Acessórios

Conheça o conector VGA / HDMI e aprenda a ligar seu iPad no projetor ou TV.

conector
Escrito por André Darugna

O iPad é uma ferramenta fantástica para utilizar no ambiente de trabalho, muitos profissionais desfrutam dos imensos benefícios de empregar o tablet no lugar do computador, mas, e quando precisamos conectar o iPad num projetor para exibir apresentações e planilhas, como fazemos?

É muito simples, o iPad não possui entrada para monitor, mas a Apple pensando nisto lançou um cabo adaptador que permitirá conectar seu tablet na TV e projetores (VGA ou HDMI). A diferença entre os dois é que um emite somente imagem, já o outro emite também som.

Já conta com um conector destes? Ainda não? Confira os usos e como funciona!

O que é possível fazer com um conector destes?

Com um conector VGA ou HDMI você conseguirá colocar na tela grande apresentações, filmes, fotos e também todo o conteúdo da tela de seu iPad 2 ou superior. O adaptador para VGA espelha o conteúdo exato de sua tela, dessa forma todos poderão se assistir juntos na sala.

O conector para VGA da Apple é compatível com o espelhamento de vídeo no iPad 2 ou superior e no iPhone 4S. No iPad 1 e iPhone 4 ou inferior somente alguns aplicativos conseguem interagir na tela grande (Keynote, Vídeos, Fotos, etc.).

Já o adaptador para HDMI permite o espelhamento da imagem em melhor qualidade, também sincroniza o som e ainda possui uma entrada extra para carregar seu iPad enquanto usa o adaptador. O iPad 1 não é compatível com este acessório.

Se sua TV ou Projetor possuir entrada para HDMI eu sugiro adquirir este modelo, na minha opinião será uma melhor compra.

Conector VGA

Conector VGA da Apple
Para quem ainda não sabe o que é um conector VGA, ele é este cabo normal de monitores de computador, o mesmo que a maioria dos monitores utiliza, é por isso que ele se tornou quase um padrão entre todos os monitores, pois dessa forma se poderia conectar facilmente com todos os computadores.

É muito comum encontrar também esse tipo de entrada em televisores mais modernos, como os LCD, Plasma e LED, estes, normalmente oferecem também o conector HDMI.

Está interessado neste conector?

Conector HDMI

Conector HDMI da Apple
O conector HDMI é muito similar ao VGA, ao menos na utilidade, no caso ele é um pouco superior pois além de transmitir vídeo transmite também áudio. Como extra ainda possui uma outra entrada para que seja conectado o carregador do iPad, assim você poderá utilizar para suas aulas ou apresentações por muito mais tempo.

Um dos problemas que tem sido relatado nos formulários de contato do blog é a falta de autonomia do iPad na projeção de aulas, professores ficam durante horas utilizado o tablet como ferramenta de trabalho e no final do dia ficam sem bateria para terminar a aula. Isso é contornável com o cabo HDMI, porém, nem todos os projetores aceitam esse tipo de entrada (consulte com o técnico do local).

Está interessado neste conector? Compre o adaptador HDMI por R$129 ou 12x de R$10,75 com frete grátis.

* O iPad 1 não suporta o adaptador HDMI

Como funcionam estes adaptadores?

É bastante fácil de utilizar caso você esteja com um dispositivo que suporta o espelhamento, somente o iPad 1 é diferente, no iPad 2 ou superior precisará simplesmente conectar o adaptador no iPad e logo o cabo conectador ao projetor ou TV nele.

A imagem deverá aparecer imediatamente na tela grande, não será preciso pressionar nenhum botão nem realizar nenhuma configuração extra. Ou seja, no iPad 2 ou superior tudo o que você ver no iPad poderá ser espelhado no projetor ou TV, somente o iPad 1 tem restrições.

Estes são alguns dos aplicativos nativos que funcionam com o iPad 1 (e conector VGA):

  • Fotos (slideshow);
  • YouTube;
  • Vídeos;

Não é necessário fazer nada extra, basta ter o adaptador conectado e abrir o aplicativo, ao iniciar um slideshow, um vídeo no YouTube ou da biblioteca a imagem será enviada automaticamente.

Apps de terceiros que funcionam com os conectores:
Existem muitos aplicativos de terceiros que poderão ser utilizados no iPad 1, iPad 2 ou Novo iPad, abaixo listo algumas das opções interessantes, porém, nunca se esqueça que se você utiliza iPad 2 ou superior todos os aplicativos serão mostrados na tela grande.

Keynote
Keynote (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Negócios
Preço: USD 9.99
Apresentações tipo Power Point de forma gloriosa.

Perfect Web Browser - Extraordinary Browser with Dropbox & Drive Download Manager
Perfect Web Browser - Extraordinary Browser with Dropbox & Drive Download Manager (AppStore Link) Desenvolvedor: Vivek Javvaji
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Utilidades › Produtividade
Preço: USD 4.99
Muito importante para donos de iPad 1, permite ser utilizado como navegador no projetor.

MapProjector - Make, Measure, Share and Show your Maps!
MapProjector - Make, Measure, Share and Show your Maps! (AppStore Link) Desenvolvedor: Arnie Cachelin
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Educação › Navegação
Preço: USD 1.99
Google Maps para donos de iPad 1, quem tem iPad 2 ou 3 não precisa.

Outros Apps interessantes para iPad 2 e Novo iPad:

Flipboard: Sua Revista Social
Flipboard: Sua Revista Social (AppStore Link) Desenvolvedor: Flipboard, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Notícias › Redes sociais
Preço: Grátis
Redes sociais na TV graças ao Flipboard.

Real Racing 2 HD
Real Racing 2 HD (AppStore Link) Desenvolvedor: EA Swiss Sarl
Compatibilidade: [iPad]
Categoria: Jogos › Corridas
Preço: USD 6.99
Transforme seu iPad em um video-game com tela grande, os comandos do jogo ficam no tablet e a imagem no projetor ou TV. Na tela do iPad ficam informações úteis e o mapa, já no telão somente a emoção!

AutoPlay YouTube Videos
AutoPlay YouTube Videos (AppStore Link) Desenvolvedor: Ki Tat Chung
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Entretenimento › Música
Preço: USD 1.99
Você escolhe as músicas no YouTube e deixa tudo fluir sozinho, reproduzindo a lista inteira sem interrupções.

Google Earth
Google Earth (AppStore Link) Desenvolvedor: Google, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Viagens › Navegação
Preço: Grátis
Viaje o mundo inteiro na hora que você quiser, com este App você consegue imagens em alta qualidade e detalhes incríveis do globo terrestre. Divirta-se.

iMovie
iMovie (AppStore Link) Desenvolvedor: Apple Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Foto e vídeo › Estilo de vida
Preço: USD 4.99
Excelente aplicativo para criar animações e visualizar na tela grande, com ele você usa o projetor ou TV como monitor auxiliar de edição.

Considerações Finais

Bom amigos, estas são algumas das formas que você poderá utilizar um adaptador VGA ou HDMI com seu iPad, se você é professor seus alunos vão adorar as aulas interativas, se trabalha em escritório faça suas planilhas e apresentações brilharem no telão. Todos tem algo que lucrar com o uso do acessório, até mesmo se você é estudante, poderá mostrar seus trabalhos de aula no projetor do colégio e em casa vai usar o cabo para se divertir jogando na TV da sala. Não é o máximo?

Esse tipo de acessório é aquele essencial, ele faz com que a experiência de uso do iPad seja melhorada consideravelmente, no iPad 1 temos algumas limitações mas a aplicabilidade do adaptador no iPad 2 ou Novo iPad é impressionante.

E você? Já usou o adaptador VGA? Conte sua experiência! Tem alguma dúvida? Pergunte!

Sobre o autor

André Darugna

Blogueiro fundador do iPad Dicas e Viagens Dicas, formado em Comunicação e vencedor de 2 prêmios Top Blog.

41 comentários

  • Parabéns pelo site André!

    Estou com o mesmo problema do Guilherme. Com o cabo AV conectado, as imagens da TV ficam preto e branco. O que faço? Já mudei o sistema de cores da TV e nada de imagens em cores.

    Abraço pessoal!

  • Gente preciso muito da ajuda de vocês… comprei no site da Apple o Cabo AV Composto, pois não tenho uma televisão com entrada HDMI… recebi em casa este cabo no dia 28 de agosto, quarta-feira, ao ligar o cabo no ipad 2 na minha televisão 29 polegadas, a imagem dos vídeos estão sendo exibidos sem cor, tudo preto e branco… entrei no menu da televisão e mudei as configurações de sistema de cor, mas mesmo assim nada… procurei alguma solução na internet e no próprio manual do ipad 2 no site da Apple diz o seguinte: Definir o sinal de TV como NTSC ou PAL: selecione Vídeo > “Sinal de TV” e selecione NTSC ou PAL… porém no meu ipad 2 não tem este menu… já testei em outras televisões e as imagens são transmitidas em preto e branco, alguém me ajuda pelo amor de Deus…

  • Olá André, parabéns pelo artigo!
    Tenho um problema. Comprei o adaptador VGA e tentei por várias vezes conectá-lo a um projetor, porém só dá incompatibilidade. Mas consigo fazer o espelhamento perfeitamente na TV. O que há? Seria problemas no projetor ou do próprio iPad 2?
    Grato!

  • Olá André excelente post.
    Só gostaria de saber de voce ou de alguma outra pessoa se existe algum aplicativo em que posso transmitir o que estou digitando para o projetor via cabo vga em tempo real.
    Obrigado e parabens pelo blog muito bom mesmo e já indiquei para muitos amigos .
    Sucesso!
    Jorge

  • Oi Andre,
    Como faço para adicionar um video externo do meu pc para o “rolo da camera” no iPad, para que dessa forma eu possa edita-lo no iMovie ou similar???
    aguardo sua ajuda,
    obrigado!

  • Oi André
    Tenho um cabo VGA que usei em uma apresentação que fiz no Keynote e ficou ótima! Realmente tem um grande impacto, a Apple TV facilita bastante, mas o problema que vc já comentou do Wi-fi é o grande impecilho! Abs.

  • Para quem está na dúvida sobre o Apple TV: vale 100% a pena, em relação ao adaptador HDMI. A experência de espelhar um iPad 2, sentado no sofá, é sensacional. A duração da bateria muda de forma insignificante, em relação ao custo x benefício. Nas aulas que ministramos no projeto iPad na Sala de Aula, utilizamos este recurso.

    • Olá Paulo, eu concordo contigo, prefiro muito a Apple TV e venho contando sobre ela aqui constantemente. Acontece que existem locais que você não conta com uma conexão Wi-Fi, ou vamos supor, num auditório onde todos tem acesso ao Wi-Fi, a rede cai e sua apresentação pode se tornar um desastre (Aconteceu comigo, tive que pedir para todos desligarem o Wi-Fi).

      Um abraço.

  • André, godtaria que falasse sobre o Voice Assistant , um app recomendavel para utilizar o Siri em Português?

  • Olá amigos! TENHO UMA DÚVIDA!!
    Comprei um cabo para saída de vídeo para meu Ipad 2.. ele é de marca genérica e vem com os três cabos de conexão com a tv, aqueles clássicos Branco, Amarelo e Vermelho sabem? (parecem com os de um fone de ouvido qualquer) e vem também com USB!! me custou apenas 60 reais..

    Bem, minha dúvida é: O cabo reproduz imagem e som na televisão perfeitamente.. entretanto apenas em determinados aplicativos como Keynote, apresentação de fotos, etc…. MASSS pelo texto aqui postado, pelo meu ipad ser o 2 , eu não deveria poder reproduzir todo o conteúdo? incluindo a tela de início com todos os aplicativos???? Existe alguma maneira de configurar essa saída de vídeo?? Obrigado!
    PS: espero que tenha sido claro, senão me avisem que explico melhor.. Obrigado!

    Abraços

  • Oi André,
    Já estava mesmo pensando em comprar o cabo VGA para apresentações. Tenho uma dúvida: faço as apresentações no Prezi e consigo visualizá-las on line ou off line no iPad 2, sabe se poderei visualizar na tv ou projetor com esse cabo?
    Obrigada

  • Olá André,
    quando eu conecto o Acessório HDMI no iPad 3 está aparecendo a mensagem dizendo que o acessório é incompatível com o iPad, mesmo assim, funciona normalmente. Você sabe o que pode ser este bug?
    Abs.

  • Ola. Gostaria de saber se existe um adaptador com entrada para vga e para o carregador do ipad ao msm tempo (igual o adptador hdmi citado)???? Pois nao é em todos lugares q os projetores tem entrada hdmi. Ou existe um adaptador vga X hdmi.? Obrigado

  • Sei que não é o assunto do tópico, mas estou com um gravíssimo problema.
    Trata-se de um problema que começou com o Safari e o Game center, e agora não abre tb o Itunes.
    Sempre que abro o meu Safari, ele fecha o Safari automaticamente (independentemente da bateria). O Itunes não abre mais. Tenho o modelo do Ipad A1396. Creio ser um dos primeiros. E nunca fiz nenhuma atualização. Consigo mexer na internet graças ao Crhomer. Tem alguma possibilidade deu ter pego algum virus em sites promiscuos?

    Ps: Nunca usei nenhum programa ilegal no Ipad, como Jail Break e similares.

  • Ao invés de comprar um cabo HDMI, será que não compensa comprar a appleTV? Pensava nisso porque encontrava o adaptador HDMI mais barato por R$200,00, metade do preço da appleTV. Não sei como ficaria a questão da bateria, será que consome muito via airplay? Um abraço

    • Eu me faço essa mesma pergunta, Rafael.
      Pensei em comprar o cabo HDMI somente para transpor o conteúdo do iPad para a tela da TV.
      Mas por MAIS ALGUNS REAIS poderia comprar um equipamento, que pode ser usado além do que eu precisava, que é o Apple TV.
      Na questão de consumir bateria, penso que consome mais. Porém, pela mobilidade que o AppleTV permitiria, acho que vale a pena.
      Taí uma dúvida que gostaria que o André Darugna desse a opinião dele.

    • Olá Rafael, eu acredito que sim valha a pena, mas tenho a Apple TV e o cabo, eu dou palestras muitos de vocês sabem disso, acontece que nem todo projetor tem entrada HDMI (para conectar a Apple TV) e nem todo auditório possui Wi-Fi, assim, tive que comprar o cabo VGA para dar a última palestra.

      Acho que a Apple TV é um acessório mais para ter na sala e o cabo mais para trabalho, levar nos clientes, conectar e mostrar projetos na sala de reuniões, fazer apresentações, estas coisas.

      Um abraço.

  • André tenho esse adaptador HDMI para meu iPad 2 e ele é fantástico, porém, para minha necessidade maior que é projetar apresentações de viagens em Power Point, usando o Key Note, continua não reproduzindo o som inserido no power point e isso tem feito uma falta tremenda. Alguém já solucionou esse problema?

    Um abraço e muito grato pelas constantes e importantes dicas que nos dá.