educacao

7 Aplicativos para Professores, aprenda a utilizar melhor seu tablet para dar aulas!

Compartilhe:Share on Facebook392Share on Google+6Tweet about this on Twitter113Pin on Pinterest8Email this to someone

As aulas estão começando somente agora depois do carnaval e julgo ser o momento certo para dar uma mãozinha àqueles que estão na frente de uma classe dando o melhor de si para que seus alunos aprendam com excelência e levem conteúdo consigo.

A vida dos professores hoje em dia não é nada fácil, foi-se o tempo do autoritarismo, os alunos praticamente passam por cima dos maestros e quando as notas não aparecem o professor é quem leva um puxão de orelha, já seja dos pais ou até mesmo da diretoria. O que fazer nos tempos atuais para atrair a atenção dos alunos e conseguir transmitir a matéria de forma positiva?

Nada melhor do que utilizar a tecnologia a seu favor, o iPad é uma ferramenta completíssima que se utilizada da forma adequada pode lhe beneficiar enormemente ao dar aulas! Acompanhe comigo a lista de aplicativos que indico.

Antes de prosseguir quero convidá-los a fazer leitura de outros artigos que já foram publicados no iPadDicas que possuem relação direta com o trabalho do professor:

TeacherKit - ferramenta para organização da sala de aula, acompanhamento do comportamento, e avaliação
TeacherKit - ferramenta para organização da sala de aula, acompanhamento do comportamento, e avaliação (AppStore Link) Desenvolvedor: ITWorx Egypt SAE
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Educação › Produtividade
Preço: Grátis

Com este App você poderá criar várias salas de aula, organizar a posição dos alunos (mapa da sala), adicionar dados de contatos dos alunos e dos pais, lançar notas e presença, tudo de forma descomplicada. É grátis, incrível!

ShowMe Interactive Whiteboard
ShowMe Interactive Whiteboard (AppStore Link) Desenvolvedor: Learnbat, Inc.
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Educação › Produtividade
Preço: Grátis

Já pensou em utilizar seu iPad como uma lousa digital? É possível e o aplicativo não custa nada, você somente precisará de um cabo para conectar seu iPad ao projetor. Confira!

Evernote
Evernote (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis

Se você quer um aplicativo perfeito para realizar anotações o nome dele é Evernote, ele tem integração na nuvem ou seja, você poderá sincronizar entre iPhone, iPad, iPods e também computadores. O Evernote é o Moleskine para iPads, grátis e perfeito para suas notas rápidas (com fotos, áudio e muito mais).

Skitch: Tirar foto, Marcação, Enviar
Skitch: Tirar foto, Marcação, Enviar (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Foto e vídeo
Preço: Grátis

Este aplicativo é muito interessante pois permite que você faça anotações sobre conteúdos, como fotos, mapas, páginas da internet, e muito mais. Com ele você facilmente poderá apresentar matérias novas aos alunos, usando a criatividade eles ficarão muito atentos ao que você está mostrando.

Pages
Pages (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99

O Word para iPad se chama Pages e foi desenvolvido pela Apple, acredito que todo professor precise deste aplicativo pois é ele que vai lhe permitir redigir provas, exercícios e tarefas, utilizando o Pages juntamente de um teclado externo você transformará seu iPad em um computador de verdade.

Keynote
Keynote (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99

Este é o Power Point para iPad, também desenvolvido pela Apple este aplicativo esbanja qualidade gráfica e é altamente impactante, suas aulas nunca mais serão as mesmas depois que você incorporar o Keynote na criação de slides. Junto de um projetor você vai brilhar como Steve Jobs!

Numbers
Numbers (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99

O Excel para o iPad chama-se Numbers, criado pela Apple com todo o cuidado necessário para que você possa editar planilhas em seu tablet.

Considerações Finais

Acredito que os professores sejam um dos profissionais mais beneficiados com o lançamento do iPad, vocês podem utiliza-lo de forma tão brilhante, tão criativa que os alunos vão implorar para assistir suas aulas. A tecnologia veio para lhe ajudar, está em você abraça-la e utilizar sem preconceitos. Não existe idade, não existe empecilho, utilizar o iPad na sala de aula é muito trending e colégios no mundo todo estão estimulando o uso inclusive pelos alunos.

Por hoje é só, um abraço, até já!

Compartilhe:Share on Facebook392Share on Google+6Tweet about this on Twitter113Pin on Pinterest8Email this to someone

Comentários

  1. Ângela Cristina Rodrigues de Castro diz

    Oi, André.
    Mais uma observação : acabei de testar o conector no monitor Samsung de meu computador. Funcionou tanto para o iPad2 quanto para o iPhone4s.
    Então, o problema não é no conector.
    O que terá acontecido para não funcionar no projetor?
    Abraços!!
    PS: Quero abandonar os pendrives e fazer tudo num só dispositivo. Seria muito melhor!!

    • diz

      Não sei o que pode ter ocorrido Ângela, se funciona no monitor tem que funcionar no projetor, a conexão é a mesma. Eu acredito que seja o projetor, não o adaptador nem o iPad.

  2. Ângela Cristina Rodrigues de Castro diz

    Oi, André.

    Olhe, quando conectei o iPad ao Projetor, ele nem foi reconhecido. Não apareceu nada na tela de projeção do iPad. Tentei todos os modos de conexão – PC, Media Player e nada.
    Estou pensando em levar o conectores na loja e trocar.
    Tenho o Keynote instalado, tenho arquivos gravados na extensão do aplicativo e em pptx.
    Será que foi o conector?
    Abraços

  3. Ângela Cristina Rodrigues de Castro diz

    Olá!
    André, comprei os conectores da Apple para projetores, contudo, nao funcionou no projetor de minha escola – um miniprojetor Samsung modelo SP-P410M.
    Existe algum tipo de projetor específico para esse fim?
    Obrigada!

  4. Luiz Gustavo diz

    Olá a todos.
    Há alguns anos estive em um congresso na Universidade da Carolina do Norte. Fiquei encantado com as salas de aulas. Modernas, com pontos de energia e rede para todos alunos, tablado para o professor, lousa digital, e tudo o que você imagina em termos de tecnologia. Em cada sala havia três projetores.
    Mas, em todas as salas havia um quadro negro enorme, com giz e apagador.
    Perguntei à um professor se aquilo não estava fora de lugar numa sala tão “high tech”. Ele me respondeu:
    “Apesar de usar todos estes apoios eletrônicos maravilhosos não podemos nos esquecer do por quê estamos ali. Usamos o quadro negro, escrevemos, desenhamos e neste momento nos sentimos verdadeiros professores.”.

    Abçs a todos e parabéns André pelas dicas (aguardamos mais, rs)

  5. diz

    Olá ,
    Gostaria de saber quantas horas a bateria do Ipad 2 dura normalmente ?
    E também , depois de ligado, tem algum tempo necessário para carregar ?
    Por exemplo:
    Um cel normal as vezes necessita de 5 horas de bateria completa na primeira vez que é ligado.
    O Ipad 2 tem isso ?
    Obrigada !!

  6. diz

    mais uma vez, parabéns e obgd pelas fantásticas dicas, o TeacherPal é maravilhoso e permite gerir tudo sobre cada turma. Inacreditável – a forma simples e eficaz como hoje registo tudo o que necessito sobre os alunos. Não o conhecia, muito obrigado e continuem o vosso excelente trabalho.

  7. Andrea diz

    Eu procurei muito por um organizador exclusivo para docentes do ensino superior e não encontrei nada. As nossas necessidades são muito diferentes daquelas dos professores do ensino básico. Naturalmente, não vamos fazer mapa da sala ou anotar o contato dos pais, por exemplo hehehe Assim, eu dou aula com o iPad, mas recorrendo a vários Apps de uso mais genérico. Na minha área, o mais útil não está na lista do blog: é o iAnnotate, um excelente e completíssimo editor de pdf. Também recorro muito a bons dicionários, como o Oxford, e por aí vai. Mas fico sonhando com um organizador que me permita criar disciplinas, inserir a bibliográfia básica de cada uma em forma de anexo, montar o programa, etc… Uso o Evernote para isso atualmente. Fica a dica para os desenvolvedores.

  8. Hanor F. Santos diz

    Muito bom, estou sempre por aqui vendo os posts. Parabéns pelo trabalho que tem feito até aqui.

    Uma pergunta: Saberia de algum aplicativo para marcar os lugares (em um mapa) que já foram visitados por mim.
    Seria como ter um mapa pendurado na parede e ir marcando os lugares por onde passei.

  9. Simone diz

    Eu tb sou professora universitária e os alunos adoram quando uso o Ipad. Dei uma aula sobre recuperação de sons e usei o Sound Hound como exemplo, foi show! :-)
    Mas gostaria de uma opiniao a respeito de teclado para o Ipad. Há o da Apple que com certeza é de ótima qualidade, mas tem a limitação de só permitir que o IPad fique na vertical. Por outro lado encontrei uma capa com teclado bem interessante pelo mesma faixa de preço (cerca de R$ 260,) que tem mais flexibilidade de posicionar o Ipad. É da marca PixelView (Teclado Bluetooth com Capa). Alguem conhece? Alguma opinião sobre qual a melhor opção?

  10. Manoelito diz

    Ola, sempre acompanho o blog, mas essa é a primeira vez que deixo um comentário. Sou docente do ensino superior e uso bastante o iPad para ministrar minhas aulas, ele é muito, você pode usar ele tanto para sua apresentação como em substituicao da lousa. Mas fica a dica também, cuidado com as imagens no Keynote, depois da atualização 5.0 ele tem fechado muito ( tenho um ipad1), quando tem muita foto principalmente. No mais parabéns pelo post e pelas ótimas dicas.

    • Lee diz

      Olá Miriam. É quase certo que sim porque o conector deve continuar o mesmo, mas se quiser mais segurança espere pra comprar depois do dia 7 de março.

  11. Miriam diz

    Olá André,
    SoU professora de matemática e sempre uso notebbok para ministrar minhas aulas.
    Depois dessa dica de hoje vou ver se consigo preparar algumas aulas usando o ipad.

    Muito obrigada.

  12. diz

    Prezados André e colegas (docentes e não docentes).

    André, parabéns pela matéria e pelas sugestões. Parabéns também aos colegas que postaram.

    Como docente de nível superior eu já utilizo o meu IPad e vou continuar no trabalho agora com as dicas apresentadas !

    Quero dar a minha contribuição também, agora destinada às áreas de Ouvidoria e Ombudsman (Universidades e Empresas). Como Ouvidor de uma Universidade daqui de São Paulo eu utilizo o I Pad como forma de responder as centenas de e-mails que a Instituição recebe. Cadastrei o e-mail institucional e ao responder às consultas automaticamente já é registrada a baixa no desktop da Instituição.

    Espero ter ajudado. André, parabéns mais uma vez e força na caminhada !

    Abraço a todos. Caro colega Henrique GD: este lado da Força é muittoo bommmm ! rs.

  13. Marcelo diz

    Este post veio em ótima hora, acabei de comprar um projetor com entrada hdmi para ligar a. Apple tv, assim meu conjunto de idevices ficou completo para as aulas. Controlo as apresentações pelo iPad via AirPlay e quando preciso andar pela sala uso o iPod para controlar o Keynote. Show de bola, liberdade total durante as aulas.

  14. João Carlos Francez diz

    Bom dia André . Bom , não é novidade que aqui só tem dicas ótimas ,rs. Queria saber se existe um cabo especifico pra ligar o i pad ao projetor. Abraço .

  15. Duílio diz

    Fiquei muito feliz André, por essa matéria. Há coisa de um mês atrás, pedi que vocês fizessem um post sobre Apps para professores e estou muito contente de ter meu pedido atendido. Valeu iPadDicas, com certeza, poderei melhorar muito as minhas aulas com os apps indicados! =)

    • diz

      Obrigado por seguir nosso blog e pelo carinho que tem por nosso conteúdo.
      Obrigado também por colaborar recomendando assuntos. Espero que possas realmente ver seu iPad de forma diferente para dar aulas a partir de agora!
      Um abraço!

  16. Cleber diz

    Essas dicas são ótimas! Sou professor e começo minhas aulas na semana que vem. Usarei o Ipad pela 1a vez, mas estou treinando em casa com os aplicativos… Já comprei o Pages e o Keynote, muito bons! Baixei o File App para gerenciar os arquivos. Mas alguém sabe se é possível criar pastas/diretórios dentro do Ipad?? Meus arquivos estão todos soltos dentro do File App… Será que existe aplicativo melhor para esse gerenciamento? Desde já, obrigado!

    • diz

      Olá Cleber, tudo bem?
      A melhor forma de armazenar seus arquivos é na nuvem via iCloud.
      Cada aplicativo é responsável por amazenar localmente os arquivos que edita, por exemplo, todos os .doc ficarão no Pages, os .ppt ficarão no Keynote, eles permitem organizar em pasta o conteúdo, basta arrastar um arquivo em cima do outro como você faz para criar pastas de aplicativos.
      Super fácil e dessa forma os arquivos são guardados também no iCloud.

      Um abraço.

  17. Cristian diz

    A cada dia que passa, fico mais convencido que o iPad veio mesmo para “aposentar” os pc’s e notebook’s! Incrível como ele pode ser útil, nas mais variadas profissões também.

    • diz

      Pois então Marcello, está em você a chance de converter ela! Se a escola possui projetor nas salas não tem desculpas, as aulas poderão ser dadas diretamente pelo iPad, não precisa ser 100%, mas para dar uma dinamizada é muito importante usar a tecnologia, os alunos adoram!

  18. Clarissa diz

    Amei!!! Evernote, pages, keynote já são companheiros de sala de aula. Vou testar o Show Me nas aulas práticas de patologia e acho que meus alunos vão adorar… Atualmente não levo mais meu laptop para as aulas. O ipad me basta. Como sou patologista e professora de uma universidade federal, meu idevice me ajuda muito nas aulas. Tenho as fotos das lâminas de aula armazenados e o peso e tamanho do meu queridissimo e amado ipad me ajuda no deslocamento pelo campus.

    • diz

      Obrigado pelo depoimento Clarissa, fico muito feliz em poder lhe ajudar e também em saber que você já utiliza seu iPad em seu dia-a-dia como professora.

      Parabéns, você fez uma excelente escolha!
      Um abraço.

  19. Henrique GD diz

    Tenho um colega de trabalho que é professor, estou tentando trazer ele pro “lado branco” da força!!
    Vou mostrar o blog, o post, vou comendo pelas beradas..!!
    Abraço!

Deixe uma resposta