Apps

Google Chrome é atualizado e agora oferece navegação em tela cheia no iPad.

google chrome para ipad
Escrito por André Darugna

Boas novas por parte do Google, depois de haver lançado uma atualização do aplicativo Google Maps, que agora possui uma compatibilidade com o iPad de forma nativa e em tela cheia, também atualizou seu navegador Google Chrome para iPad com boas novidades.

Além de melhorar os suportes de busca por voz, o aplicativo também ganhou visualização em tela cheia no iPad, abertura de links nos aplicativos nativos da companhia, economia de largura de banda e mais.

Confira todas as novidades da nova atualização do Google Chrome para iPad.

Chrome: o navegador da Web do Google
Chrome: o navegador da Web do Google (AppStore Link) Desenvolvedor: Google, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades ›
Preço: Grátis

Um dos recursos que mais gosto do Google Chrome é a sincronização com os serviços do Google, histórico compartilhado com a versão para computadores e smartphones, independente se for um iPhone ou dispositivo com Android, mas isto não é novidade, é uma característica consagrada do Google Chrome que inclusive foi implementada pela Apple no Safari no iOS 6.

Outra função bacana deste aplicativo é a busca ou digitação de URL na mesma barra, que aumenta em muito a usabilidade do aplicativo, tornando mais rápida a tarefa de busca no aplicativo. Esta não é uma das novidades pois já falamos sobre ela quando falamos sobre a chegada do Chrome aos iPads.

Em síntese as principais funções do Google Chrome são:

  • Sincronização do Google Chrome para iPad com outros dispositivos;
  • Pesquisa simplificada na barra de URL;
  • Possibilidade de pesquisar por voz, em português;
  • Histórico compartilhado com outros dispositivos;
  • Tela de sites mais visitados e favoritos;
  • Abas abertas em outros dispositivos (smartphones e computadores);
  • Modo anônimo de fácil acesso (no Safari é preciso ir aos Ajustes para ativá-lo);
  • Navegação em Tela Cheia no iPad (novo!);

Se você deseja conhecer cada um dos recursos do Google Chrome, leia o post:

Além de todas as funções acima mencionadas, o Google Chrome ainda está totalmente compatível com outros aplicativos do Google, como o YouTube, Google Maps, Google+ e Google Drive, basta clicar em algum link que tenha relação com os aplicativos e o conteúdo será aberto diretamente no aplicativo, ao invés da versão web dos sites.

Além disso, ainda foi implementado o recurso de “Gerenciamento de largura de banda” que promete otimizar o uso de dados, reduzindo o tempo de carregamento das páginas e preservando seu plano 3G. O recurso ainda não está disponível para todos os usuários e será implementado aos poucos.

Considerações Finais

O que já era bom ficou ainda melhor, muitos usuários não gostam da forma que o Safari apresenta as páginas, contar com um navegador de qualidade como o Google Chrome no iPad é fantástico, dessa forma o usuário tem o direito de escolher ao invés de ter que consumir o aplicativo pré-determinado pela Apple.

Infelizmente o iOS não permite apontar um outro aplicativo como sendo padrão, portanto, você poderá utilizar sempre que desejar o Google Chrome para navegar, mas, em caso de clicar em algum link no sistema o navegador a ser aberto será o Safari.

Uma dica é baixar o aplicativo do Gmail e utilizá-lo ao invés do Mail, dessa forma a interoperabilidade dos aplicativos Google permitirá que você abra qualquer link recebido por e-mail diretamente no Chrome.

Debate:

  • Você prefere o Google Chrome ou o Safari no iPad?
  • Nota do Editor

  • Espetacular
$0.00FREE

  • Layout
  • Funcionalidades
  • Velocidade

  • Resumo da Resenha:

  • O Chrome é sem dúvida um dos melhores navegadores de internet disponíveis, sua versão para iPad não deixa a desejar, nesta atualização o navegador recebeu melhoras na segurança, correção de bugs, busca por voz potencializada em alguns idiomas e navegação em tela cheia.

Prós

A nova versão do Google Chrome para iPad oferece compressão de dados para menor consumo de banda, navegação em tela cheia, melhor velocidade se comparado à outros navegadores do mercado e sincronização outros dispositivos que utilizem Google Chrome.

Contras

Não há um ponto crítico a ser destacado, somente que a compressão de dados ainda não está disponível para todos os usuários do navegador. Infelizmente alguns terão de aguardar para beneficiar-se com o recurso.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

6 comentários

  • André,nunca é demais dizer como o ipadDicas revoluciona a nossa vida!!
    Não sei se já aconteceu com você , mas desde ontem meu ipad2 fica bloqueado com a mensagem de alerta que não faço backup no icloud há 4 semanas , mas não desaparece quando dou OK nem deixa eu desligar e nem consome a bateria ( de ontem pra hoje baixou de 55% para 54%…
    Será que estraguei algo? Está travado!!!O que devo fazer?DEsde já OBRIGADA!!!

  • O Chrome realmente é um ótimo navegador, mas depois que eu descobri o Dolphin, simplesmente ele perdeu o seu trono. O Dolphin é muito, mas muito mais rápido e também possui ótimos recursos, como compartilhamento de conteúdo, gestos multi-tarefas. O ponto negativo do Dolphin é justamente não ter o idioma português, mas os desenvolvedores já estão providenciando isso. Caso queira, André, posso fazer uma resenha do mesmo e enviar para o iPad Dicas!!! :)

    • Olá Adilson, tudo bem?
      Agradeço o comentário, faça sim, vou ficar bastante feliz em receber.
      Me envie em um arquivo de texto para contato arroba ipaddicas ponto com.
      Envie junto uma mini-biografia sua e seu e-mail cadastrado no gravatar para mostrar a foto no blog.

      Grande abraço, até já.

  • Faz um bom tempo que virei fã do chrome, uso no computador iPad e IPhone, pois com isso compartilho meus favoritos e históricos de navegação entre os dispositivos.

    • Também gosto dele no Mac e uso diariamente, mas no iPad sempre usei o Safari, não gosto de não tê-lo como “Padrão”, esse bloqueio da Apple é muito chato.
      Uso o Chrome geralmente para acessar os sites que tenho aberto no PC, histórico e favoritos de lá, mas na navegação do dia-a-dia termino por usar o padrão, infelizmente.

  • Novo Google Maps (agora sim adaptado ao iPad) e novo Chrome no mesmo dia, duas ótimas novidades vindo juntas.
    Comprei meu iPad mini há poucos dias, e venho usando mais o Chrome para navegar na web em geral, mas uso também o Safari. Neste último, gosto em especial do modo Leitor, que o Chrome não tem (no Mac, o Chrome pode ter esse recurso com a extensão Evernote Clearly). Uso esse recurso para ler artigos/matérias que encontro e quero ler na hora, já para textos que quero ler depois, uso o app Pocket.