Apps

5 melhores editores de texto para iPad

escrever-no-ipad
Escrito por André Darugna

Que o iPad é uma excelente ferramenta de trabalho eu já venho insistindo há muito tempo, inclusive criei uma série de um mês inteirinho falando como utilizar o tablet ambiente corporativo. Mas, na verdade quando o iPad surgiu ele praticamente era um computador mais cômodo para consumir conteúdos.

Com o passar do tempo o tablet da Apple veio amadurecendo, já se passaram três gerações e inclusive ganhou um irmão menor, agora, depois de tanto os desenvolvedores terem investido trabalho e tempo já possuímos inclusive opções para comparar e escolher no que se refere à produção de conteúdo.

Neste post pretendo juntar os melhores editores de texto, para que você possa entender um pouco mais sobre cada um e fazer sua escolha!

Daedalus Touch – Text Editor for iCloud
Daedalus Touch – Text Editor for iCloud (AppStore Link) Desenvolvedor: The Soulmen GbR
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Estilo de vida
Preço: USD 0.99
O primeiro aplicativo que integrou a lista é talvez o mais bonito, também se destaca muito se você for trabalhar com grande quantidade de textos. A interface é muito limpa, minimalista, tanto nos menus quanto no espaço para redação dos textos.

daedalus

Os documentos ficam organizados em pilhas, no mesmo conceito do App Fotos (nativo), dentro das pilhas conseguimos colocar todos os documentos que desejarmos. Esse tipo de organização é no caso seu ponto forte, tendo em vista que está pensado para poder trabalhar com a maior quantidade de documentos possível.

Você poderá navegar dentro das pilhas, com gestos para um lado e para outro, como também com o gesto de pinça (pinch-to-zoom).

É possível organizar os documentos a nosso gosto e também exportá-los em outros formatos. O aplicativo possui um buscador na barra superior que ajuda muito a encontrar os documentos que vão se acumulando com o tempo.

Este aplicativo utiliza gestos que facilitarão o uso no dia-a-dia, também possui uma barra que dá acesso à várias funções que poderemos configurar personalizadamente. Claro, também suporta armazenamento na nuvem, como o Dropbox e até mesmo o iCloud, dessa forma poderemos ter os documentos sincronizados com o iPhone sem maior complicação.

Writing Kit - Research & Write Markdown/Fountain Documents
Writing Kit - Research & Write Markdown/Fountain Documents (AppStore Link) Desenvolvedor: Quang Anh Do
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 4.99
Este é um dos melhores editores de texto já lançados para o iPad, foi pensado especialmente para quem trabalha com blogs, seu grande diferencial é que oferece as ferramentas necessárias para escrever um post em um só aplicativo. Dessa forma não precisaremos ficar trocando de um para outro para poder concluir o texto.

writing-kit

Ele possui suporte a “Markdown”, inclusive com a função de pré-visualizador, possui um buscador integrado que faz uso do “DuckDuckGo”, no qual também poderemos realizar pequenas operações aritméticas e algumas conversões.

Como adicional possui um navegador que lhe evitará ficar trocando de aplicativo, como também possui uma barra de ações rápidas de código Markdown.

Neste App é possível escolher entre diferentes templates e fontes, ajustando na medida certa a experiência de uso desejada, o que poderá servir também para adaptar melhor a tela ao ambiente.

Ele também permite sincronizar os documentos com o Dropbox, importar e exportar, permite enviar conteúdo ao Things ou Omnifocus e links para o Pocket e Instapaper, tudo sem precisar abandonar o aplicativo.

iA Writer
iA Writer (AppStore Link) Desenvolvedor: Information Architects Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: USD 4.99
O iA Writer está há muito tempo entre os melhores aplicativos de edição de textos no iPad, e tem uma razão para isso acontecer: foco.

iWriter

A interface minimalista deste aplicativo foi totalmente pensada para que nós mantenhamos o foco durante o trabalho, foco naquilo que é realmente importante, o texto. Nele você não tem qualquer distração, o que converte ele num aplicativo ideal para aumentar sua produtividade.

Com ele é possível escrever em tela cheia sem qualquer menu aparente, somente texto, você também pode ativar o modo Focus Mode, que lhe fará concentrar-se ainda mais no texto que está escrevendo.

Permite sincronização com o Dropbox e o iCloud, tem versão para iPhone e Mac, ou seja, tudo ficará totalmente ligado. Além de que aceita os códigos do formato Markdown.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

Este aplicativo não é um editor de textos comum, ele é polivalente. A principal vantagem dele é a agilidade no trabalho, partindo do principio que você precisa somente abrir o aplicativo e já tem um novo arquivo pronto para ser escrito.

drafts

É difícil encontrar uma descrição melhor do que a dos próprios desenvolvedores: “Drafts é onde o texto começa no iOS”.

Ele cumpre a função proposta, ser um editor simples para textos no iOS. Possui suporte a Markdown, tem uma barra de ações rápidas, contagem de palavras, busca e armazenamento simplificado de documentos.

Ainda mais tem uma característica diferenciada dos demais que é a possibilidade de enviar o texto para diversos outros aplicativos (dar saída), estes Apps e serviços são: e-mail, Facebook, Twitter, Evernote, Dropbox, Writing Kit, Things, Omnifocus, Tweetbot, Day One, entre outros.

Pages
Pages (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
A versão móvel do consagrado editor de textos para Mac é a que mais opções de exportação nos fornece, é claro que o App não é tão poderoso como seu irmão maior (dos Macs), porém, possui suficientes ferramentas para trabalhar com textos em seu tablet iPad. Além disso, permite utilizar diversos templates com pró-formas incríveis de modo a criar documentos que realmente possuem valor agregado.

pages

Sem sombra de dúvidas é o mais completo desta lista, as opções de formato se aproximam muito a um programa de computador, podemos escolher entre uma ampla variedade de fontes e tamanhos, estilos de parágrado, listas e espaçamento de linhas. Podemos também adicionar no documento imagens, tabelas, gráficos e figuras, podendo aumentar e diminuir, como também posicioná-los a gosto.

Os documentos são sincronizados via iCloud, o que permite abrir e editar o mesmo arquivo no iPhone, no Mac e também na web acessando o site do iCloud. Tem suporte para AirPrint e permite exportar em Pages, Word ou PDF.

Considerações Finais

Produzir textos no iPad pode ser uma tarefa difícil, o fato é que o teclado virtual realmente complica na hora de aumentar a produtividade e escrever textos longos. Independente do aplicativo escolhido, da lista acima, você terá uma excelente ferramenta para escrever seus textos e criar em seu trabalho. Porém, se você realmente quer alcançar um nível maior na produção de textos no iPad, você deve comprar um teclado externo.

Já analisei vários teclados aqui no blog, inclusive com vídeo, falei também em diversos momentos do teclado original da Apple, que possui uma qualidade superior e um acabamento digno de um produto da maçã.

Opções não faltam quando buscamos um acessório bacana, basta darmos o primeiro passo, o iPad pode ser sim uma grande máquina para produção de textos, mas devemos abrir nossa mente e acreditar nele, pois se sempre tivermos um pé atrás ele realmente vai continuar sendo um brinquedinho caro.

Eu já passei no teste, em diversas ocasiões utilizo somente o iPad para gerenciar o blog, tanto para escrever textos como para publicar artigos e comentários. Utilizo uma capa com teclado muito bacana que já analisei no blog:

Mas, você tem outras opções no mercado, faça a sua escolha.

Debate:

  • Você usa seu iPad no trabalho?
  • Gosta de escrever textos no teclado virtual?
  • Possui um teclado externo? Qual?

Um abraço, até já.

Inspirado em: AppleWeblog

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

21 Comentários

Deixe um comentário