Apps

10 melhores aplicativos para iPad e para iPhone de 2012

melhores-de-2012
Escrito por André Darugna

Olá amigos, fim de ano está chegando e já é tempo de lembrar o que tivemos de melhor neste ano de 2012. Nesta lista estou trazendo 20 aplicativos, que concentram os 10 melhores Apps para iPad e também os 10 melhores para iPhone.

Se você possui algum destes dois dispositivos acompanhe com atenção pois provavelmente algum deles você nem conhece, e não sabe o que está perdendo.

Quero convidar todos vocês a comentarem e deixarem o nome do App que vocês consideram que falta na lista.

10 melhores aplicativos para iPad em 2012

Começarei com o iPad que é o assunto principal deste blog, com certeza 2012 foi um grande ano para o tablet, como também para a marca em si. Tivemos muitas novidades e uma delas foi o novíssimo iPad 4, iPad mini e também o iOS 6 que com ele trouxe muitas mudanças e novas funções aos nossos aparelhos.

Ainda não comprou seu iPad 4? Confira os preços e detalhes sobre ele no Brasil.

iA Writer
iA Writer (AppStore Link) Desenvolvedor: Information Architects Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: USD 4.99
Um dos melhores processadores de texto já lançados para o iPad, com um preço econômico ele aposta pela simplicidade, onde você poderá escrever sem interrupções. Seu teclado turbinado dá um show de produtividade perante os concorrentes.

Super Monsters Ate My Condo!
Super Monsters Ate My Condo! (AppStore Link) Desenvolvedor: Turner Broadcasting System, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Jogos › Entretenimento
Preço: Grátis
Eleito pela Apple como o Jogo do Ano para iPads, o Super Monsters Ate é um desafiador game onde você tem somente dois minutos para comer tudo o que ver pela frente, dessa forma, somará pontos e poderá brigar pela melhor pontuação.

Angry Birds Star Wars HD
Angry Birds Star Wars HD (AppStore Link) Desenvolvedor: Rovio Entertainment Ltd
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Jogos › Arcade
Preço: USD 2.99
A mais nova versão do jogo dos pássaros vs porquinhos não poderia ter vindo mais interessante, trata-se de uma edição que a finlandesa Rovio desenvolveu em conjunto com a gigante dos brinquedos Hasbro, detentora dos direitos da trilogia Guerra nas Estrelas.

Revista Época
Revista Época (AppStore Link) Desenvolvedor: Editora Globo S/A
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Notícias › Notícias e política
Preço: Grátis
A Apple deu muito destaque neste ano para o lançamento da Revista Época na Banca, eu respeito sua escolha e entendo que muitos dos usuários do iPad lêem esta revista, que de fato possui bastante conteúdo interessante. Merece estar aqui, é uma das melhores opções de leitura de revistas em português no tablet.

CloudOn (Doc Editor compatible with Microsoft Word documents)
CloudOn (Doc Editor compatible with Microsoft Word documents) (AppStore Link) Desenvolvedor: CloudOn, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: Grátis
Enquanto não temos uma versão oficial do Microsoft Office para iPad, acredito que a chegada do CloudOn à loja brasileira de aplicativos seja muito destacável. Este aplicativo permite que você crie e edite arquivos do Word, Excel e Power Point gratuitamente no ambiente que você já conhece. Ele funciona na nuvem, portanto você precisa de uma conexão para trabalhar, mas o melhor de tudo é seu armazenamento é via Dropbox, que permite que seus arquivos do computador fiquem sempre atualizados.

PITFALL!™
PITFALL!™ (AppStore Link) Desenvolvedor: Activision Publishing, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Jogos › Aventura
Preço: Grátis
Este 2012 foi marcado pelo lançamento de diversos jogos no estilo Temple Run, onde você precisa correr infinitamente, passando por obstáculos, com o objetivo de somar mais pontos (e quilômetros). No iPad um excelente jogo que merece destaque é o Pitfall, que modernizou o grande sucesso dos anos 80’s com uma edição comemorativa de seu trigésimo aniversário.

Adobe Photoshop Touch
Adobe Photoshop Touch (AppStore Link) Desenvolvedor: Adobe Systems, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Entretenimento
Preço: USD 9.99
Para que a era Pós-PC possa realmente existir como desejava Steve Jobs, necessitamos de bons aplicativos como este, que permite que você trabalhe com layers, faça edições fotográficas em grande nível, o Photoshop Touch é o melhor editor de fotos já lançado para plataformas móveis.

Need for Speed™ Most Wanted
Need for Speed™ Most Wanted (AppStore Link) Desenvolvedor: EA Swiss Sarl
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Jogos › Corridas
Preço: USD 4.99
O NFS Most Wanted, lançado em 2012, chegou para demonstrar que ainda há muito para se inovar neste mercado, ele possui gráficos excelentes, jogabilidade sensacional e licença de muitas marcas dos veículos mais poderosos do mundo.

Evernote
Evernote (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
A novíssima versão do Evernote faz com que ele mereça a posição no ranking, o que já era bom pode ficar ainda melhor? Claro que sim, o Evernote trouxe novíssimas funções e um design ainda mais atrativo. Nele você cria notas, grava voz, faz anotações de tudo e se mantém ainda mais organizado. Idéias e produtividade estimuladas ao 100%!

Draw Something
Draw Something (AppStore Link) Desenvolvedor: OMGPOP, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Jogos › Palavras
Preço: USD 2.99
Este outro game merece um destaque importante pois ele revolucionou a forma em que jogamos no iPad, não pense em gráficos super poderosos, mas sim, em diversão online. Nele você faz um desenho para que seu companheiro do outro lado do mundo consiga acertar, funciona como o famoso jogo de mesa “Pictionary”. Quanto mais desenhos a dupla acerta mais pontos somam e chegam mais longe no game.

10 melhores aplicativos para iPhone em 2012

Também acho bacana incluir os 10 melhores para o smartphone da maçã, claro, muitas pessoas como eu, como você, possuem ambos os aparelhos e curtem o iPadDicas. O ano de 2012 trouxe um novíssimo modelo do celular da Apple, chamado agora de iPhone 5, o mais engraçado é que o iPhone 5 é a sexta geração do smartphone, enfim, o nome não importa, só importa que ele é lindo, mais fino, com tela maior e mais poderoso do que nunca.

Waze GPS social e trânsito
Waze GPS social e trânsito (AppStore Link) Desenvolvedor: waze
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Navegação › Viagens
Preço: Grátis
Todo usuário de Smartphone deseja ter um GPS em seu aparelho, mas, o Waze é diferente pois ele é gratuito e muito completo. O melhor dele é que seu espírito social faz com que os usuários participem, enviem informações em tempo real e você saiba tudo o que está rolando nas rodovias em que irá trafegar.

Action Movie FX
Action Movie FX (AppStore Link) Desenvolvedor: Bad Robot Interactive LLC
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Entretenimento › Foto e vídeo
Preço: Grátis
Criar filmes utilizando seu smartphone está mais fácil do que nunca não é mesmo? Antes se investia um montão de dinheiro em câmeras filmadoras que só pesavam e atrapalhavam o dia-a-dia, hoje qualquer um pode capturar todos os momentos. Mas, e se você quiser aplicar algum efeito especial nos vídeos? Tem como? Claro que sim, este App lhe permitirá adicionar: raio lazer, alienígenas, explosões e muitos outros efeitos especiais aos seus filmes capturados com o iPhone.

Bad Piggies
Bad Piggies (AppStore Link) Desenvolvedor: Rovio Entertainment Ltd
Compatibilidade: [iPhone] [iPad em modo 2x]
Categoria: Jogos › Arcade
Preço: USD 0.99
2012 foi o ano da revanche, curtimos muita diversão vendo a história do ponto de vista dos porquinhos. Esse game da Rovio segue a linha do Angry Birds, com muita diversão num ambiente simples, agradável e viciante.

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

O iPhone recebeu um excelente aplicativo fabricado pela Apple para realizar correção e trabalhos com fotografias, trata-se do iPhoto, que promete dar um show de efeitos para que seus melhores momentos fiquem ainda melhores.

Ski Safari
Ski Safari (AppStore Link) Desenvolvedor: Defiant Development Pty.Ltd
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Jogos › Família
Preço: USD 0.99
Depois do sucesso do Temple Run, milhares de jogos de corrida sem fim apareceram na App Store, entre eles eu gostaria de destacar o Ski Safari, que me pareceu o mais entretido entre todas as opções.

Clear - Tarefas e Lista de Afezeres
Clear - Tarefas e Lista de Afezeres (AppStore Link) Desenvolvedor: Realmac Software Limited
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Estilo de vida
Preço: USD 2.99
Este aplicativo revolucionou tudo o que já havíamos visto em listas de afazeres e listas de compras (to-do-list e shopping list), sua interface minimalista é elegante e funcional. Um dos que realmente valem a pena investir dinheiro.

Pocket
Pocket (AppStore Link) Desenvolvedor: Read It Later, Inc
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Notícias › Produtividade
Preço: Grátis
Para quem adora acompanhar blogs e os melhores conteúdos da internet, neste 2012 tivemos o prazer de conhecer o Pocket, a nova versão do Read It Later, excepcional e muito interessante por sua gratuidade.

Google Maps
Google Maps (AppStore Link) Desenvolvedor: Google, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Navegação › Viagens
Preço: Grátis
Ele chegou recentemente, mas é a importância deste aplicativo que faz dele obrigação na lista de melhores Apps do ano. Depois da péssima jogada da Apple de retirar o serviço que antes era nativo em razão do lançamento de seus mapas, o Google respondeu com este excelente programa, melhor inclusive que a versão para Android (segundo o próprio Google).

DEAD TRIGGER
DEAD TRIGGER (AppStore Link) Desenvolvedor: MADFINGER Games, a.s.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Jogos › Entretenimento
Preço: Grátis
Para os amantes dos jogos de tiro, certamente não encontrará um game tão completo como o Dead Trigger, preço bom, gráficos excelentes, desafio monstruoso! O game é gratuito e oferece dezenas de opções de compra In-App para melhoras, armas e bônus.

Bike Race Free by Top Free Games
Bike Race Free by Top Free Games (AppStore Link) Desenvolvedor: Top Free Games
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Jogos › Ação
Preço: Grátis
Eleito pela Apple como o Jogo do Ano, este divertido e simples game lhe garantirá horas de diversão, aventure-se entre saltos e piruetas, além de tudo é um jogo gratuito.

Considerações Finais

Caros amigos, certamente cada um de nós terá em sua cabeça uma lista diferente dos melhores aplicativos do ano, por esta razão, peço que você responda nos comentários do blog, no Twitter (#AppDoAno) ou no Facebook as perguntas:

  • Qual é na sua opinião o melhor aplicativo para iPad?
  • Qual é na sua opinião o melhor jogo para iPad?
  • Qual é na sua opinião o melhor aplicativo para iPhone?
Estarei coletando a informação publicada aqui nos comentários, no Facebook e no Twitter (#AppDoAno) para poder juntar a lista dos melhores aplicativos do ano, segundo o voto popular.

Participe, vamos formar juntos uma lista ainda melhor!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

22 comentários

  • Natal Promo! iPhone 5, Galaxy S3, Nokia Lumia 920 4G LTE

    Albert Techie Ltd, Agora oferecendo Natal Promo “Internacional oferta para todos Internacional interessados compradores.

    Natal Promo! Comprar 3, ganhe 1 livre a acessíveis preços .

    iPhone 5 16GB – $ 500 USD
    Galaxy S3 GT-i9300 16GB-$ 440 USD
    Galaxy Note N7100 II – $ 480 USD
    Lumia 920 32GB – 4G LTE $ 450 USD
    Ipad 16gb wifi + 3 – $ 350 USD
    iPad 16gb + wifi-mini – $ 270 USD

    Nós oferecer bons produtos e serviços

    Contato nos hoje: albert-tech@techie.com

  • André,

    Valeu a dica do Clear. Vou experimentar no Iphone, se gostar eu compro para o iMac.

    Com a mesma finalidade, estou usando o Fantastical, tanto no Iphone e como no iMac. Gosto bastante do aplicativo.

    Abraços.

  • André,

    Não sei se você já o conhece, mas eu curto muito o game Flow (tem a vesão Free e a paga). Simples e bom de jogar.

    Abraços.

  • Sobre o Clear. Cleber, acho que não coloquei bem os termos. O site de André é muito bom, vejo sempre. Também não questiono os criterios para seleção deste programa. Fiz uma descrição de minha opinião pessoal sobre o programa. Outro ponto que toquei é não explicitei bem é que os programas pagos na AppStore deveria oferecer uma versão de avaliação, nem que fosse por algumas horas. Por exemplo, testei uns 10 programas para ler em PDF, alguns pagos até conhecer o GoodReader que é o que uso.

  • Testei o Clear depois que vi a indicação no seu blog. Apenas efeitos para usar o programa. Do ponto de vista pratico é muito melhor o lembretes que é nativo! Sobretudo no IPad. No qual vc tem uma lista a esquerda e as tarefas agrupadas a direita em função da lista ativa. E ainda pode criar a lista por data. Além disso tive que pagar para testar e descobrir que é inferior ao progama nativo lembretes que uso e é gratuito.

    • Gosto não se discute, o Clear é um dos programas mais baixados da história da AppStore, você esta falando de um gosto pessoal e culpando o site por indicar um App que êh um sucesso. Cada um que aparece.

  • Olá Andre, parabens pelo site e dicas sempre interessantes.
    Achei muito produtivo o aplicativo CamScaner, esta é minha sugestão, para quem não conhece vale a pena.

  • meio que off-topic, mas vai lá:

    “Raquel Cozer informou em sua coluna Painel das Letras, publicada na Folha de S.Paulo n”o último sábado, 15/12, que a Apple está na frente da concorrência na venda de livros digitais: “É a Apple, e não a Amazon, a loja que mais está vendendo e-books no país. E muito mais. O dado surpreendeu o mercado, especialmente porque a Apple chegou na surdina e vendendo livros em dólares, com cobrança de IOF”, informou Cozer.”

    iBooks é show de bola mesmo, especialmente com tela retina, e aquele lance de virada da página do iBooks é muito legal (o Kobo não vira, apenas “muda” a página, de forma mais ou menos lenta). Além de que não preciso de uma luminária para ajudar a ler o iPad. Único inconveniente do iPad, não dá para ler ao sol, mas raramente eu leio ao ar livre, a menos que eu conseguisse ficar numa praia deserta vagabundeando :-).

    Pelas vendas de livros para iPad, acho que muita gente concorda comigo.

    tenho um kobo, e mesmo assim acho que ler livros no iPad é MUUUITO melhor!

  • André, adicionaria alguns games à sua lista:

    1º) FIFA 13: nunca imaginei que um game de futebol seria tão bom quanto este. Jogabilidade, gráficos, desafios online, tudo fantástico.

    2º) Batman The Dark Knight Rises: Uma franquia sensacional, gráficos impressionantes e jogabilidade inexplicável.

    3º) Magic 2013: A já consagrada batalha de cards ganha novas atualizações e disponibiliza jogabilidade e interações únicas com desafios entre gamers do mundo todo.

  • Para mim o melhor do ano no iPhone foi o Google Maps já que a Apple tirou ele de nos e agora ele voltou. No iPad eu acho que o melhor foi o cloudon pois agora posso usar word. Abraço

    • Sim Douglas, concordo contigo o Maps voltar foi uma das melhores coisas do ano. E o CloudOn tem agradado muita gente, eu ainda prefiro o Pages, mas sei que muitos precisam dele para se sentirem confortáveis no iPad.

  • Essa com certeza é uma lista muito dificil. Pois quem está apenas iniciando sua vida nos aparelhos Apple irão colocar apps que para quem já está mais cascudo, irão achar supérfluos.

    Apesar do meu iPad ter 4 pastas abarrotadas de jogos, com certeza nenhum jogo irá entrar na minha lista. O facebook, aos 45 min do 2º tempo, entrou na minha lista, ao, finalmente, por o bendito botao de compartilhar.
    Vou pensar com carinho na lista.

    • Obrigado por comentar André, interessante seu ponto de vista. O Facebook é um App que está cada vez amadurecendo mais, a chegada do botão compartilhar foi fundamental mesmo.

      Um abraço.

  • Sem sombra de dúvida uns dos melhores aplicativos para iPad é o Photoshop. Mas em relação a jogos o melhor de 2012 na minha opinião foi Spider Man. Aproveitando André, queria tirar uma dúvida com você se possível.
    Tem como sincronizar um mesmo jogo no iPad com o iPhone. Tipo, começar um jogo no iPad e continuar ele na mesma parte que parou no iPhone? Gostaria muito de saber como posso fazer isso.

    Forte Abraço e belo post.
    Pedro

    • Também acho o Photoshop Touch excelente Pedro, o Spider Man é um jogão sim, sem dúvidas.

      Só vai funcionar se o jogo oferecer sincronização via iCloud, varia de jogo pra jogo.
      Um abraço.