Apps

Aplicativo do SEBRAE ajuda empreendedores a criarem modelos de negócio.

sebrae-canvas
Escrito por André Darugna

A dica de hoje é especial para os empreendedores, o SEBRAE lançou um aplicativo desenvolvido com base no Business Model Canvas, que é reconhecido pela eficiência e simplicidade no descritivo de modelos de negócios.

Se você é um empreendedor e está dando os primeiros passos na abertura de seu novo negócio, este aplicativo lhe ajudará muito no que se refere ao planejamento e muito mais. Com ele será capaz mensurar o potencial de uma idéia, com análises sobre a aplicabilidade, valor e rentabilidade no mercado.

Você poderá calcular tudo isso de forma prática e flexível, o aplicativo é gratuito e está disponível para iPad e iPhone.

SEBRAE Canvas
SEBRAE Canvas (AppStore Link) Desenvolvedor: SERVICO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO PARANA - SEBRAE/PR
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Negócios › Utilidades
Preço: Grátis

Este modelo de negócio (Business Model Generation) foi criado por Alex Osterwalder, Ph.D. em Sistemas de Informações Gerenciais da Universidade de Lausanne, na Suiça. Alex preparou um manual muito inspirador para que qualquer um possa aprimorar um modelo de negócio já existente, ou criar um totalmente novo.

O aplicativo convida o empreendedor ou empresário a pensar na descrição do negócio, a partir de grandes blocos, que correspondem a:

  • Segmentos de clientes;
  • Proposta de valor;
  • Canais;
  • Relacionamento com clientes;
  • Fluxo de receitas;
  • Recursos-chave e pessoais;
  • Processos / Atividades / Competências-chave;
  • Parceria-chave;
  • Estrutura de custos;

O App Canvas além de flexível, ajuda o empreendedor ou empresário na modelagem de negócios, com uma característica mais interativa, já que propõe um exercício para extrair propostas de valor que atendam e potencializem os principais objetivos desejados, antes de partir de fato para a formatação do produto, serviço ou mesmo do processo de uma empresa.

etiquetas

“O Canvas é aplicável para a maioria dos empreendimentos, permitindo uma análise macro das variáveis. Ele não elimina o plano de negócio, mas funciona como um planejamento prévio que auxilia o empreendedor a organizar sua idéia de negócio. Para as diversas análises possíveis, o Canvas permite mudar as estratégias, de uma forma simples e rápida.”

* Rafael Tortato, consultor do SEBRAE/PR.

O SEBRAE Canvas serve para construir seu modelo de negócio de forma colaborativa além de, entender, projetar e implementar estratégias que indiquem a viabilidade ou não do formato proposto. Essa ferramenta permite ter uma visão macro considerando variáveis como proposta de valor, canais, receitas e despesas.

Para utilizar o aplicativo será necessária a criação de uma conta, mas você pode também logar com seu usuário de Facebook, a modo de agilizar o cadastro. Uma vez completado o cadastro você será levado à página de criação de canvas. Toque no (+) para adicionar um novo.

Novo Canvas:
canvas

Com um novo canvas na tela você deverá tocar e manter o dedo sobre uma parte da tela para adicionar notas, logo, tocar uma vez sobre ela para adicionar texto, mudar a cor do papel ou até mesmo apagá-la. O funcionamento do aplicativo é bastante simples e intuitivo.

Cada item tem um botão de ajuda, que lhe explicará exatamente o que deve ser analisado naquele ponto, ao seguir as coordenadas você poderá finalizar seu Business Model Canvas de forma estupenda, conseguindo ter um panorama ideal para a abertura de seu negócio.

proposta

Considerações Finais

Com uma excelente qualidade, o aplicativo desenvolvido pelo SEBRAE poderá ajudar você empreendedor a planejar e criar um modelo de negócio ideal para seu novo empreendimento. Baixe agora, aproveite a gratuidade do aplicativo para testá-lo e colocar em prática tudo aquilo que tem em sua mente.

Debate:

  • Quais aplicativos você utiliza para criar e planejar seus empreendimentos?

Participe, deixe sua mensagem, sua opinião é importante para nós.

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

5 comentários