Apps

5 melhores aplicativos para desenhar no iPad, com pincéis, texturas, camadas e muito mais.

apps-para-desenhar-no-ipad
Escrito por André Darugna

O iPad é um aparelho que nos permite realizar vários tipos de trabalhos, seja de anotações, produtividade, como também criar maravilhosos desenhos, com nível de detalhe profissional. Hoje, me propus encontrar os melhores aplicativos para desenhar no iPad e compartilhar com vocês.

Com estes aplicativos, seja você um artista profissional ou simplesmente um entusiasta das artes, você poderá criar belas ilustrações, com pincéis, traços e vetores.

Acompanhe a lista, escolha seus favoritos e deixe a criatividade fluir.

Paper by FiftyThree
Paper by FiftyThree (AppStore Link) Desenvolvedor: FiftyThree, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Entretenimento
Preço: Grátis
O Paper é sem dúvidas um dos melhores aplicativos para desenhar no iPad, ele possui vários tipos de pincéis e uma grande oferta de cores para criar desenhos com qualidade profissional.

O aplicativo Paper identifica a pressão do traço podendo realizar traços mais duros ou suaves, de acordo com sua percepção, podendo criar verdadeiras obras de arte.

Embora o Paper seja gratuito, ele oferece somente 1 pincel desbloqueado, para liberar todos os pincéis você precisará comprar um pacote de expansão via compra In-App.

Um aplicativo completo, com bons recursos para todo artista profissional ou aspirante, com uma Stylus seus traços serão levados à outro nível.

Procreate
Procreate (AppStore Link) Desenvolvedor: Savage Interactive Pty Ltd
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Entretenimento › Foto e vídeo
Preço: USD 5.99
O Procreate é outro dos grandes aplicativos para artistas, um dos melhores aplicativos para desenhar no iPad já lançados até hoje. Ele possui uma quantidade enorme de opções de pincéis e é bastante sensível. Juntamente de uma Stylus você poderá aproveitar a imensa tela do iPad para criar desenhos de qualidade superior.

O interessante dele é que trabalha com camadas, são 128 camadas e até 250 níveis de “desfazer”, para que você possa corrigir o traço sem comprometer todo o seu trabalho.

Ao comprar o aplicativo Procreate você recebe 48 pincéis, porém, se você é daqueles que gostam de qualidade, poderá comprar até 72 pincéis extras em compras In-App. Agora, se você aprecia um trabalho único, o Procreate permite que você crie ou importe pincéis personalizados, fazendo seu trabalho artístico ainda mais sua cara.

iDraw
iDraw (AppStore Link) Desenvolvedor: Indeeo, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Entretenimento
Preço: USD 8.99
O iDraw é um pouco diferente, pois não trabalha somente com pincéis e traços a mão livre, ele é a resposta perfeita para a necessidade de um Adobe Illustrator (ou Corel Draw) no iPad, com este aplicativo você poderá criar belíssimas ilustrações em vetores.

Com ele é possível trabalhar com camadas, texturas, degrades, fontes, etc. uma verdadeira máquina de criatividade em suas mãos por um preço irrisório.

Abra na App Store, leia o que outros brasileiros estão falando sobre ele e baixe sem medo, o aplicativo é realmente poderoso, um dos melhores aplicativos para desenhar no iPad.

ArtStudio for iPad - draw, paint, sketch, edit, filters, photo editor
ArtStudio for iPad - draw, paint, sketch, edit, filters, photo editor (AppStore Link) Desenvolvedor: Sylwester Los
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Entretenimento
Preço: USD 4.99

Belíssima opção, outro dos melhores aplicativos para desenhar no iPad, o ArtStudio permite que você crie arte independente de seu nível de desenvolvimento como artista, ele serve tanto para iniciantes como para profissionais.

Possui um interessante recurso de “rejeição de palma da mão”, é dizer, ele detecta sua palma e ignora o toque, tornando a criação da arte na tela muito mais confortável.

Ele possui 450 pincéis, ideal para desenhar e pintar obras de arte com todo tipo de elemento, ele ainda permite editar fotografias, trabalhar com camadas e linhas guia, algo quase não encontrado em aplicativos para iPad.

Tutorial de criação de caricatura no iPad – aplicativo ArtStudio:

Ainda para finalizar, ele exporta as criações em PSD para que você possa trabalhar mais tarde com elas no Photoshop do computador, sua capacidade de criar ilustrações perfeitas o faz entrar na lista dos melhores aplicativos para desenhar no iPad.

Colored Pencils
Colored Pencils (AppStore Link) Desenvolvedor: kengo watanabe
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Entretenimento › Estilo de vida
Preço: USD 3.99
Se a sua não é ilustrar e pintar com pincéis, se o seu forte são os traços com lápis de cor, esta é sua melhor escolha. Ele possui boa quantidade de cores e texturas para que você possa deixar a criatividade fluir.

Você pode misturar cores, trabalhar com camadas e borrachas, ainda possui a capacidade de desfazer até 50 passos.

Um aplicativo não tão poderoso como o Procreate, mas para quem está iniciando no mundo das artes ele é muito indicado.

Considerações Finais

O iPad quanto utilizado com boas ferramentas se torna uma mais-valia, um bom exemplo são os aplicativos que lhes recomendo no dia de hoje, sem dúvida estes são os melhores aplicativos para desenhar no iPad, que permitem um artista utilizar pincéis de qualidade, traços, camadas, texturas e todo o apetrecho necessário para criar uma obra de arte.

Se você é artista e utiliza outro aplicativo para criar ilustrações em seu iPad, por favor, deixe o nome dele nos comentários. Esta não é uma lista fechada e sua recomendação poderá fazer parte do artigo com os devidos créditos.

Debate:

  • Você usa seu iPad para criar ilustrações? Compartilhe o link de seu portfolio nos comentários.
  • Conhece algum aplicativo melhor? Recomende!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

9 comentários