quê?

Entre no debate e vamos todos juntos escolher o melhor navegador já lançado para nossos queridos tablets.

Grande abraço, até mais.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

63 comentários

  • Andre, até pouco tempo eu era uma usuária satisfeita do Safari. Mas de um tempo pra cá o aplicativo vem começando a travar. Eu estou usando-o e derepente nada funciona pelo toque na tela. O único jeito de sair do programa é usando o botão home. Se eu sair do app e entrar de novo, muitas vezes é necessário fazer isso varias vezes até que funcione, todas as abas recarregam e voltam a funcionar. Os outros aplicativos funcionam normalmente, tanto que venho usando outros navegadores para mexer na internet. Mas eles faltam em vários aspectos por não serem o padrão da Apple.
    Já tentei reiniciar o IPad, fechei corretamente todos os apps, pesquisei soluções no Google, (foi assim quedescobri o ipaddicas)mas nãoconsegui resolver esse problema. Você pode me ajudar???
    Desde já, obrigada, suas dicas tem sido muito uteis, e esta listagem de navegadores me ofereceu uma solução temporária ao meu problema.

  • Não consigo fazer nada no meu iPad por que não consigo confirma minha conta no iPad …obs não tenho cartão de credito ineternacional como faço pode me ajuda obrigado desde já agradeço Att:

    • Já lhe respondi uma vez, não pergunte duas vezes Wollker.
      Você além de estar insistindo na mesma pergunta está perguntando fora de contexto.
      Existem regras amigo, é necessário respeitá-las, caso contrário será impossível agradar todo mundo.

      Você deve ter visto o aviso de não perguntar fora do contexto do post (navegadores de internet) e também acredito ter ignorado o aviso de que não respondemos todos os comentários e que se você estiver com pressa e queira resposta imediata deve entrar em contato via suporte:
      http://ipaddicas.com/suporte/

      Até mais.

  • No lansamento do Ipad 3, No Estados Unidos, fiseram a troca pelo mais antigo, porque não fazem aqui no Brasil.

  • Caso não conheçam o iSwift tem suporte ao flash e sites que transmitem streaming de vídeo como o FirstRow é possível assistí-pôs perfeitamente. Fica minha dica

    • Tens duas opções Wollker:

      1) Vai no banco e pede um cartão internacional pois é necessário um cartão de crédito internacional para fazer compras na App Store brasileira.
      2) Não compra, baixa somente App Grátis e não aproveite nem 25% do potencial de seu iPad

      Perdão por não responder o que você esperava, respondi a realidade.
      Um abraço.

  • Sei que você não gosta do jailbreak mas com ele consigo abrir links de emails e fontes externas em qualquer browser que eu quiser não sou preso ao Safari

  • Sei que você não gosta do jailbreak mas com ele consigo abrir links de emails e fontes externas em qualquer browser que eu quiser não sou preso ao Safari

  • Faço coro aos que citaram o Dolphin. Ele é muito mais rápido que o Safari, inclusive. O Dolphin é free, Darugna, teste-o e coloque-o na lista, que sem o Dolphin está incompleta (se o quesito é “melhores”).

    Eu comprei e tenho usado o Puffin, que para a minha necessidade é o melhor de todos eles, por enquanto.

  • Olá André, todos acima sao otimos… Eu tambem usei e gostaria de compartilhar o dolphin HD, muito bom. O chrome ainda esta com um bug em um site que entro, espero que em alguma atualização eles resolvam.
    Abraços.

  • Olá, André! Mais um artigo muito bom! Parabéns!
    Na época pré-iPhone (e também pré-iPad, rsrs…), eu gostava muito de usar o Opera, que funcionava muito bem nos smartphones, pois economizava o máximo possível os dados.
    Atualmente, quando estou no 3G, uso o Opera para as consultas rápidas para acompanhar as notícias diariamente.
    Quando estou no Wi-Fi, uso mesmo o Safari, pois o modo leitor é muito bacana! Facilita demais a leitura e não tem distrações!
    Já o Chorme, além de rápido, é muito bom no caso do iPhone, por possuir as abas, o que facilita as consultas. Claro que é preferível usá-lo no Wi-Fi.
    Abrs.
    Cláudio

  • Olá, André!

    Eu sou meio tradicional, e, então, eu prefiro utilizar o Safari, mas tendo, como segunda opção, o Chrome, que veio para tomar o lugar do Opera no meu iPad. O Safari é rápido e oferece opção para ler em modo “leitor”, o que é ótimo pra mim, pois gosto de ler muito no iPad; oferece a opção de guardar as listas de leituras para uma próxima visualização, recurso que utilizo muito; e, por fim, é totalmente integrado ao iOS, facilitando, assim, meus trabalhos. Já o Chrome, possui uma interface simples e amigável e tem tudo o queneu fiz no computador, facilitando muito. Mas, não me facilita a leitura e não é integrado ao iOS, o que o deixa em segundo lugar. Muito obrigado pelo post! Deus abençoe!


    Raphael

  • O ATOMIC é um ótimo navegador também, importa os favoritos do pc, possui controle por gestos, navega em tela cheia, e rodou todos os sites que mandei abrir, inclusive ele se faz passar por navegadores de pc pra abrir os sites completos… Excelente opção.

  • Gostei do Dolphin pelo flash e versão pc dos sites,, o Chrome pelo “siri” na busca, mas bom mesmo é o Safari! :))
    Safari tem a opção leitor, é ótima para ajustar o tamanho das letras, já tem meus favoritos marcados, acho mais rápido que os outros, interage com o ios… Safari é Safari! :))

  • Olá André
    Parabéns pelo post.
    Para todos os amigos aqui vai a minha opinião:
    Testei o Opera, o Puffin, o Mercury, o Chrome e o iCabMobile, para além do Safari, claro.
    Procurava um browser (navegador, desculpem) que me permitisse enviar arquivos para um site de fotografia que frequento e de que sou admin.
    E não só para esse site. Ou melhor, eu necessitava de um navegador que me permitisse utilizar forms de envio de arquivos das páginas web (fotos e não só).
    De todos, só o Opera me permitia o envio de fotos (da app Photos do iPad) e o iCabMobile (fotos e outros arquivos já anteriormente baixados)
    Os outros nenhum deles permite isso.
    Entre o Opera e o iCabMobile a minha opção vai para o segundo porque é sem dúvida muito mais rápido e porque permite a importação dos meus bookmarks do Safari do iMac ( ou de outro qualquer navegador que utilizem, em windows inclusivé, já que importa esses bookmarks em arquivo HTML)
    Por outro lado, o iCabMobile permite a emulação de vários navegadores e portanto, se usamos o Firefox, por exemplo, no nosso PC ou MacBook, podemos utilizar a emulação no iPad. Eu uso a emulação do Safari 4 (Mac)
    Realmente a falta do Flash pode ser chato mas com o aparecimento do html 5 o Flash vai desaparecer em breve.
    Em resumo, acho que vale bem a pena explorar o iCabMobile.
    Só é pena que nós, no iPad, não possamos definir o navegador que queremos usar como default e tenhamos que apanhar sempre com o Safari quando, por exemplo, abrimos um link numa mensagem de email. Eu pelo menos ainda não consegui descobrir isso. Vc descobriu André ? Abração

  • Ola Pessoal, boa tarde a todos! Prefiro o Puffin, ele me proporciona o melhor dos 2 mundos, navego no meu iPad e iphone com acesso as animacoes em flash. Show!

  • Gosto muito do Opera, é o que mais utilizo, é um dos mais seguros segundo pesquisas realizadas, acho ele bem rápido e dinâmico, fiz alguns testes no Mac, usando o Opera e o Safari, infelizmente o Safari deixou a desejar em alguns momentos, principalmente na hora de carregar páginas, por isto, minha opção ainda é Opera.

  • Olá, André!
    Gosto mais do Safari! Leio muitos artigos e gosto muito da opção “Leitor”, pois facilita a leitura.
    Em alguns momentos já usei o Google Chrome, pois tenho meus sites favoritos sincronizados na conta do Google e isso facilita muito a navegação!!
    Tenho indicado também um outro browser chamado “iswifter flash web browser”. Uso ele para visualizar sites que ainda insistem em usar flash e gosto mais dele do que do Puffin para este fim.
    Um abraço,
    Adriana Gandin
    Diretora Pedagógica do projeto “iPad na sala de aula”

    • Obrigado por comentar Adriana, eu acho o recurso Leitor do Safari uma das melhores funções que um navegador para dispositivos moveis pode ter.
      Esse recurso infelizmente falta na concorrência.

      Abraço

  • Bom dia,
    Sabe André,embora o Chrome tenha a possibilidade de interação entre dispositivos,eu vou continuar mesmo com o Safari.
    Coloquei o Chrome no meu Pc,mas pensando bem,já estou acostumada com o Safari. Como você mesmo disse,existe navegadores para todos os gostos e necessidades e eu realmente não tenho necessidade de mudar de navegador no iPad,já no Pc – você conhece a história – fui para o Chrome e gostei muito!
    Porém,se com o tempo eu mudar de idéia,eu colocaria com certeza o Chrome!

  • Bacana essa lista , mas de todos o Safari ainda é o melhor disparado. O chrome apesar de ter mais recursos e de forma mais facilitada , é MUITO lento no ipad original e possui um péssimo scrolling de páginas.
    O puffin quebra um galho quando necessito acessar conteudo em flash ou a versão desktop de uma página.

    Mas , o Safari é incomparável , ao menos no iPad original.

    e nessa lista faltou a inclusão do Dolphin Browser. que é o segundo colocado na minha opinião.

  • A lista deveria incluir também o Dolphin, que é fabuloso e permite associar gestos aos sites mais visitados para evitar a digitação. O Dolphin era o meu favorito até a chegada do Chrome, que é insperável, principalmente pela sincronização com o desktop, pelo comando “achar nesta página” (que busca uma palavra no texto), pela busca por voz (que é bastante precisa), e pela facilidade na navegação em várias abas.

    • O comando de achar nesta pagina , localizar , também existe no Safari . basta clicar na barra de buscas do google que quando surgir o teclado terá a opção encontrar na pagina !

  • Heitor!

    uma das políticas da Apple para qualquer outro navegador é que o Safari se,pre sera o navegador padrão,,

  • Fiquei surpreso com tantos navegadores!
    Usava o Safari no iPad pois he nativo e tem recursos básicos para um tablet! Mas com a chegada do Chrome só uso este agora! O grande diferencia é sincronizar tudo entre a versão iPad e desktops, como sempre uso o chrome em casa ou no trabalho fica fácil manter tudo em ordem todos favoritos! A parte ruim que ele nao pode ser o navegador padrão! Que as vezes você volta a usar o Safari e se perde as vezes na marcação de alguma leitura!

  • Desde que foi lancado, eu uso mais o chrome… Gostei mto dele, só acho que ele da umas pequenas travadas quando se esta rolando uma pagina. Acho que isso vai ser resolvido em atualizações futuras… Alguém sabe se tem um jeito deixar o chrome como navegador padrão, para por exemplo abrir páginas apartir de outros app no chrome ao invés do safari???

    Além do chrome e do Safari tenho também o puffin que só uso como quebra galho para abrir alguma pagina em flash, mas fica muito ruim navegar em páginas assim com ele, como eu disse é só um quebra galho.

    • uma das políticas da Apple para qualquer outro navegador é que o Safari se,pre sera o navegador padrão,,

    • @Heitor,
      A Apple não permite (que surpresa!) alterarmos o navegador padrão dos iDevices. Em termos de fluidez o Opera é o melhor que já testei, melhor que o Safari inclusive, embora este seja o único browser que utiliza a aceleração Nitro (thanks again apple!). Mesmo assim o Chrome é o que utilizo mais, por causa da sincronização ser perfeita entre Chromes (desktop, iPhone, iPad). As travadas serão minoradas em futuras atualizações, uma característica dos produtos Google (a próxima versão é que será a boa…), mas na minha opinião nesse caso vale a pena esperar. No Opera a sincronização entre dispositivos é péssima, e no Safari pode até ser boa, se você usar Safari, o que não é o meu caso.

  • Grande post André, como todos os outros, muito bem explicativo, mas pra você, o pacote de navegadores essenciais, seriam quais ou simplesmente: qual ?
    Essa minha duvida pois só possuo o puffin de app para navegação pago e n entendi muito bem a questão do download do outro navegador, grande abraço e obrigado pela atenção, até breve !

    • Olá Givanildo acho que o Puffin é excelente para usar quando precisamos do Flash, mas não no dia-a-dia.

      Uso o Chrome e o Safari, mas os outros como o Puffin tem aplicações especificas como descrevi no post. Cada um tem seu diferencial.

      Abraço