Apps

10 aplicativos alternativos para turbinar seu iPad!

reembolso
Escrito por André Darugna

Os aplicativos nativos do iOS, pontualmente os do iPad, são os argumentos mais pesados na hora de comprar o tablet. O iPad é praticamente completo de fábrica, já vem com vários recursos pré-instalados de altíssima qualidade que dá um banho de água fria na concorrência.

Mas nem sempre é possível agradar a gregos e troianos, portanto, no dia de hoje selecionei uma lista com 10 alternativas aos aplicativos nativos que o iPad oferece ao usuário, são opções que trazem ao tablet um “algo a mais” que os Apps oficiais (nativos) não oferecerem.

Pronto para saber com quais aplicativos você vai turbinar seu iPad?

[!] Desculpe: Aplicativo removido da App Store

O Agenda Calendar é uma excelente alternativa ao calendário oficial do iPad, já falei sobre ele anteriormente aqui no blog e rendeu bons comentários por parte dos usuários do blog. Se você está buscando substituir o calendário oficial, seja por falta de recursos ou por simplesmente não gostar de sua interface, deveria considerar este aplicativo.

Leia a resenha completa do Agenda Calendar aqui no iPadDicas.

Calculadora MaxiCalc Pro: com LCD Retro, Fita de papel vintage dos anos 80, Memória, Básica e Científica para iPad Retina HD
Calculadora MaxiCalc Pro: com LCD Retro, Fita de papel vintage dos anos 80, Memória, Básica e Científica para iPad Retina HD (AppStore Link) Desenvolvedor: Fernando Sciessere
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Utilidades › Produtividade
Preço: USD 1.99
Já a MaxiCalc (da qual falei ainda esta semana no iPadDicas, leia) não é uma alternativa, é justamente o um “remendo” para o buraco deixado pela Apple, quando optou por não incluir no iOS do iPad a calculadora que possui o iPhone. Sorte do usuário que deverá optar neste caso por um aplicativo superior.

Leia a resenha completa do MaxiCalc aqui no iPadDicas.

Camera+ for iPad
Camera+ for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: tap tap tap LLC
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Redes sociais
Preço: USD 4.99
A câmera do iPad é bastante boa, principalmente nas edições 3, 4 e iPad mini, porém, ela é simples no que se refere aos recursos que oferece durante a tomada de fotos. Por exemplo, com o Camera+ você consegue antes mesmo de fotografar corrigir tons, escolher a temperatura da luz, pré-visualizar um efeito. Além de logo, poder realizar correções como cortes, incluir bordas, efeitos e muito mais.

Leia a resenha completa do Camera+ que escrevi aqui no iPadDicas.

Evernote
Evernote (AppStore Link) Desenvolvedor: Evernote
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
As notas no iPad são excelentes, porém bastante simples. Ensinei outro dia como aproveitar melhor as notas no tablet da Apple, porém, hoje quero recomendar um aplicativo alternativo chamado Evernote.

O Evernote pode não ser novidade para muitos, a verdade é que ele se tornou tão popular que deve ser recomendado para todos os usuários. Multi-plataformas ele funciona tanto no iPhone, quanto iPad e computadores, Windows ou Mac. Uma forma muito bacana de armazenar suas notas de voz, texto e inclusive com imagens. Confira!

Outras opções podem ser encontradas aqui: 7 aplicativos para realizar anotações no iPad.

Molto - E-mail App for Gmail, Yahoo!, Aol., POP3, do Incredimail
Molto - E-mail App for Gmail, Yahoo!, Aol., POP3, do Incredimail (AppStore Link) Desenvolvedor: IncrediMail Ltd.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Comentei há poucos meses aqui no iPadDicas sobre o Incredimail, uma excelente alternativa para o nativo Mail do iPad. Hoje sabemos que mais de 300.000 pessoas já usam este aplicativo no iPad e aproveitam tudo o que ele tem para oferecer, como por exemplo: uma interface inovadora para a leitura de e-mails, suporte para contas Gmail, Yahoo!, ou qualquer outra IMAP, anexar quantas fotos desejar, vista prévia dos correios, etc. Experimente é grátis!

Leia agora minha resenha completa sobre o Incredimail no iPad.

Streets - The Street View App
Streets - The Street View App (AppStore Link) Desenvolvedor: FutureTap GmbH
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Navegação › Viagens
Preço: USD 1.99
O Street View é um aplicativo que pode ser uma excelente alternativa ao Mapas da Apple, o motivo é bem simples, ele traz de volta ao iPad a famosa função dos mapas do Google, extintos do iOS quando a Apple lançou sua própria (e controversa) solução de mapas.

Se você ainda não conhece este aplicativo e tem curiosidade para saber como ele funciona não deixe de ler a resenha completa que fiz sobre ele: Passeie pelas ruas do mundo inteiro usando o Street View para iPad!

Things for iPad
Things for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor: Cultured Code GmbH & Co. KG
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 19.99
Os Lembretes do iPad são excelentes e inclusive falei sobre eles aqui no iPadDicas, num post muito completo contando exatamente como eles funcionam e como aproveitar melhor o recurso.

Porém, existe sim uma solução muito mais profissional, ela se chama Things e custa um pouco caro. Os usuários diários deste organizador pessoal garantem que vale cada centavo.

Chrome: o navegador da Web do Google
Chrome: o navegador da Web do Google (AppStore Link) Desenvolvedor: Google, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades ›
Preço: Grátis
Este é talvez um dos mais adotados navegadores para iPad em toda a história, muitos usuários deixaram de vez de utilizar o Safari em lugar do Chrome, o navegador do Google que entre outros diferenciais permite sincronizar seus favoritos e histórico do computador com o tablet.

Escrevi uma resenha completa sobre ele no iPadDicas contando sobre tudo o que ele tem de bom e ruim, leia.

Twitterrific 5 for Twitter
Twitterrific 5 for Twitter (AppStore Link) Desenvolvedor: The Iconfactory
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Redes sociais › Entretenimento
Preço: Grátis
Depois de testar muitas opções para substituir o Twitter oficial, e a integração dele com o sistema iOS, me encontrei confortável ao usar o Twitterrific, um aplicativo sem igual que conquistou minha preferência.

Se você deseja um app para gerenciar várias contas, com avisos sonoros e comandos multitouch para interagir com os tuítes, esta é sua melhor escolha! Rápido e fácil de usar.

Leia a resenha completa que escrevi sobre ele no AppTuts: Twitterrific 5.

CarTunes Music Player
CarTunes Music Player (AppStore Link) Desenvolvedor: Ryan Oksenhorn
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Música › Entretenimento
Preço: USD 4.99
O nome do aplicativo dá a entender que ele foi desenhado somente para usar no carro, com um suporte adequado. O fato é que venho utilizando o CarTunes diariamente, principalmente quando meu iPad está apoiado em dock com alto-falantes, reproduzindo músicas e carregando ao mesmo tempo.

O resultado? Adorei, recomendo e não vejo melhor alternativa ao Música do iPad que o CarTunes, ideal, simples, objetivo com tudo o que o Música não tem: praticidade para quem não tem tempo a perder com interfaces complexas.

Considerações Finais

Bom pessoal, sou grande admirador dos aplicativos criados pela Apple e por tudo o que o iPad já oferece de fábrica, acredito fielmente que ele já é bastante completo mesmo sem que o usuário invista nenhum centavo.

Hoje, fiz várias recomendações de aplicativos alternativos, que podem potencializar seu iPad com recursos extras àqueles nativos que a Apple pensou e desenvolveu.

Nem todos são ideais para todos os usuários, coloque na balança se o aplicativo realmente é o que você está buscando e logo realize a compra. Estou certo de que você não se arrependerá pois todas as recomendações foram baseadas em minha experiência de uso, os aplicativos são realmente bons.

No mais, quero pedir que você deixe um comentário contando qual é o aplicativo nativo que você mais gosta e como você o utiliza em seu dia-a-dia.

Um abraço, até já.

Ideia original: AppleWeblog

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

11 comentários

  • gostaria de saber como comprar jogos em outras app?pq tipo tento comprar aquele modern combat e nunca consigo!me ajuda aee se tiver como!

  • André,

    Parabéns pelo trabalho, excelente blog bro.
    Muito dos apps que hoje tenho no meu ipad/iphone fiquei sabendo por vcs.
    Bem, tem os que achei por mim mesmo e destes eu recomendo uma banca de revistas chamada Revisteiro.
    Todo conteúdo é free, são revistas dos mais variados assuntos e não tem compra dentro do aplicativo ou em site para conseguir ler.
    Gosto muito e recomendo.

    Samuel

    http://itunes.apple.com/br/app/revisteiro/id489817124

  • André, admiro muito seu blog e suas dicas mas acho que desta voce exagerou ao dizer que o iPad vem completo de fábrica e que dá um, banho de água fria na concorrência. Para um tablet que não vem nem com uma calculadora básica instalada, é forçar a barra, não acha?
    Fora esta sua paixão exagerada pela Apple, seu blog é ótimo e voce está de parabens.

  • Oi, vc faz recomendações de alguns app, pagos USA, mas lembra que vc deu a dica da conta americana free,
    Como faço compra desses apps se a conta é free.

  • Boa nuite Andre. Alvissaras!

    Muito boas suas sugestoes de hoje.
    Andre, sabe se alguma forma de transferir minhas musicas no DropBox para o iPad? Nao sei porque DropBox nao permite isso! Quica vc tem alguma solucao!

    Afetuoso abraco
    Ayres

  • Parabéns pela matéria, André! Sempre muito cuidadoso e detalhista para que os leitores fiquem sempre atualizados.

    Um forte abraço.