Apps

CloudOn, o Office gratuito para iPad acaba de aterrissar na loja brasileira.

cloudon
Escrito por André Darugna

Olá amigos, acabou de chegar à loja brasileira aplicativo muito interessante que foi lançado há tempos mas era exclusividade da App Store Americana. Este App nos permitirá abrir, editar e criar documentos Office, é possível trabalhar com os três programas estrela da Microsoft (Word, Power Point e Excel).

O CloudOn é o tipo de App essencial para quem quer trabalhar com documentos Office sem gastar nenhum tostão e com uma interface muito similar à que conhecem do computador.

Já falamos anteriormente no iPadDicas sobre como abrir documentos de Word, Power Point e Excel, comentamos sobre todos os aplicativos que realizam este trabalho, opções pagas e de extrema qualidade, mas eis que chegou a hora de testar o CloudOn, recomendo pois além de excelente é gratuito. Somente possui um porém, exige conexão a internet para funcionar.

CloudOn (Doc Editor compatible with Microsoft Word documents)
CloudOn (Doc Editor compatible with Microsoft Word documents) (AppStore Link) Desenvolvedor: CloudOn, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: Grátis

Principais Funções do CloudOn

  • Abre, Edita e Cria documentos de Word
  • Abre, Edita e Cria documentos de Excel
  • Abre, Edita e Cria documentos de Powerpoint
  • Armazenamento no Dropbox.
Obs: Este aplicativo funciona na nuvem, portanto, exige uma conexão a Internet para funcionar. Também usa o Dropbox como armazenamento, que também é um serviço na nuvem.

Primeiros Passos

Antes de começar você precisará criar uma conta, depois, deverá vincular sua conta com o Dropbox, que é onde ficarão armazenados seus arquivos. Isto é realmente um grande diferencial.

Em última instância você terá uma tela com um tutorial, poderá fechá-la mas recomendo dar uma olhada. São 7 passos mostrando como utilizar as principais funções do aplicativo.

Sua parte gráfica é muito similar, ou quem sabe até idêntica aos programas do computador Windows, é claro que fizeram algumas adaptações, mas ele vai lhe agradar mesmo se você for exigente.

O aplicativo não é perfeito mas promete ser uma grande solução inclusive para o mundo dos negócios.

Considerações Finais

Grande parte dos usuários ficam decepcionados ao comprar um iPad e não encontrar o “Microsoft Word”, embora eu esteja certo de que o Pages é um grande aplicativo (e meu preferido pois o uso também no Mac com integração iCloud e tudo mais), o CloudOn é uma grande alternativa para que não se incomoda de utilizar um App na nuvem, o mais interessante é que ele é gratuito e você pode testar sem gastar absolutamente nada.

Debate:
[style_list style=”bullet_list”]

  • Como você edita seus arquivos Office no iPad
  • Que acha de usar um App que exige conectar-se à Internet?
  • CloudOn ou Pages?
  • [/style_list]

    Um abraço, até já!

    Dica do Cláudio Guerra
    • Nota do Editor

    • Regular
    $0.00FREE

    • CloudOn para iPad
    • Reviewed by:
    • Publicado: 27 de setembro de 2012
    • Atualizado: 16 de julho de 2013
    • Funcionalidade
    • Recursos
    • Usabilidade

    • Resumo da Resenha:

    • O CloudOn é um aplicativo para o trabalho que permite abrir, editar e salvar arquivos do Microsoft Office no iPad com a mesma interface conhecida do PC. O aplicativo é gratuito e oferece recursos para trabalhar com Word, Power Point e Excel com a possibilidade de armazenar os documentos na nuvem.

    Prós

    A proposta do CloudOn é sensacional, trabalhar com arquivos do Microsoft Word, Power Point e Excel certamente é o desejo de todo usuário do iPad, sua gratuidade é mais um atrativo, além da interface semelhante à do PC ser mais do que interessante para o usuário iniciante no iOS.

    Contras

    O CloudOn deixa de ser um aplicativo poderoso ao ser totalmente dependente da internet para funcionar, você somente poderá abrir e editar arquivos se estiver conectado. Além disso, não há armazenamento local, somente na nuvem, dificultando assim o trabalho com o aplicativo. Sua interface é interessante para usuários iniciantes, porém, não está adaptada para uma tela táctil.

    Sobre o autor

    André Darugna

    Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

    19 comentários

    • Boa noite andre, tudo bem?

      Bom primeiro queria parabenizar pelo site. Sou super fa e acesso desde antes de comprar meu ipad. Posso ate afirmar que seu site foi determinante na minha decisao de compra rsrs.
      Bom baixei o cloudon e adoro, ele eh exatamente o que eu buscava de um app, por que a funcionalidade dele eh a mesma que do windows. So estou com uma dificuldade…nao consigo abrir um arquivo e salvar nele…por exemplo hoje abri um arquivo de word do meu dropbox, alterei, mas como faco para salvar? Eu li que ele salva automaticamente, mas no meu caso nao esta acontecendo…fechei o arquivo e fui confirmar se tinha salvado e como supeitei, nao tinha salvado as aleracoes…
      Como devo fazer?? Pode me ajudar?
      Obrigada desde ja!

    • O programa é excelente , pena que nao tem em português e que é muito lento, deve haver uma versão melhor ou espero que venha logo.

    • Caro André, mais uma vez parabéns pelo blog. Realmente fantástico.

      Vc sabe me dizer como cinsigo anexar no email um arquixo em Word criado no CloudOn.

      Abraço.

    • Oi André, moro no Japão antes a minha conta no app store era em inglês, nao sei o que aconteceu q agora está em japonês, nao sei como mudar o idioma, queria baixar esse app Cloudon mas nao consigo aparece uma janela em kanji, nao sei o motivo por nao conseguir. Obrigada

    • Oi André.
      Meu comentário nao tem a ver com o post, mas to com um problema e tenho certeza que você pode me ajudar.
      Fiquei um período sem internet em casa e fui recebendo diversos pedidos de atualização de apps, principalmente após a chegada do iOS6. Se acumularam 28 pedidos.
      Qdo a minha internet voltou mandei atualizar todos os apps, como sempre faço, mas minha internet ainda nao está 100% (muito lenta) e vários apps começaram a dizer que nao estavam conseguindo ser baixados.
      Em resumo, agora to com vários apps que nao consigo acessar, pq estão aguardando atualização e tb nao consigo atualizar, mesmo usando a internet ultra rápida do meu trabalho. Dá sempre a mensagem que o app nao pode ser baixado no momento. O que eu faço?
      Como é que eu vou conseguir atualizar esses apps?
      Depois que deu isso no iPad, no iPhone atualizei os apps um a um e tudo funcionou legal. Mas no iPad nem assim está funcionando.

      Obrigado pela ajuda e abraços.

      • Esse é um dos muitos bugs do IOS6 Marcos.
        Fiz assim e deu certo: vá no ícone do 1° aplicativo que deu erro e clique em cima (como se fosse dar pausa) e em seguida clique de novo que ele deverá baixá-lo.

    • Fala André, Blza?

      Concordo o meu colega abaixo. O Smart office 2 é uma EXCELENTE opção também.

      Pra quem tem uma net boa o CloudOn é PERFEITO. Testei e recomendo. Como minha net e uma merda uso o Smart office que estava free há um tempo, mas não esta mais, eu acho.
      Abraços

    • O aplicativo Smart Office 2 é muito melhor, pois não depende de conexão à internet para também criar, editar e abrir documentos do Office. Até pouco tempo atrás, estava gratuito, não sei se ainda está… Mas pra quem não quer ter nenhum custo, pode ser que esse CloudOn seja um bom quebra-galho.

    • Realmente, ele é ótimo! E agora que não precisamos de toda aquela confusão de criar uma conta americana, inventar um CEP e blah blah, ele está perfeito! E o melhor… Ele é GRÁTIS!

    • Que legal Andre…
      Eu lembro quando vc comentou dele aqui, mas somente era para Appstore americana
      E na época não fiz o cadastro, por que estava querendo zerar meus aplicativos na referida loja e utilizar a BR.
      Testarei \o/

    • Vou testar ele nesse momento, sou usuário do conjunto iWork, e vamos ver como sera a integração com esse novo App, uma duvida André, editei um documento e fiz uma tabela no pages, enviei por e-mail para meu tio, sendo que ele abriu lá no word do pc dele, e a tabela ficou desalinhada e sem o ” design ” que eu tinha projetado, é realmente assim mesmo, ou algo esta errado ? Valeu por toda a ajuda de sempre, e obrigado por nos apresentar um novo App que pode ser bastante útil !