Apps

Google Maps se atualiza e finalmente lança versão compatível com iPad

google-maps-ipad
Escrito por André Darugna

O melhor aplicativo de Mapas já lançado para iOS, que antes era padrão nos iPads e iPhone, mas foi retirado em prol da introdução dos mapas oficiais da Apple no iOS 6 acabou de receber uma grande atualização, com novidades e finalmente versão HD para iPads.

Trata-se do Google Maps, consagrado aplicativo que tantos usuários sentem falta até hoje, com a possibilidade de visualizar o Google Street View e obter informações mais fiáveis que as oferecidas pelo polêmico Mapas da Apple.

Vamos conhecer a nova versão?

Google Maps
Google Maps (AppStore Link) Desenvolvedor: Google, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Navegação › Viagens
Preço: Grátis

Nesta versão do Google Maps você terá acesso a informações de maior fiabilidade que os Mapas da Apple, nela foram aprimorados pontos críticos para uma melhor funcionalidade do aplicativo, como por exemplo melhorias no GPS, melhores informações sobre trânsito em tempo real e relatórios de incidentes.

Foi adicionada a opção Explorar, que permite que o usuário encontre facilmente locais para comer, beber, comprar, dormir e se divertir. Além da possibilidade dos usuários adicionarem reviews de estrelas e comentários para que os futuros visitantes tenham referências sobre o local.

Algumas funções que talvez não funcionem no Brasil, mas foram adicionados mapas internos com rotas a pé de locais como shopping centers, terminais de transporte público, aeroportos e mais.

Destaques do Google Maps:

  • Mapas de 200 países;
  • Street View;
  • Vista 360º de Museus, Restaurantes e pontos de interesse;
  • Navegação GPS passo-a-passo;
  • Orientações por voz;
  • Rotas de transporte público;
  • Rotas de bicicleta;
  • Rotas de caminhada;
  • Encontre lugares e leia comentários dos usuários;
  • Salve seus pontos favoritos;

* Algumas funções não estão disponíveis em todos os países

Navegação passo-a-passo

A principal função do Google Maps é oferecer-lhe trajetos fiáveis para que você possa chegar até um local desconhecido, no aplicativo você tem a opção de digitar o local de origem e um local de destino, são oferecidas várias opções de caminho, também é possível indicar se pretende chegar ao destino com um automóvel, transporte público ou a pé.

Trajeto traçado no Google Maps para iPad.

Trajeto traçado no Google Maps para iPad.

O Google Maps lhe proporciona informação curva a curva, sendo atualizadas de acordo com o movimento do veículo, ainda está disponível a narração em alguns destinos, proporcionando uma experiência muito próxima a de um aparelho GPS.

Street View no iPad

Como num princípio, quando os Mapas do Google eram padrão e nativos do iPad, agora temos novamente a função Street View em nossos tablets, um grande alívio para quem como eu, adora esta funcionalidade que somente o Google oferece ao público.

Para quem não conhece, no Street View você poderá navegar por dentro das ruas das cidades com uma câmera em 360º, esta vista permite que você conheça uma cidade sem ao menos ter viajado para lá alguma vez. É ideal para encontrar pontos de interesse e edifícios, imagine-se em São Paulo precisando encontrar o Edifício Brasília, difícil não? Tem tantos prédios um ao lado do outro, mas com o endereço completo você conseguirá antecipar-se e visualizar a fachada do prédio para mais tarde encontrar com facilidade.

street view google maps ipad

O Street View do Google Maps para iPad é uma função muito útil, você pode conhecer o mundo através dele.

O Street View pode ser ativado tocando sobre o mapa no endereço desejado (toque sobre a rua e segure), isto colocará um alfinete no mapa, depois basta tocar no nome da rua que aparecerá no topo do lado esquerdo. Lá são mostradas informações extras e também o Street View. Toque no Street View para entrar.

Com a janela do Google Street View aberta no iPad você precisará somente deslizar de um lado para outro, para cima e para baixo de modo a visualizar ao redor. Para mover-se toque nas flechas brancas, para frente, trás e para os lados (quando permitido).

Edifícios em 3D

Em algumas cidades também estão disponíveis os edifícios em 3D, para habilitar esta vista você deverá aproximar o zoom (movimento de pinça), logo deslizar com dois dedos na tela de cima para baixo. Se não apareceram os edifícios em 3D tente aproximar ainda mais o zoom, caso não apareçam estes edifícios em 3D no Google Maps para iPad é sinal de que não existe o recurso disponível na área visualizada.

edificios 3d google maps ipad

Em algumas localidades são disponíveis edifícios em 3D.

Resenhas de locais

Como novidade, nesta versão do Google Maps você poderá deixar sua resenha de um local que conhece, dando uma nota com estrelas e também deixando uma mensagem para contar a todos sua experiência. Você também poderá ler as resenhas de outros usuários e obter informação sobre o que o público está falando sobre determinado local, seja um restaurante, hotel, pub, bar ou ponto turístico.

resenhas usuarios google maps ipad

Saiba o que outros usuários andam falando sobre o local que você pretende frequentar.

Nas resenhas você acompanhará o depoimento do público em diversas línguas, além disso na mesma tela, você vê a nota média geral dada por todos os usuários, o website do lugar, endereço completo, telefone e alguns links relevantes.

É possível nesta tela salvar um local, compartilhar via iMessage ou e-mail e também traçar uma rota (trajeto) de sua localização até o ponto referido.

Considerações Finais

O Google Maps demorou mas voltou ao iPad com um aplicativo sensacional, muito útil, gratuito e com tudo aquilo que nós usuários podemos exigir. Baixe agora esta novidade, o aplicativo é gratuito e você só tem a ganhar ao utilizá-lo.

Debate:

  • Você prefere o Google Maps ou os Mapas da Apple?
  • Nota do Editor

  • Excelente
$0.00FREE

  • Google Maps para iPad
  • Reviewed by:
  • Publicado: 17 de julho de 2013
  • Atualizado: 17 de julho de 2013
  • Funcionalidade
  • Usabilidade
  • Fiabilidade

  • Resumo da Resenha:

  • O melhor aplicativo gratuito para navegação no iPad, com informação do tráfego ao vivo, relatórios de incidentes, Street View, edifícios em 3D, resenhas dos usuários sobre os locais, mapas de mais de 200 países e mais de 100 milhões de locais inclusos.

Prós

O Google Maps tem como diferencial o Street View para visualizar as cidades em 360º, edifícios em 3D, navegação passo-a-passo nos trajetos, disponibilidade de navegação por voz em algumas regiões, resenhas feitas por usuários do locais apresentados e é totalmente gratuito.

Contras

Apesar de ser um excelente aplicativo o público ainda espera que seja implementada a opção de navegação offline, de momento somente é disponível a navegação online, restringindo o uso do aplicativo aos usuários que possuem um plano 3G ativo.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

13 comentários

  • Olá André. A seis meses passei a utilizar a marca Apple então ainda estou me familiarizando com as funcionalidades, e esta sendo muito útil suas dicas. Bom gostaria de saber qual o benfício do App Sygic que você citou num comentário anterior? Ele dispensaria o uso do plano de dados que tenho? (conecto meu Ipad apenas através de Wifi por um aparelho conhecido como MiFi, tambem por recomendação do Ipad Dicas). Obrigado e um abraço!

    • Olá Sergio, o Sygic é um GPS curva-a-curva que funciona offline, ou seja, sem internet. Mas, ele só funciona em iPads 3G, não pelo 3G em si, mas pelo fato de somente os modelos 3G/4G terem o receptor de GPS. Os iPads somente Wi-Fi não tem GPS. Até já.

  • Existe a possibilidade de abrir os “meus lugares” salvos no desktop? Não achei a opção… Obrigado!

  • Pois e, um dos maiores micos na Apple foi justamente ter tirado o Google maps e ter colocado aquele lixo !!! Se fosse possivel tirar aquele eu tiraria sem pensar !!!

    • Obrigado por comentar Marcos, o grande problema foi ter lançado um produto sem ter sido totalmente polido, acredito que com o passar dos anos os Mapas da Apple vão crescer em qualidade, porém, até o momento ele ainda peca com falta de informação.

  • Boa Notícia André, o app é o melhor em mapas. Eu preciso instalar novamente ou é só atualizar o meu para funcinoar no Ipad?

  • Tem que usar plano de dados… Que chato isso! Alguma sugestão de app que dispense uso de dados, com acesso à conta do Google Maps?